Os membros democratas do Congresso norte-americano consideram que o país não deve permitir que Bolsonaro "encontre refúgio nos EUA para escapar à justiça".
Congressistas democratas defenderam na quinta-feira junto do presidente Joe Biden a revogação do visto do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que está no Estado da Florida, por recusarem que os EUA lhe sirvam de refúgio.
"Não devemos permitir que Bolsonaro ou qualquer outro antigo dirigente brasileiro encontre refúgio nos EUA, para escapar à justiça, por qualquer eventual crime cometido durante o seu mandato", escreveram os 41 eleitos, todos do Partido Democrata, em carta aberta dirigida a Biden, divulgada na quinta-feira.
Apelaram também a que a Casa Branca "cooperasse plenamente com qualquer inquérito do governo brasileiro, se tal for solicitado" e verificasse o estatuto legal nos EUA de Bolsonaro, que chegou ao território norte-americano enquanto chefe de Estado.
Os eleitos pretendem também que o Departamento de Justiça investigue eventuais "apoios ou financiamentos" provenientes dos EUA aos crimes violentos de 8 de janeiro, referindo-se à invasão e ao saque nesse dia de três locais de poder emblemáticos de Brasília por apoiantes do antigo presidente Bolsonaro.
TSF
Nenhum comentário:
Postar um comentário