O Município da Marinha Grande, em parceria com a Valorlis e a AIVE (Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem), vai comemorar o Dia Mundial do Ambiente com a apresentação pública do projeto “Marinha Grande + Vidro”, que decorrerá no dia 5 de junho, às 10h00, no Museu do Vidro.
Este projeto que representa um passo significativo na promoção da sustentabilidade e da economia circular na Marinha Grande e pretende avaliar a recolha seletiva de resíduos de embalagens de vidro produzidos por estabelecimentos HORECA, com a implementação de vidrões de basculamento assistido em áreas definidas em função da adesão dos estabelecimentos. O projeto tem como objetivo facilitar o acesso ao ecoponto e assim aumentar as quantidades de embalagens de vidro recolhidas, melhorando os hábitos de recolha seletiva nos estabelecimentos HORECA aderentes.
Este projeto será monitorizado pela Plataforma Vidro+, uma iniciativa colaborativa que tem como objetivo criar um compromisso entre os diferentes agentes da cadeia de valor do vidro de embalagem que atuam no mercado nacional e contribuir para alcançar as ambiciosas metas de reciclagem de vidro em Portugal. Pretende-se, assim, potenciar a circularidade deste material de embalagem, com o objetivo de recolher 90% das embalagens de vidro colocadas no mercado até 2030, numa resposta pró-ativa às metas de reciclagem da UE.
O programa do evento é o seguinte:
10h00 – Boas-vindas | Presidente Marinha Grande, Aurélio Ferreira
10h15 – Apresentação do Marinha Grande + Vidro | Administradora Delegada da Valorlis, Marta Guerreiro
10h30 – A importância da reciclagem do Vidro | Secretária-Geral da AIVE, Beatriz Freitas
10h45 – A reciclagem no canal HORECA | Presidente da Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande, Eduardo Carvalho
11h00 – Ecoponto com baldeação assistida – modelo de implementação.
*Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário