No Dia Mundial de Combate à Depressão, as atenções viram-se para a subida do custo de vida dos portugueses, que pode elevar o número de casos, especialmente entre os mais desfavorecidos.
Esta sexta-feira assinala-se o Dia Mundial de Combate à Depressão e Portugal é o segundo país da Europa com a prevalência mais elevada de doenças psiquiátricas.
Estima-se que haja cerca de 700 mil portugueses com sintomas depressivos e a crise económica que o país atravessa potencia o aumento do número de casos.
A depressão é uma doença do cérebro que traz sofrimento e ansiedade. Tem uma forte componente biológica e hereditária, mas é também muito sensível
às condições de vida e por isso, os especialistas veem com preocupação a subida do custo de vida dos portugueses.
Segundo Pedro Morgado, coordenador regional de saúde mental, “é nas pessoas com maior desfavorecimento que se encontra mais situações de depressão e maior dificuldade de acesso a tratamentos".
O coordenador informa que "nesta crise económica vamos ter mais pessoas em risco e pessoas mais desfavorecidas em risco a desenvolver quadros depressivos”.
De acordo com um último estudo feito durante a pandemia, haverá cerca de 700 mil portugueses com sintomas depressivos.
Ainda assim, a maior parte dos casos não é grave.
São quadros podem devem e estão ser diagnosticados nos cuidados saúde primários onde podemos iniciar tratamento aí. São problemas com resposta em tratamentos psicoterapêuticos, mas que ainda não têm cobertura nacional, está-se a trabalhar para isso, mas ainda estamos longe para que chegue todas pessoas", explica Pedro Morgado.
Da mesma forma, o tempo de espera para uma consulta da especialidade no serviço nacional de saúde precisa também de ser melhorado em alguns hospitais
Uma situação urgente é atendida no próprio dia, onde estão dificuldades? Nos menos urgentes, a consulta em algumas instituições tempo espera está acima do que esperaríamos, estamos trabalhar para que seja mais rápido”, esclarece o coordenador.
Portugal, a par com a Irlanda, são os países da Europa com níveis mais elevados de doença psiquiátrica.
No Dia Mundial de Combate à Depressão, é feito o alerta para o papel da sociedade na prevenção da doença que passa por criar melhores condições de emprego e de vida.
SIC Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário