quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

MUSEU DA COVILHÃ PROMOVE TERTÚLIA MC2. O DEBUXO EM ANÁLISE POR ELISA PINHEIRO.

 O Museu da Covilhã, galardoado como Museu do Ano nos Prémios APOM 2022, recebe no próximo dia 23 de fevereiro, pelas 16:30 horas, a historiadora Elisa Pinheiro, para falar acerca “Do debuxo e dos debuxadores da Covilhã”.
A tertúlia informal, no âmbito da ação “MC2: Movimentos Culturais Coletivos”, prende-se com a ligação da Covilhã, com um passado de lanifícios, a Cidade do Design, através do processo do debuxo.
Voltado para a arte dos debuxadores, com a sua criatividade e técnica ao serviço do têxtil, este encontro com aquela que é a fundadora do Museu de Lanifícios da UBI promete momentos esclarecedores, desmistificando assim a designação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO na área do Design.
Com efeito, estando intimamente ligada à palavra “desenho”, atribui-se a designação de debuxo têxtil à ação de representar graficamente, em papel de debuxo (papel quadriculado próprio), o cruzamento dos fios, de modo a produzir o padrão do tecido. Os debuxadores assumiam, assim, o papel de “designers”, o que indica que esta área esteve sempre presente na cidade e nas suas fábricas, de modo espontâneo, numa altura em que a intervenção do design não tinha ainda a intensidade e abrangência que tem hoje.
 
ELISA CALADO PINHEIRO, grande impulsionadora e primeira diretora do Museu de Lanifícios da UBI (Muslan), foi galardoada como “Personalidade do Ano”, nos Prémios APOM 2022. Marca incontornável no campo da museologia, nomeadamente no que se refere ao passado industrial, é uma referência pelo trabalho desempenhado na institucionalização e direção do Muslan, depois de ter sido responsável pela coordenação científica nas áreas da museologia, património e turismo industrial.
Natural do Tortosendo, é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pós-graduada em Ciências da Educação pela mesma Faculdade (1974) e pelo Instituto de Ciências de la Educación, da Universidade de Salamanca (1977), estando aposentada desde 2011, como professora auxiliar da UBI.
Autora de diversos livros e artigos científicos nas áreas da Museologia, do Património e Arqueologia Industrial, da História da indústria e da História local e regional. Recebeu vários prémios e distinções, nomeadamente o grau de “Doutor Honoris Causa” outorgado pela Universidade da Beira Interior (2016) e a “Medalha de Prata de Mérito Municipal” concedida pela Câmara Municipal da Covilhã.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário