quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Oeste | Investigadores visitam Bajouca a convite do Município para elaboração de parecer sobre prospeção de hidrocarbonetos


Dois investigadores portugueses de renome na área do Ambiente – Júlia Seixas e Francisco Ferreira – efetuaram terça-feira uma visita à freguesia da Bajouca, no âmbito da elaboração de um parecer científico solicitado pelo Município de Leiria sobre a questão da prospeção de hidrocarbonetos na freguesia da Bajouca. 

Com esta estratégia, o Município de Leiria dá mais um passo no sentido de fundamentar a sua posição de defesa dos interesses da população da Bajouca e freguesias vizinhas, que se têm manifestado frontalmente contra qualquer atividade relacionada com prospeção ou exploração de hidrocarbonetos naquela freguesia. 

Júlia Seixas é professora associada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, na área da Energia e Alterações Climáticas. É presidente do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente desde Março 2017. Coordena a linha Energia & Clima do centro de investigação em ambiente e sustentabilidade (CENSE), dedicada a I&D para a neutralidade carbónica. É membro da comissão científica do Programa de Doutoramento conjunto UL-UNL em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável. Tem mais de 60 publicações em revistas científicas internacionais, coordena estudos de suporte a política pública nacional de mitigação climática há mais de 20 anos, e coordena o Climate-KIC Hub Portugal desde 2016. 

Francisco Ferreira é professor associado no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com investigação desenvolvida nas áreas da qualidade do ar e da mobilidade e transportes. A visita foi efetuada principalmente na qualidade de Presidente da ZERO – Associação Sistema terrestre Sustentável, sendo que entre as prioridades desta organização estão precisamente a redução das emissões de gases de estufa que contribuem para as alterações climáticas e o fim dos combustíveis fósseis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário