sexta-feira, 26 de maio de 2023

O logótipo da Iberdrola evolui para reforçar valores de sustentabilidade e inovação

 

  • Aposta numa linguagem visual mais simples, com cores sólidas que melhoram a sua visualização nos meios digitais.
  • Uso de uma tipografia mais moderna, com letras minúsculas que transmitem maior proximidade.
  • A paleta de cores mantém o compromisso da Iberdrola com o planeta:  a energia renovável com o verde; a água e o vento com o azul; e o sol com o laranja.

A Iberdrola apresenta uma evolução da sua identidade de marca,  criada para refletir, de forma tangível, a realidade de uma empresa sustentável e inovadora, líder mundial em energias renováveis, que evolui com as necessidades da sociedade.

Trata-se de uma evolução que servirá de elo entre todos os países em que a empresa opera. Será implementada numa primeira fase em formato digital e, progressivamente, adaptada aos formatos offline.

Uma marca mais sustentável

Esta evolução foi concebida para criar uma marca mais sustentável, digital, próxima e moderna. O compromisso com a sustentabilidade é um dos sinais de identidade da Iberdrola e faz parte da sua origem desde a sua criação há mais de 170 anos, antecipando as necessidades energéticas da sociedade e transformando-se para encontrar soluções que preservem o meio ambiente para as gerações futuras.

A mudança da sua identidade reforça a ambição da Iberdrola de continuar a posicionar-se como uma marca pioneira no compromisso inabalável com a descarbonização da sociedade e com o bem-estar de todas as pessoas.

Com a evolução, a marca evidencia o ADN sustentável da empresa e representa mais fielmente o que é a Iberdrola: um ator-chave na eletrificação da economia que visa inspirar a sociedade a cuidar e a devolver ao planeta o que ele nos deu. É uma marca que está sempre a progredir, dando um passo além, almejando objetivos cada vez mais ambiciosos, como é o caso de atingir zero emissões até 2030, apoiando assim um dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) mais importantes.

A nova versão do logótipo evolui a sua versão anterior para facilitar a sua aplicação, gerando um maior contraste e uma melhor visualização nos meios digitais, o que se traduz numa linguagem visual mais simples, utilizável e acessível.

O logótipo melhora a legibilidade e aproxima a marca: é mais moderno e está em minúsculas  E mais, devido à sua simplicidade, o novo logótipo é 50% mais leve, o que garante um menor consumo de energia, uma velocidade de transferência mais rápida e, por consequência, uma poupança de energia, de custos e de tempo.

Os restantes recursos também foram concebidos para melhorar a aplicação da marca e contribuir para a redução da pegada de carbono, o que implica um menor consumo de energia e favorece uma utilização mais simplificada e regulamentos de aplicação de design que ajudam na sua implementação, desde o ecodesign, à escolha de materiais, redução de resíduos, poupança de energia ou produção local.

A paleta de cores escolhida representa a visão de mundo da Iberdrola e o seu compromisso com o planeta, favorecendo a associação da marca a três elementos-chave da sua proposta de valor: a energia renovável com verde; a água e o vento com o azul; e o sol com o laranja.

Também merece ressaltar a relevância da nova família tipográfica escolhida, IberPangea, que é variável, mais eficiente e legível, concebida para funcionar eficazmente tanto no mundo digital como no mundo offline.

Tudo isto contribui para uma identidade visual mais atual, que sublinha e transmite de forma inequívoca o espírito de otimismo e inovação que caracteriza a empresa, mas que também mantém a essência do que a Iberdrola sempre foi.

A evolução da marca será realizada de forma sustentável e o logótipo será substituído com base em critérios económicos e de sustentabilidade, uma vez que as marcas são concebidas para coexistirem no tempo e no espaço durante o tempo necessário.Para a evolução do logotipo, a Iberdrola contou com a colaboração da Design Bridge and Partners, uma empresa especializada em branding do Grupo WPP.

 

Andreia Martins
Consultora Sénior de Comunicação

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