No
próximo dia 7 de dezembro, sábado, às 21h30, a Igreja Paroquial de
Ourentã, que tem por orago Nossa Senhora da Conceição –
Padroeira de Portugal, vai acolher o Concerto Mariano que o Grupo
Vocal Ançãble
irá proporcionar. O concerto assinala o início da vasta programação
natalícia preparada para celebrar festivamente esta relevante
quadra.
O
Grupo
Vocal
Ançãble,
constituído por uma família de Ançã (de onde retira o nome) e
dedicado sobretudo à Música Sacra Portuguesa, tem-se apresentado em
público com uma frequência regular em Portugal, registando também
intervenções no estrangeiro, sobretudo em Itália, mas também
Espanha e Brasil. Entre os seus regulares encontros com o público,
iniciativas, o mais das vezes, de paróquias e autarquias, é de
referir uma série de concertos temáticos – acompanhados por vezes
das respetivas comunicações científicas – em congressos
internacionais e outros eventos académicos. Destaca-se na já longa
história do Grupo Vocal Ançãble
a atividade desenvolvida em colaboração com o Instituto Português
de S. António em Roma, onde, a partir de 1995, apresentou, em
primeira audição contemporânea, um número conspícuo de
composições inéditas, recolhidas e transcritas pelo seu diretor
artístico em arquivos musicais de especial relevo para a música
portuguesa. Foi sobretudo graças a esse mecenato que o Ançãble
pôde contar, entre outras publicações discográficas saídas de
participação em congressos científicos (Damião de Góis, Coimbra,
2002, Retórica e Teatro, Porto, 2010), com o registo e publicação
sistemáticos do seu labor musical.
São
de destacar também a participação no Congresso Internacional “O
Órgão e a Liturgia hoje”, Santuário de Fátima 2003, o concerto
integrado no Festival de Órgão Ibérico de 2010, da Misericórdia
de Guimarães, gravado e transmitido em Setembro de 2011 pela Antena
2 da RDP, em que apresentou em primeira audição moderna motetos de
Manuel Martins Serrano (séc. XVII-XVIII), mestre de capela da Sé de
Portalegre, o concerto para a Semana Nacional de Pastoral Litúrgica
em 2011, os concertos de abertura em já 3 Semanas Gregorianas e o
concerto integrado no Ciclo Comemorativo do Centenário das Aparições
de Fátima, em Setembro de 2017, na Basílica de Nossa Senhora do
Rosário.
Pedro
de Miranda
(Direção Artística), Vigário Geral da Diocese de Coimbra, é
licenciado em História da Arte (1986) e Mestre em Ciências Musicais
(2002) pela Universidade de Coimbra, com uma investigação sobre “D.
Francisco de Santa Maria, Cantor-Mor de Santa Cruz”. Em 1987,
completou o curso de flauta transversal com o Prof. Bemard
Ravel-Chapuis no Conservatório de Música de Coimbra, onde lecionou
Flauta Transversal, História da Música e Classe de Conjunto. Na
Escola Superior de Música de Lisboa, trabalhou com Carlos Franco,
Ricardo Ramalho, Olga Prats, Carlos Brito, Óscar Vasques Dias e
Álvaro Salazar. Integrou o Grupo de Instrumentos de Sopro de
Coimbra, desde a sua fundação até 1989, tendo tido, então, a
oportunidade de participar em festivais internacionais na Bélgica e
na Polónia. Iniciou-se em direção coral com José Robert, em 1986,
e entre 1991 e 1994 completou o I Curso Nacional de Música
Litúrgica, onde trabalhou direção coral com Hubert Velten. A sua
atividade de compositor foi publicamente reconhecida pelo segundo
prémio obtido no 1.º Concurso Nacional de Composição Coral
organizado pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra, em 1987 e pela
recente publicação de obras suas na revista da Academia Martiniana.
Programa
Frei
Manuel Cardoso (ca.
1566-1650)
Cum
audisset Joanes (Moteto
de Advento (3’)
D.
Pedro de Cristo (†1618) Dixit
Dominus (5’)
Frei
José de Santana (1696-1759) Alma
Redemptoris Mater (3’)
Domenico
Bartolucci (1917-2013) Ave
Maria (4’)
Manuel
Faria (1916-1983) Ó
Virgem Formosa (3’)
Paulo
Bernardino Hino
da Imaculada (7’30)
José
Carlos de Miranda (Arr.)
Salve,
nobre Padroeira
(3’)
Manuel
Faria (1916-1983) Hino
da Coroação da Rainha de Portugal
(5’50)
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