quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Dia 7 de dezembro, em Ourentã Concerto Mariano com o Grupo Coral Ançãble


Resultado de imagem para Grupo Vocal Ançãble
No próximo dia 7 de dezembro, sábado, às 21h30, a Igreja Paroquial de Ourentã, que tem por orago Nossa Senhora da Conceição – Padroeira de Portugal, vai acolher o Concerto Mariano que o Grupo Vocal Ançãble irá proporcionar. O concerto assinala o início da vasta programação natalícia preparada para celebrar festivamente esta relevante quadra.
O Grupo Vocal Ançãble, constituído por uma família de Ançã (de onde retira o nome) e dedicado sobretudo à Música Sacra Portuguesa, tem-se apresentado em público com uma frequência regular em Portugal, registando também intervenções no estrangeiro, sobretudo em Itália, mas também Espanha e Brasil. Entre os seus regulares encontros com o público, iniciativas, o mais das vezes, de paróquias e autarquias, é de referir uma série de concertos temáticos – acompanhados por vezes das respetivas comunicações científicas – em congressos internacionais e outros eventos académicos. Destaca-se na já longa história do Grupo Vocal Ançãble a atividade desenvolvida em colaboração com o Instituto Português de S. António em Roma, onde, a partir de 1995, apresentou, em primeira audição contemporânea, um número conspícuo de composições inéditas, recolhidas e transcritas pelo seu diretor artístico em arquivos musicais de especial relevo para a música portuguesa. Foi sobretudo graças a esse mecenato que o Ançãble pôde contar, entre outras publicações discográficas saídas de participação em congressos científicos (Damião de Góis, Coimbra, 2002, Retórica e Teatro, Porto, 2010), com o registo e publicação sistemáticos do seu labor musical.
São de destacar também a participação no Congresso Internacional “O Órgão e a Liturgia hoje”, Santuário de Fátima 2003, o concerto integrado no Festival de Órgão Ibérico de 2010, da Misericórdia de Guimarães, gravado e transmitido em Setembro de 2011 pela Antena 2 da RDP, em que apresentou em primeira audição moderna motetos de Manuel Martins Serrano (séc. XVII-XVIII), mestre de capela da Sé de Portalegre, o concerto para a Semana Nacional de Pastoral Litúrgica em 2011, os concertos de abertura em já 3 Semanas Gregorianas e o concerto integrado no Ciclo Comemorativo do Centenário das Aparições de Fátima, em Setembro de 2017, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
Pedro de Miranda (Direção Artística), Vigário Geral da Diocese de Coimbra, é licenciado em História da Arte (1986) e Mestre em Ciências Musicais (2002) pela Universidade de Coimbra, com uma investigação sobre “D. Francisco de Santa Maria, Cantor-Mor de Santa Cruz”. Em 1987, completou o curso de flauta transversal com o Prof. Bemard Ravel-Chapuis no Conservatório de Música de Coimbra, onde lecionou Flauta Transversal, História da Música e Classe de Conjunto. Na Escola Superior de Música de Lisboa, trabalhou com Carlos Franco, Ricardo Ramalho, Olga Prats, Carlos Brito, Óscar Vasques Dias e Álvaro Salazar. Integrou o Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra, desde a sua fundação até 1989, tendo tido, então, a oportunidade de participar em festivais internacionais na Bélgica e na Polónia. Iniciou-se em direção coral com José Robert, em 1986, e entre 1991 e 1994 completou o I Curso Nacional de Música Litúrgica, onde trabalhou direção coral com Hubert Velten. A sua atividade de compositor foi publicamente reconhecida pelo segundo prémio obtido no 1.º Concurso Nacional de Composição Coral organizado pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra, em 1987 e pela recente publicação de obras suas na revista da Academia Martiniana.


Programa
Frei Manuel Cardoso (ca. 1566-1650) Cum audisset Joanes (Moteto de Advento (3’)

D. Pedro de Cristo (†1618) Dixit Dominus (5’)

Frei José de Santana (1696-1759) Alma Redemptoris Mater (3’)

Domenico Bartolucci (1917-2013) Ave Maria (4’)

Manuel Faria (1916-1983) Ó Virgem Formosa (3’)

Paulo Bernardino Hino da Imaculada (7’30)

José Carlos de Miranda (Arr.) Salve, nobre Padroeira (3’)

Manuel Faria (1916-1983) Hino da Coroação da Rainha de Portugal (5’50)

Nenhum comentário:

Postar um comentário