Na semana passada, 25 jovens do ensino básico e secundário estiveram no IPCA, para a sua primeira incursão no ensino superior.
Vindos de escolas de Barcelos e Esposende, estes jovens tiveram a oportunidade de, a brincar, conhecer um pouco melhor as principais áreas do IPCA, com atividades dinamizadas pelas suas Escolas. Corridas de drones, simulações de gestão, atelier de inovação alimentar, turismo de aventura com canoagem, workshops de inovação e criatividade e atividades nos laboratórios de design foram as principais experiências desta semana marcada pela boa-disposição entre todos!
A semana ficou ainda marcada pela visita de Ricardo Costa, CEO do Grupo Bernardo da Costa, que esteve à conversa com os participantes e explicou quais os principais desafios de um gestor.
Já Fernando Albuquerque, de 15 anos, também da mesma escola, e Cátia Faria, de 16 anos, aluna da Escola Secundária Alcaides de Faria, em Barcelos, não têm dúvidas na hora de escolher uma palavra para descrever esta semana: “incrível”!!! Para Cátia, o que a motivou a entrar nesta Summer School foi ter “a oportunidade de ver como funciona uma escola de ensino superior”, ainda para mais porque “é para o IPCA que eu quero vir estudar, tirar design gráfico, e assim tive a oportunidade de conhecer a dinâmica da escola”.
Constança Alves, de 14 anos, aluna do Conservatório de Música de Barcelos, confessa que escolheu a Summer School do IPCA pelas atividades programadas. “São muito interessantes e do que mais gostei foi de poder conciliar o conhecimento com a diversão”.
Em jeito de balanço, o Pró-presidente para a Inovação Pedagógica e responsável pela Summer School, António Moreira, classifica esta experiência como muito gratificante. “A forma como as atividades estão estruturadas permite dar-lhes a conhecer o que fazemos aqui no IPCA nas áreas que lecionamos, mas de uma forma aberta, dinâmica e a apelar ao pensamento crítico. A inovação pedagógica já faz parte do ADN do IPCA e, nesta Escola de Verão, não podia ser diferente. Chegámos ao final com pena porque passou num instante, mas ver os participantes a ganhar confiança com o passar dos dias deu-nos muita satisfação”.
Ana Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário