Mais três entidades do concelho de Cantanhede hastearam esta terça-feira, 12 de dezembro, as bandeiras Eco-Escolas, testemunho do compromisso na construção de uma comunidade mais sustentável.
A dinâmica deste programa no concelho de Cantanhede está ainda bem visível no elevado número de estabelecimentos de ensino que já se encontram inscritos no Programa Eco-Escolas para o próximo ano letivo: 17.Em sessões simbólicas que reuniram a comunidade escolar e nalguns casos as entidades parceiras, envolvidas na implementação do programa, foram hasteadas bandeiras verdes na Escola Técnico Profissional de Cantanhede, na Escola Básica Cantanhede-Sul e na PROVIDA – Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha, reconhecendo-se, assim, o trabalho que realizado no ano letivo 2022/2023.
Presente nalguns destes momentos, o vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Educação, Pedro Cardoso, reforçou, a propósito, a importância deste programa em termos de educação ambiental e para a cidadania, dando conta que “estes gestos simbólicos são uma forma de reconhecimento aos alunos, professores, educadores, técnicos auxiliares, pais e encarregados de educação, autarquias, associações envolvidas, no fundo, a todos os intervenientes, pelo empenho e trabalho na implementação de ações sobre a defesa do ambiente e do desenvolvimento sustentável, dando a melhor resposta possível a este grande desafio que hoje se coloca a todos quantos estão envolvidos no processo educativo”.O
autarca acrescentou que “cada
hastear [da bandeira verde] representa o compromisso de cada uma das
instituições em continuar este importante trabalho de educação
ambiental e para a sustentabilidade”.
Inspirado
nos princípios da Agenda 21 local, o Eco-Escolas é um programa
internacional que visa promover a participação das crianças e
jovens na tomada de decisões relacionadas com o ambiente,
envolvendo-os, desta forma, na construção de uma comunidade mais
sustentável. É ainda um dos maiores programas globais de escolas
sustentáveis que começa na sala de aula, na identificação de
problemas e na busca de soluções que visem um dia-a-dia mais
sustentável, que se expande para a comunidade, envolvendo as
gerações seguintes na aprendizagem baseada na ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário