terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Cantanhede | Programa orçamental do universo autárquico ronda os 70 milhões de euros. Assembleia Municipal aprova orçamento camarário de 52 milhões para 2025

 
A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou, por maioria, na passada sexta-feira, 27 de dezembro, um programa orçamental que ascende a 52 milhões de euros, seguindo o mesmo sentido de voto registado na reunião camarária de 20 de novembro. Se estendermos ao grupo municipal, que inclui a INOVA-EM, Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia e ABAP – Associação Beira Atlântico Parque, o orçamento do universo autárquico para 2025 é de aproximadamente 70 milhões de euros.
Com um valor total de 52.038.629 euros, mais 9,5 milhões de euros face a 2024, o orçamento da Câmara para 2025 reflete não apenas as novas competências transferidas pela Administração Central, mas também um conjunto de investimentos de relevo assumidos pelo Município de Cantanhede, também devido aos compromissos associados a essas novas responsabilidades, com destaque para a renovação do parque escolar e também da rede de cuidados de saúde primários.
“Este orçamento reflete bem o grau de exigência com que a Câmara Municipal está confrontada para assegurar que seja executado com a mesma eficiência e eficácia que tem pautado a sua atuação”, refere a presidente da autarquia cantanhedense, Helena Teodósio.
Ainda de acordo com a autarca, os documentos previsionais do Município de Cantanhede para 2025 obedecem a “uma lógica de sustentabilidade dos recursos financeiros de que a autarquia dispõe para responder ao alargamento das responsabilidades que passou a deter em novas áreas que, entretanto, ficaram sob a sua alçada, projetando tanto quanto possível os investimentos de capital em infraestruturas e equipamentos coletivos com carácter estruturante para o reforço da coesão territorial”.
No que diz respeito às despesas de capital, o documento reflete obras estruturantes com financiamento já garantido, como a requalificação da Escola Secundária Lima-de-Faria, o Centro de Saúde de Cantanhede ou a nova unidade de saúde de Covões. Já com candidaturas finalizadas e a aguardar homologação estão outros 11 projetos, num valor global de 16,2 milhões de euros. A par disso, saliente-se o valor dedicado à requalificação da rede viária do concelho, superior a 5,6 milhões de euros.
Os recursos financeiros a alocar às obras nos setores da educação e da saúde têm efetivamente um peso considerável no aumento das despesas de capital”, adianta a autarca.
Já na despesa corrente, a rubrica de aquisição de bens e serviços tem um valor inscrito de 8,6 milhões de euros, para matérias tão diversas como refeições escolares, iluminação pública, combustíveis, etc.
Nas Grandes Opções do Plano, as funções sociais – educação, ação social, desporto e cultura – têm um peso no Orçamento de 2025 na ordem dos 56%, seguindo-se as funções económicas - transportes rodoviários, turismo, agricultura, indústria e energia - com 32%.
A terminar, Helena Teodósio reforça que a execução do Orçamento e Grandes Opções do Plano do Município de Cantanhede para 2025 “dá expressão bem eloquente do extraordinário trabalho realizado pelas equipas dos diferentes setores da Câmara Municipal na elaboração de candidaturas ao PRR e ao Portugal 2030”, conclui.







BURGER KING® CHEGA A ÁGUEDA


.Marca reforça presença no distrito de Aveiro onde já criou mais de 350 postos de trabalho.

·Este é o 1 º restaurante a abrir no concelho de Águeda e o 12º no distrito de Aveiro.
Lisboa, 31 de dezembro 2024 –O Burger King ® acaba de inaugurar o seu primeiro restaurante no concelho de Águeda. Presente há 23 anos no mercado português, este é o 12º restaurante do Burger King ® no distrito de Aveiro, onde a marca chegou pela primeira vez em 2007, para se instalar em Ovar. A última abertura foi este ano em julho, na Mealhada
Esta abertura em Águeda representa a criação de 30 postos de trabalho diretos, num total de mais de 350 postos de trabalho já criados pelo Burger King ® no distrito.

No novo restaurante de Águeda os clientes podem encontrar toda a oferta do menu Burger King ® e saborear clássicos como o Whopper ® , nas suas várias opções (carne, vegetariano e sem glúten) e as edições limitadas como o Brutal Bacon, acompanhados pelos snacks e terminando nas irresistíveis sobremesas. Os pequenos não foram esquecidos porque além de um Playking divertido, sempre haverá surpresas esperando por eles no Menu King Jr. ® , bem como as coroas icônicas que fazem os clientes do Burger King ® se sentirem os reis do momento!
O restaurante conta com serviços como sistema de refil de bebidas, quiosques de pré-encomenda e wifi gratuito, além do serviço de take away e Home Delivery. Este é um espaço projetado a pensar num modelo de proximidade, mais acessível e confortável para todos os que o visitam, e que quer proporcionar momento de partilha e de convívio em família ou entre amigos. Essa premissa está presente na arquitetura e disposição do restaurante e na sua decoração, criando um espaço onde dá gosto estar e desfrutar do verdadeiro sabor da carne na grelha.
A abertura desses restaurantes faz parte do plano de expansão do Burger King® que prevê, até o final de 2024, abrir mais de 200 restaurantes em Portugal. Com cerca de 5000 colaboradores, uma das prioridades estratégicas da marca passa por criar uma maior proximidade com o consumidor, através de uma estratégia de expansão e de crescimento, com o objetivo de continuar a levar o sabor autêntico da grelha a todo o país e a promover o crescimento econômico local através da criação de novos empregos.

Localizado na Avenida 25 de Abril Nº43, em Águeda o restaurante está aberto 7 dias por semana, das 11h30 às 00h00, com o serviço Drive Thru funcionando de segunda a quinta-feira até às 01h00 e de sexta e domingo até às 02h00. Possui uma área com mais de 350m2 e capacidade para 159 pessoas, sendo 68 em sala e 91 em terraço.

*Gerente de Clientes
Sónia Matos

Silves | LADO B TRAZ ANA LUA CAIANO AO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO

 A iniciativa LADO B da Câmara Municipal de Silves, prossegue no dia 17 de janeiro, pelas 21h30, com ANA LUA CAIANO, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves.
ANA LUA CAIANO explora a fusão musical, através da junção da música tradicional portuguesa com música eletrónica, criando melodias que remetem para a tradição, numa união com sintetizadores, beat-machines e sons retirados do quotidia.
 
Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos através da bilheteira online BOL em https://cmsilves.bol.pt/Comprar/Bilhetes/150399-lado_b_com_ana_lua_caiano-t_mascarenhas_gregorio/
e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com o custo associado de 10 euros. Podem, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h30, caso haja disponibilidade de bilheteira.
 
Relembramos que a rúbrica Lado B, promovida pelo Município de Silves, procura apresentar ao público uma versão mais descontraída e intimista dos artistas. Ao espetáculo, por norma, associa-se uma breve conversa como forma de aproximar o público ao artista.
 
Classificação etária: M/6
+ Info: tel. 282 440 800 (ext.2742) chamada para a rede fixa nacional | cultura@cm-silves.pt
 
 
+ sobre ANA LUA CAIANO
 
Tendo sido considerada “Artista Revelação” com os seus dois primeiros EPs, Ana Lua Caiano encontra-se em digressão com o seu primeiro álbum “Vou ficar neste quadrado”. A sua música tem sido reconhecida nacional e internacionalmente, tendo estado nomeada para os NME Awards e agora como “Artista revelação” nos PLAY-Prémios da Música Portuguesa. A digressão do novo álbum conta já com mais de 60 datas confirmadas em Portugal e além fronteiras e, recentemente, Ana Lua Caiano esteve em destaque em grandes meios de comunicação internacionais, como a revista GQ, o jornal francês Le Monde, na publicação Songlines, e também na edição impressa da The Wire Magazine.

 

 

...

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Município de Alvaiázere assina contrato de 500 mil euros para valorização do Campo de Jogos de Almoster


O Município de Alvaiázere assinou um contrato que garante 500 mil euros de financiamento do Governo para a valorização e recuperação do Campo de Jogos de Almoster, um projeto há muito aguardado pela comunidade.

A obra, que terá um custo total de cerca de 1,7 milhões de euros, conta com o apoio da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). O contrato foi assinado numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Dr. Hernâni Dias.
A intervenção no Campo de Jogos de Almoster é uma ambição de longa data, prometendo dotar o espaço de condições modernas e adequadas para a prática desportiva e atividades comunitárias. Este projeto destaca-se pela sua importância estratégica na promoção do desporto, da coesão social e do bem-estar da população local.

O Presidente da Câmara Municipal, João Paulo Guerreiro, destacou: “Este investimento reflete o compromisso da Câmara Municipal de Alvaiázere e da Junta de Freguesia de Almoster em dar resposta às necessidades da população e em dotar o concelho de infraestruturas de excelência, promovendo não só a prática desportiva, mas também o bem-estar social e comunitário. Este é mais um passo para afirmar Alvaiázere como um concelho voltado para o desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida dos seus cidadãos."

O Município de Alvaiázere continua comprometido em concretizar iniciativas que contribuam para o progresso sustentável e a qualidade de vida dos seus cidadãos.

*Gabinete de Apoio à Presidência



CORREÇÃO: Cerimónias Fúnebres de Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal


É com profundo pesar que a Turismo Centro de Portugal informa sobre as cerimónias fúnebres do seu Presidente, Raul Almeida.

As cerimónias terão início amanhã, dia 31 de dezembro, com velório às 12h00, na Igreja Matriz de Mira. A missa será celebrada às 15h00, seguindo o cortejo fúnebre para o Cemitério Municipal de Mira, com chegada às 15h45.
A Missa do 7.º Dia será realizada na quinta-feira, dia 2 de janeiro, às 19h00, na Capela de Portomar.

A Turismo Centro de Portugal manifesta a sua gratidão por todas as mensagens de condolência recebidas neste momento de luto e consternação.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


Abertas inscrições para o Doutoramento em Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiental


Estão abertas, até dia 12 de janeiro de 2025, as inscrições para o Programa Doutoral em Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiental, conferido pela associação dos Institutos Politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Santarém.
O Doutoramento em Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiental é o primeiro Programa Doutoral assente no CERNAS, numa associação dos Institutos Politécnicos da Região Centro, que possibilita uma formação avançada de quadros de excelência nas áreas da agricultura, alimentar, do ambiente e do desenvolvimento sustentável, estratégicas e relevantes para o desenvolvimento desta região. A este nível de formação, nas áreas da agricultura e do desenvolvimento sustentável, refira-se, não existia, até à data, oferta formativa.

De notar que dadas as suas características e diversidade, diferentes das de outros territórios, a Região Centro necessita de formar quadros de excelência que sustentem o seu desenvolvimento mais harmonioso, baseado em competências específicas de forma a aumentar a competitividade dos setores de atividade em causa.

A inscrição neste Doutoramento é efetuada em inforestudante.ipc.pt.

*Isabel Cristina Batista da Silva
Gabinete de Comunicação

Águeda | Câmara remove árvores “doentes” do recreio da Escola Básica Fernando Caldeira

 As árvores tinham graves problemas fitossanitários, estavam ocas por dentro e apresentavam risco de fratura e queda

A Câmara Municipal de Águeda procedeu, na última semana, depois de alertada pela direção da Escola Básica Fernando Caldeira, à remoção de quatro árvores localizadas no espaço de recreio, que estavam em mau estado fitossanitário e apresentavam risco para o bem-estar e segurança das crianças.
A direção da escola sinalizou as quatro árvores (3 choupos adultos e 1 pinheiro manso) com problemas fitossanitários e risco de queda, que estavam a causar preocupação. Após esta sinalização e comunicação à Câmara Municipal, que verificou a situação de perigo, as quatro árvores foram removidas pelos serviços municipais, com acompanhamento de técnicos especializados, com a cuidada assistência e apoio para controlar o derrube das árvores.
Tratam-se de árvores em fim de vida útil, que estavam “doentes” e secas, para as quais já não havia recuperação possível e que, tendo em conta o seu estado pela fragilidade estrutural, representavam um problema de segurança, com uma grande probabilidade de queda.
“É nosso objetivo preservar as árvores e o meio ambiente, enquanto pilares da vida no nosso planeta, de uma forma estrutural e sustentada”, começou por dizer Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que, consciente dos riscos em causa, “a segurança das pessoas e das nossas crianças, neste caso, está e estará sempre em primeiro lugar”.
As árvores removidas são choupos adultos, uma espécie de crescimento rápido e que, pelas suas características, muitas vezes apresentam doenças que tornam os seus ramos ocos (como é visível nas imagens) e com risco de partirem e caírem.
Tendo em conta os problemas fitossanitários e a localização destas árvores, no recreio da escola, com as centenas de crianças que brincam neste espaço, a queda ou fratura destas árvores acarreta um alto risco para as crianças, pelo que a intervenção realizada teve por objetivo assegurar o bem-estar das crianças.
“A nossa ação não poderia ser outra que não garantir que as crianças possam brincar num espaço seguro e livre de qualquer perigo”, sublinhou ainda Jorge Almeida.
Na sequência desta intervenção, a Câmara Municipal vai proceder à plantação de 16 novas árvores no talude do recreio da Escola Básica Fernando Caldeira. A par desta ação e a exemplo do que o Município de Águeda tem vindo a fazer nos últimos anos, vão ser plantadas em breve, nos espaços urbanos do concelho, centenas de árvores, promovendo a sustentabilidade e equilíbrio ambiental.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Aveiro recebeu mais de 700 eventos no ano em que foi a primeira Capital Portuguesa da Cultura

100 estreias nacionais e absolutas. Aveiro recebeu mais de 700 eventos no ano em que foi a primeira Capital Portuguesa da Cultura
A cidade foi o epicentro da Cultura em 2024, o que resultou em números históricos em termos turísticos. O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, garante que a aposta no setor cultural vai continuar a crescer.
Aveiro, 29 de dezembro de 2024 – A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) encerrou, este domingo, o seu ano enquanto Capital Portuguesa da Cultura, um evento com mais de 700 iniciativas – 100 das quais estreias nacionais e absolutas – e que confirmou a Cidade, o Município e a Região de Aveiro como referência cultural, a nível nacional e internacional.
“Foi um ano inesquecível, porque valorizou o setor cultural de Aveiro e de Portugal e também porque resultou em números recordes no que toca ao Turismo na Cidade. Um investimento que vai continuar a crescer. Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024 enquadrou-se numa aposta estratégica da CMA, que teve início em 2019 e que vai ter seguimento nos próximos anos. Deixo um agradecimento a todos os envolvidos neste processo: os Cidadãos da sociedade civil, os funcionários da Câmara, as Associações, os Agentes Culturais, as Empresas, as Indústrias Criativas, a CIRA, o Governo, entre muitas outras entidades e personalidades. Aveiro fica na história como a primeira Capital Portuguesa da Cultura e, seguramente, vai continuar a fazer história nesta área e em muitas outras”, afirma o Presidente da CMA, José Ribau Esteves.
A cerimónia de encerramento de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, que teve lugar dia 29 de dezembro, contou com a presença da Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, entre outras personalidades. O evento, de entrada livre, teve dois espetáculos únicos e exclusivos: um recital de música clássica, protagonizado pela pianista Marta Menezes, e uma parada artística apresentada ao longo das ruas de Aveiro, concebida entre a Equipa CMA gestora de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024 e a aclamada companhia alemã Theater Titanick, e contou com a participação direta da Comunidade Local.
Ao longo de 12 meses, Aveiro foi o ponto de encontro da Cultura, tendo apresentado um programa inovador e diversificado. Concertos, peças de teatro, sessões de cinema, exposições e conferências, protagonizados por artistas nacionais e internacionais, foram algumas das iniciativas da Capital Portuguesa da Cultura.
Estes eventos foram enquadrados nos quatro trimestres da programação, cada um com uma temática que espelhava a interligação da Cultura com os desafios do mundo de hoje: Identidade (de janeiro a março), Democracia (de abril a junho), Sustentabilidade (de julho a setembro) e Tecnologia (de outubro a dezembro).
“Aveiro 2024 simboliza o sonho, a imaginação, o desejo em abraçar o novo e assumir o risco. Tem a marca da consistência nas opções programáticas e da estratégia cultural, da nossa capacidade de bem planear e concretizar, sempre com empenho, humildade e amor ao trabalho. Um projeto onde a inclusão, a diversidade, a participação e a tolerância estiveram bem presentes, porque todos foram bem-vindos.  Aveiro 2024 simboliza, em suma, uma região ímpar em Portugal. Fomos felizes. Criamos pontes para futuro”, considera José Pina, coordenador de Aveiro 2024.
Além de incluir eventos emblemáticos de Aveiro organizados na última década pela CMA, como o Festival dos Canais, o Festival Dunas de São Jacinto e Aveiro Tech Week, a programação da Capital Portuguesa da Cultura contou com iniciativas criadas especificamente para o evento. Foram também celebrados momentos relevantes como os 50 anos do 25 de Abril e o Dia da Marinha e partilhada a programação com as comemorações dos 50 anos da Universidade de Aveiro e dos 200 anos da Vista Alegre, duas Entidades Parceiras muito relevantes.
Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024 envolveu a Comunidade Aveirense, bem como o setor artístico da Região, com iniciativas criadas e protagonizadas por Cidadãos e espetáculos apresentados nos vários Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Entidade Parceira principal da CMA neste evento de ano especial.
Destaque ainda para escultura de Rui Chafes, uma peça-marco que assinala a Capital Portuguesa da Cultura 2024, inaugurada no Dia de Portugal (10 de junho) e o Monumento Evocativo da Muralha de Aveiro, do arquiteto Álvaro Siza Vieira, inaugurado no Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal (8 de dezembro), juntamente com a obra de Requalificação do Adro da Sé Catedral de Aveiro.
“Despedimo-nos da Capital Portuguesa da Cultura, passando o testemunho e a responsabilidade a Braga, que certamente estará à altura do desafio. Desejo ao meu colega Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o maior sucesso”, conclui Ribau Esteves.
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Cantanhede | Alexandre Lourenço esteve na sessão ordinária da Assembleia Municipal. Criação da ULS de Coimbra trouxe benefícios na prestação de cuidados de saúde em Cantanhede

 

O presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, Alexandre Lourenço, faz um balanço positivo da atividade realizada em 2024 e entende que o concelho de Cantanhede saiu beneficiado com a mudança organizacional ao nível da prestação de cuidados de saúde.
Convidado a participar na última reunião ordinária da Assembleia Municipal, realizada esta sexta-feira, 27 de dezembro, este responsável sublinhou a evolução positiva nos Cuidados de Saúde Primários no concelho, não apenas com a contratação de médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, mas também pela cobertura integral do território com Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo B - o que além de garantir uma resposta moderna e de proximidade, permite a retenção de médicos nas unidades, uma vez que passaram a ter incentivos ao desempenho com aumentos salariais.

Estou convicto que estão assegurados os recursos suficientes para a prestação de um serviço de qualidade ao nível dos Cuidados de Saúde Primários”, observou.
Alexandre Lourenço destacou, por outro lado, a abertura do Centro de Atendimento Clínico no Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC) - a funcionar nos dias úteis entre as 18h00 e 22h00, e aos fins-de-semana e feriados das 10h00 às 20h00 -, que se encontra ativo desde o passado dia 15 de dezembro e visa dar resposta a situações agudas de menor complexidade e urgência clínica.
O presidente da ULS assegurou que, face aos constrangimentos detetados nos últimos dias com a referenciação pela Linha SNS24, quem se deslocar ao hospital de Cantanhede será atendido. A par disso, pelo facto de se prever maior procura de cuidados médicos nos dias 2 e 3 de janeiro, haverá duas equipas de serviço, o que permitirá duplicar os atendimentos.
Ainda no que diz respeito ao HAJC, em 2025 será reativado o serviço de Oftalmologia e serão criadas as unidades de Audiologia e Doença Vestibular e a Unidade de Dia e Promoção de Autonomia. A par disso iniciam os rastreios de Retinopatia Diabética (que se estima abranger um universo de 5 mil utentes) e as juntas médicas, que servirão os concelhos de Cantanhede, Mira e Mealhada.
A regularização dos vínculos profissionais foi outro dos aspetos destacados por Alexandre Lourenço, que terminou a sua intervenção com elogios à criação de um hospital-escola no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro (CMRCC) - Rovisco Pais, no âmbito de um protocolo celebrado com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra e o Município de Cantanhede.
Já em janeiro inicia uma pós-graduação e até 2030 teremos a funcionar três licenciaturas nesta unidade de referência nacional, com 600 alunos”, referiu, adiantando que está prevista a criação de mais 30 camas no primeiro trimestre de 2025.
Já a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, começou por enfatizar o “diálogo excelente” com a ULS de Coimbra, garantindo que o principal objetivo passa por “ir de encontro às necessidades da população”.
Confessando-se uma “eterna insatisfeita” ao nível da prestação de cuidados de saúde, a autarca realçou, ainda assim, os “passos positivos” que têm vindo a ser dados, nomeadamente com a abertura do Centro de Atendimento Clínico, que permitiu alargar o horário de atendimento a situações agudas. Ainda assim, garantiu, “vamos continuar atentos, para ver se há necessidade de reforçar os serviços”.
Helena Teodósio elogiou ainda a “mudança de paradigma” no CMRCC - Rovisco Pais, que reúne todas as condições para se tornar um “polo universitário de excelência”, e destacou a contratação de mais quatro médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, que permite uma cobertura de 100% do concelho.



domingo, 29 de dezembro de 2024

“DÁDIVA A DÁDIVA SALVAMOS + VIDAS!”


“DÁDIVA A DÁDIVA SALVAMOS + VIDAS!” este é o lema para o ano 2025
Este é o lema que a ADASCA vai manter para o ano 2025. Sobre a possibilidade da mudança para as outras instalações nada podemos adiantar, assim sendo, vamos continuar nas actuais. É urgente renovar o universo de dadores, tendo em conta que os mais “velhos” vão deixando de poder fazer a sua dádiva por razões de idade, saúde ou outros condicionamentos. É urgente que os jovens adiram à dádiva de sangue sem a adesão dos jovens a situação vai complicar-se.
A dádiva de sangue é um acto de amor que salva vidas! A sua dádiva pode ser a esperança que alguém tanto precisa”. Faça parte dessa corrente de solidariedade. Com o tema “DÁDIVA A DÁDIVA SALVAMOS + VIDAS!”

Agradecemos pelo vosso apoio e generosidade. Com a vossa doação de sangue, estaremos salvando vidas e trazendo esperança para aqueles que mais precisam.

Informações: 964 470 432 ou 234 095 331 (Sede) com encaminhamento grátis

O mapa de brigadas para 2025 pode ser consultado no www.adasca.pt + Apoio: Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/



Intervenção inicia em 2025 com um prazo de execução de 18 meses. Reabilitação do Centro de Saúde de Cantanhede custa 2 milhões de euros

 
O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura do procedimento concursal para a reabilitação do Centro de Saúde de Cantanhede. O investimento ronda os 2 milhões de euros.
Constituída por um bloco central e três corpos transversais que se intersetam, a unidade de saúde, com cerca de 20 anos, apresenta diversas deficiências ao nível construtivo e infiltrações.
Uma vez que não está contemplada a interrupção dos serviços, a empreitada decorrerá de forma faseada e estender-se-á por um período estimado de 18 meses.
Com esta intervenção, pretende-se garantir a melhoria dos cuidados prestados pelos profissionais de saúde, tendo em conta não apenas o aumento de envelhecimento da população, mas também face às alterações epidemiológicas que resultarão em maiores necessidades nos cuidados de saúde.
Esta é uma obra estruturante na área da Saúde, mas não a única que nos propomos realizar no âmbito da requalificação da rede de cuidados de saúde primários. Temos ainda a construção da nova USF de Covões e intervenções de fundo nas USF de Cadima, Tocha e Ançã, e nos polos de Sepins, Murtede e Bolho”, refere a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.
O projeto de reabilitação do Centro de Saúde de Cantanhede, da responsabilidade da Divisão de Estudos e Projetos do Município de Cantanhede, não prevê alterações funcionais no interior do equipamento. Ainda assim, serão realizadas diversas beneficiações de reabilitação do edifício, intervenção nas fachadas exteriores e ao nível da eficiência energética.
Esta última é, de resto, uma das maiores preocupações desta intervenção. Para além da substituição de todas as luminárias por LED, será instalado um sistema solar fotovoltaico com produção de eletricidade para autoconsumo. Já no parque de estacionamento, está prevista a instalação de carregadores elétricos.
Está também contemplada a execução de novas instalações de aquecimento, ventilação e ar condicionado, dotando os espaços de sistemas capazes de assegurar o conforto térmico e a boa qualidade do ar interior, com níveis de eficiência energética elevados, cumprindo as disposições aplicáveis à natureza do uso.
Já no exterior, na envolvente próxima do acesso dos utentes ao Centro de Saúde, está prevista a criação de seis lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida, mais dois lugares do que o previsto inicialmente. Está garantida ainda uma zona para motociclos, num dos lugares já existentes. A intervenção inclui também a melhoria das zonas verdes existentes.

ADASCA EM REPORTAGEM NO DIÁRIO DE AVEIRO


O Diário de Aveiro na sua edição datada do dia 29/12 não só honrou a ADASCA, como a si próprio, com a reportagem que se dignou fazer junto dos dadores de sangue no Posto Fixo desta associação, por sinal a última do ano ainda em curso.
Os resultados falam por si, para os conhecer basta ler o que vem escrito. A ADASCA é sem dúvida uma das maiores associações do género da zona Centro do País. Dúvidas? Não invadimos os quintais alheios para colher o fruto do trabalho alheiro.
Nunca virámos a cara ao IPST/CST de Coimbra. Mais, sempre estivemos na linha da frente, na defesa dos direitos que a lei consagrada aos dadores. Não somos fingidos, somos duma só palavra. Quem conhece o nosso trabalho ao longo destes 18 anos de existência, sabe que não somos fáceis de “aturar”, somos exigentes, porque sentimos o peso da responsabilidade da confiança que os dadores depositam em nós.
Provavelmente somos demasiado “perfeccionistas” sem ter essa noção. Obrigado a todos/as dadores/as e ao Rui Cunha, jornalista do DA pela reportagem.
Nunca em Aveiro foi realizado tanto trabalho em prol da dádiva de sangue. Se nos deixassem podíamos ir mais além.
-----------------------------
“DÁDIVA A DÁDIVA SALVAMOS + VIDAS!” este é o lema para o ano 2025
Este é o lema que a ADASCA vai manter para o ano 2025. Sobre a possibilidade da mudança para as outras instalações nada podemos adiantar, assim sendo, vamos continuar nas actuais. É urgente renovar o universo de dadores, tendo em conta que os mais “velhos” vão deixando de poder fazer a sua dádiva por razões de idade, saúde ou outros condicionamentos.
Informações: 964 470 432 ou 234 095 331 (Sede) com encaminhamento grátis

*Joaquim Carlos

sábado, 28 de dezembro de 2024

Nota de pesar pelo falecimento de Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal


É com um sentimento de enorme pesar que a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal informa do falecimento do seu Presidente, Raul Almeida, vítima de doença prolongada.

Os pensamentos e a solidariedade do Turismo Centro de Portugal estão, nesta hora difícil, com a família e amigos do Raul, a quem endereçamos os mais sentidos pêsames e manifestamos o nosso profundo lamento.
Raul José Rei Soares de Almeida foi um homem e um dirigente exemplar, que contribuiu de forma ímpar para o engrandecimento da região Centro de Portugal, em todas as áreas em que pautou o seu trajeto pessoal e profissional. Nos últimos 15 meses, abraçou, com enorme entusiasmo e capacidade de trabalho, o desafio de liderar esta Entidade Regional. O seu desaparecimento tão prematuro é uma perda irreparável a todos os níveis. Mais do que um líder, é um amigo que vemos partir.

Nascido em Moçambique, em 30 de março de 1971, residia na freguesia da Praia de Mira, no concelho de Mira. Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada do Porto, exerceu advocacia, especializando-se em Direito Informático numa sociedade de advogados em Lisboa. Em 2013, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Mira, tendo sido reeleito em 2017 e 2021, funções que exerceu até tomar posse como Presidente da Turismo Centro de Portugal, no dia 1 de setembro de 2023.

Partilharemos informação sobre as cerimónias fúnebres, logo que estas se tornem conhecidas.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal


**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação

 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Ministra da Cultura marca presença no encerramento de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura; Espetáculo multimédia dá as Boas-Vindas a 2025 em Aveiro

I – Ministra da Cultura marca presença no encerramento de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura
A Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, e o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, irão estar presentes no evento de encerramento de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura (Aveiro 2024), que vai ter lugar este domingo, 29 de dezembro, a partir das 16h30.
A cerimónia, de entrada livre, terá início no Teatro Aveirense, com um recital de música clássica, protagonizado pela pianista Marta Menezes. Um espetáculo único, intitulado Um Piano Português, que explora obras de compositores como José Vianna da Motta, Alfredo Napoleão e Luiz Costa.
Segue-se Cenários Infinitos, uma parada artística concebida entre Aveiro 2024 e a aclamada companhia alemã Theater Titanick, que conta com a participação da comunidade local. O espetáculo multidisciplinar, que convida a uma reflexão sobre a capacidade humana de imaginar e criar, irá arrancar às 18h na Praça Marquês de Pombal, passará pela Sé e pelo recém-inaugurado monumento evocativo da Muralha de Aveiro, de Siza Vieira, pela Rua do Batalhão dos Caçadores, pela Praça General Humberto Delgado / “Pontes” – onde se encontra a escultura de Rui Chafes criada para assinalar a Capital Portuguesa da Cultura – e irá terminar no Rossio.
O evento de encerramento da Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura contará ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que simbolicamente receberá o testemunho de Aveiro para Braga, Capital Portuguesa da Cultura 2025.
Segue abaixo o programa da cerimónia. Para mais informações, consulte o comunicado

Evento de encerramento de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura (29 de dezembro)
PROGRAMA
16h30: Discursos oficiais da Ministra da Cultura e do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, seguindo-se o recital Um Piano Português, por Marta Menezes
Local: Teatro Aveirense

18h30: Cenários Infinitos, espetáculo multidisciplinar de Theater Titanick com a comunidade local
Locais: Praça Marquês de Pombal – Rua Gustavo Ferreira Pinto Basto – Avenida de Santa Joana – Sé – Rua do Batalhão dos Caçadores – Praça General Humberto Delgado / “Pontes” – Rua João Mendonça – Rossio

Passagem de Ano 2024/25
II – Espetáculo multimédia dá as Boas-Vindas a 2025 em Aveiro
Integrado no Boas Festas em Aveiro 2024/25, a Câmara Municipal de Aveiro preparou uma programação especial para a noite da Passagem do Ano, no centro da Cidade, com epicentro no Canal Central da Ria de Aveiro, no Rossio, Antiga Capitania e áreas adjacentes.
Aveiro vai viver uma noite de muita música, animação e um incrível espetáculo multimédia que dará as boas vindas a 2025.
O programa inicia-se pelas 21h45 no Museu Arte Nova com os DJ’s BEIJA – Beija Soundsystem e DJ Ponto Cruz & Nuno Di Rosso. Pelas 23h55 terá início, na praça do Rossio e Canal Central, o Countdown e Espetáculo Multimédia com fogo de artifício, som e luz.
Logo de seguida a festa continua com TRIPLIX COMBAT DJ’S, com o DJ Miguel Tika, DJ BSK e DJ Isidro Lisboa, a passarem música para todo o recinto, a partir do Edifício da Antiga Capitania.

Para realização das celebrações, será necessário proceder a diversos cortes e condicionamentos do trânsito para salvaguarda de um perímetro de segurança motivado pela realização do espetáculo piromusical.
No que respeita à circulação automóvel, o acesso à zona do Rossio e ao Bairro da Beira Mar estará muito condicionado, pelo que apelamos a todos aqueles que desejem festejar a entrada no novo ano no Centro da Cidade de Aveiro, que possam deixar o automóvel em locais periféricos, preferindo a deslocação pedonal, para chegarem de forma rápida e em segurança ao local das comemorações.

Os cortes de trânsito tem início pelas 21h00 e serão os seguintes:
Av. Dr. Lourenço Peixinho (cruzamento com as ruas de Agostinho Pinheiro e Dr. Alberto Souto)
Cais do Alboi
Ponte de São João
Rotunda das Pirâmides / Rua do Alavário
Rua Cons. Luís Magalhães
Rua da Arrochela
Rua da Liberdade (Alboi)
Rua das Tricanas
Rua de João Afonso de Aveiro
Rua de José Rabumba / Trav. Arrochela
Rua do Batalhão de Caçadores 10
Rua do Lavadouro
Rua dos Santos Mártires
Rua Dr. Nascimento Leitão
Rua Fernão de Oliveira
Rua Homem Cristo Filho/ Trav. Beatas
Travessa do Lavadouro

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


500 mil euros para a beneficiação da Estrada Nacional 16, Celorico da Beira / Fornos de Algodres

-Município de Celorico da Beira consegue apoio de 500mil euros para requalificação de troço da EN 16
-Requalificação de troço da EN 16 com apoio de 500mil euros da Administração Central
-Empreitada de requalificação de troço da EN 16 ascende 1.224.679,65€,
Coimbra, 26 de dezembro de 2024. O Município de Celorico da Beira celebrou durante o dia de ontem na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDRC, I.P.), um protocolo no valor de 500mil euros para a beneficiação da empreitada do troço da Estrada Nacional 16 (EN16) que faz ligação entre Celorico da Beira e Fornos de Algodres.

O protocolo previsto entre o Município de Celorico da Beira, a Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC, I.P.), prevê um valor de apoio de 500mil euros na ligação da EN 16, num total de investimento que ascende 1.224.679,65€, no âmbito do Programa de Cooperação Técnica e Financeira, destinados à concretização de projetos que contribuem para o desenvolvimento regional e local. Esta empreitada tem como objetivo a melhoria e a requalificação viária no troço que liga os dois concelhos.

Na cerimónia de assinatura do protocolo esteve presente o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, o Sr. Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, o Sr. Diretor Geral da DGAL, Andra Gaspar Nikolic, e a Srª Presidente do Conselho Diretivo da CCDRC, I.P., Isabel Damasceno.

Foram ainda assinados outros catorze protocolos entre Municípios e Juntas de Freguesia da região centro.

*Marco Pitt
Gabinete de Comunicação e Relações Públicas

Música e espetáculos de pirotecnia marcam o Réveillon. Festas em Cantanhede e Praia da Tocha dão as boas-vindas a 2025

 

Inicia já esta sexta-feira, 27 de dezembro, o programa de passagem de ano na Praia da Tocha. A abrir os festejos na tenda transparente instalada na avenida marginal estará, a partir das 22h30, a iniciativa Lusco Fusco, com a participação especial de ATN.
Para amanhã, 28 de dezembro, à mesma hora, está agendada a estreia d Grupo Vibe.

No domingo, a partir das 15h00, a União Desportiva da Tocha promove um evento especial, seguindo-se pelas 21h00, o Baile das Belhas com Luís Duarte e Manuel Gameiro.
Dia 30 de dezembro, segunda-feira, a partir das 22h30, decorre a Noite Sagres, com a Banda Jabalizes.
A festa da Passagem de Ano começa pelas 22h30, com o Grupo FAX, com o fogo-de-artifício à meia-noite a dar as boas-vindas a 2025.
Depois do espetáculo pirotécnico, o grupo FAX retoma o comando da animação, seguido da atuação dos DJ’s Nadja e Freitas até ao emblemático Banho Santo.
Para os mais pequenos a diversão também está garantida com um parque insuflável e neve artificial junto à tenda.

A organização está a cargo da Associação de Moradores da Praia da Tocha.
Já em Cantanhede, a Praça Marquês de Marialva é o epicentro das comemorações da passagem de ano, cuja organização é da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça. O programa promete uma noite repleta de animação, música e alegria, com a atuação do Grupo Vibe e o tradicional fogo-de-artifício quando soarem as 12 badaladas.
Segue-se, depois, a atuação dos DJ’s É2Much e Rheitor.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Marinha Grande | REVISÃO DO PDM VAI ENTRAR EM DISCUSSÃO PÚBLICA

 A Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou, na sua reunião de 23 de dezembro, aceitar os elementos da proposta final da 1.ª revisão do Plano Diretor Municipal (PDMMG) e proceder à abertura da discussão pública, pelo período de 30 dias úteis, aquando da publicação do respetivo aviso em Diário da República.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, congratula-se com o início do processo de discussão pública da revisão do PDM, “que é o maior instrumento estratégico para a gestão do território na próxima década”, cuja atualização “reflete a atual realidade do concelho, o pretendemos projetar para o futuro, bem como o resultado da auscultação de muitas entidades e pessoas, locais, regionais e nacionais”.
O PDM da Marinha Grande vigente remonta a 1995 e, desde então muito aconteceu, com as limitações que a ausência dum PDM atualizado impõe, inclusivamente não existindo este instrumento territorial na freguesia da Moita, que foi integrada no concelho em 2001. 

Segundo o presidente, este facto limita “o desenvolvimento industrial, pelo que necessitamos de um documento extremamente ambicioso, colmatando as lacunas infraestruturais que temos e respondendo às preocupações de quem quer empreender, trabalhar e viver no concelho da Marinha Grande”.

O Plano Diretor Municipal da Marinha Grande (PDMMG) destina-se a regular a ocupação, uso e transformação do solo na sua área de abrangência. Visa assumir a estratégia, dinamizar de forma sustentada os pilares de desenvolvimento do concelho da Marinha Grande, aliando a história à modernidade, a preservação dos recursos naturais à promoção turística e à competitividade económica, por forma a melhorar equitativamente a qualidade de vida da população.

Relativamente às dinâmicas territoriais, torna-se premente o ajustamento à conjuntura demográfica, social e económica, bem como a integração do tema da adaptação às alterações climáticas no processo de ordenamento do território.

A nova proposta prevê quadruplicar os espaços industriais, relativamente ao que existe atualmente, passando de 212ha para 883ha.

Após a publicação em Diário da República, será divulgado o período de discussão publica, bem como a forma como os interessados podem apresentar as suas reclamações, observações ou sugestões. Informaremos, também, as sessões públicas a que haja lugar e os locais onde se encontra disponível a proposta.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Assinatura do Auto de Consignação da Empreitada de Beneficiação da Escola Básica e Secundária de Alvaiázere


No passado dia 20 de dezembro, foi assinado o auto de consignação das obras de requalificação da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, no salão nobre. Este momento assinalou um marco histórico para o concelho, representando o pontapé de saída para a concretização de um projeto ambicionado há muitos anos, que prevê um investimento de 7 milhões de euros.
A empreitada enquadra-se no âmbito do Investimento RE-C06-i09 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 'Escolas Novas' e conta com financiamento aprovado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Com a requalificação, a escola irá beneficiar de uma transformação profunda. O projeto inclui ainda a modernização das infraestruturas e a criação de espaços mais modernos e adequados à prática pedagógica, proporcionando à comunidade escolar – alunos, docentes e pessoal não docente – um ambiente seguro, confortável e inovador.

“Este é o maior investimento público realizado no nosso concelho e reflete o compromisso do Município com o futuro das nossas crianças e jovens. Alvaiázere aposta numa educação de qualidade como pilar fundamental para o desenvolvimento social e económico da região. Gostaria ainda de apelar à compreensão e colaboração de toda a comunidade escolar durante este período de obras. Sabemos que será uma fase de transição, com inevitáveis ajustes e desafios, mas é importante que alunos, encarregados de educação, docentes e pessoal não docente percebam que estas adaptações são fundamentais para concretizarmos um projeto que beneficiará o futuro de todos”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, João Paulo Guerreiro, durante a cerimónia.

As obras, com previsão de conclusão em 2026, vão decorrer de forma a minimizar os impactos no funcionamento da escola. O Município de Alvaiázere assegura a disponibilização de instalações provisórias de qualidade para garantir a continuidade do ensino com os elevados padrões que caracterizam o concelho.

Este projeto, mais do que uma obra, representa a materialização de um sonho coletivo. É um passo decisivo para que a educação em Alvaiázere continue a ser referência na região, promovendo o sucesso escolar, o desenvolvimento pessoal dos alunos e a afirmação do concelho como um território atrativo e sustentável.

O Município reforça, assim, o seu compromisso com a criação de condições excecionais para o ensino, preparando os jovens para os desafios do futuro e contribuindo para a qualidade de vida de toda a comunidade alvaiazerense.

*Gabinete de Apoio à Presidência

Marinha Grande | PROLONGAMENTO DE HORÁRIO DO COMÉRCIO NA PASSAGEM DE ANO

 O Município da Marinha Grande convida os comerciantes das três freguesias do concelho a prolongarem o horário de funcionamento dos seus estabelecimentos, até às 03h00, no período da passagem de ano. 

O objetivo é dinamizar o comércio, associando o seu funcionamento às iniciativas da passagem de ano para 2025, organizadas pela Câmara Municipal, que incluem a realização de concertos, atividades e lançamento de fogo de artificio, na Marinha Grande, Praia da Vieira, S. Pedro de Moel e Moita.

O programa é o seguinte:

MARINHA GRANDE
Local: Tenda instalada entre o Arquivo Municipal e os Bombeiros Voluntários
28 de dezembro
21h30 às 22h30 – Abertura do espaço com música ambiente
22h30 - Dj Rolando Kruz
00h00 - Big Show Circus
01h45 - Dj André Lavos

31 de dezembro
22h00 às 23h00 - Abertura do espaço com música ambiente
23h00 - Dj Bitx_pleaze
00h00 – Fogo de artifício
00h05 - Dj Vito M
02h00 - AC Deejay

PRAIA DA VIEIRA
Local: Tenda instalada no Largo dos Pescadores
31 de dezembro
22h00 às 23h00 - Abertura do espaço com música ambiente
23h00 - Usados com Garantia
00h00 – Fogo de artifício
00h05 - Two Bro Djs
02h00 - Dj Rolando Kruz

S. PEDRO DE MOEL
Local: Tenda instalada na Praça Afonso Lopes Vieira 
31 de dezembro
22h00 às 23h00 - Abertura do espaço com música ambiente
23h00 - Banda Song Raiders
00h00 – Fogo de artifício
01h00 - Dj Tiago Mourinho

1 de janeiro de 2025

15h00 às 18h00 – Animação Infantil
16h00 – Espetáculo – “Mário Mágico – Show infantil”
 
MOITA
Local: Largo da Igreja
31 de dezembro
00h00 – Fogo de artifício.

*Gabinete de Comunicação e Imagem