O Município da Marinha Grande vai realizar uma sessão para a apresentação publica dos estudos de avaliação efetuados do estado fitossanitário e biomecânico em que se encontram as árvores existentes no espaço público urbano, a ter lugar no próximo dia 21 de julho, às 18h00, no auditório do Edifício da Resinagem, aberto a todos os interessados.
Na sequência da notícia difundida no passado dia 4 de julho, aquando da realização da conferência de imprensa, realizada no Parque dos Mártires do Colonialismo, o Município da Marinha Grande informa que as avaliações apontam para a necessidade de promover o abate de 25 árvores que se encontram em risco iminente de queda, bem como para podas preventivas em 130 árvores de forma a assegurar a prevenção e a segurança para os espaços públicos da cidade.
Deu-se início a um conjunto de podas sanitárias e de redução de copa em diversos locais da cidade desde o Parque dos Mártires do Colonialismo a alguns recintos escolares. Numa segunda fase, e após confirmação, pelos estudos efetuados, do risco iminente de queda em alguns exemplares de grande porte, iniciaram-se os primeiros abates.
Ainda este ano, na época de plantação (outono/inverno), está prevista a plantação de 220 árvores autóctones (como carvalho-cerquinho; carvalho-português; carvalho-alvarinho; bôrdo; zêlha; lodão; sorveira; borrazeira-preta; freixo; amieiro; aveleira) e 290 arbustos (como medronheiro, folhado, murta, rosmaninho, junco, roselha) e 290 arbustos (como medronheiro, folhado, murta, rosmaninho, junco, junco-solto, roselha), cujo objetivo é a reposição do arvoredo urbano e a promoção de ilhas sombra na cidade.
Neste contexto, o Município aproveita para agradecer a compreensão de todos os moradores e comunidade escolar visada, onde se têm vindo a realizar as primeiras intervenções.
Legenda das Fotografias:
Foto 1 – pinheiro-manso com poda de elevação de copa (Jardim de Infância da Ordem)
Foto 2 – choupo-negro abatido com podridões e extensas cavidades (Rua das portas verdes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário