I – Cantam-se os Lares no Teatro Aveirense
O projeto Cantar-o-Lar está de regresso ao Teatro Aveirense com um novo espetáculo criado a partir das memórias, vozes e histórias de idosos de quatro lares do concelho de Aveiro. A apresentação terá lugar no dia 26 de outubro, às 15h00, com entrada gratuita.
Esta nova criação resulta de meses de trabalho colaborativo entre utentes e funcionários de quatro instituições — Centro Social Santa Joana Princesa, Centro Paroquial de S. Bernardo, Florinhas do Vouga e Fundação Casa do Pessoal da Segurança Social e Saúde do Distrito de Aveiro — com orientação artística e musical de Beatriz Mendes, Daniel Almeida e Ana Raquel Tavares. Em palco estarão 51 utentes e funcionários das instituições participantes.
Ao longo das oficinas realizadas nas instituições, foram recolhidas recordações, canções e expressões locais que serviram de ponto de partida para composições originais, transformando as vivências pessoais em matéria criativa. Neste quarto concerto, assuntos novos — como os coradouros antigos e a lavagem da roupa — e espaços icónicos, como a Praça do Peixe, são trazidos ao palco. Será também uma oportunidade para o público ouvir novamente alguns dos já clássicos cocriados do repertório crescente da comunidade, que surgirão em momentos-chave, entre muitas outras surpresas preparadas pelo grupo.
Não será, porém, a única oportunidade de ouvir estas canções. A comunidade prepara a gravação de um CD que levará os elementos de estúdio às próprias instituições participantes, registando este trabalho de co-criação, enquanto legado comum.
Promovido pela Câmara Municipal de Aveiro, o Cantar-o-Lar nasceu no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e integra, desde então, a programação do Teatro Aveirense, afirmando-se como uma iniciativa que une arte, comunidade e inclusão social através da música.
II – Aveiro Jovem Criador: 25 Anos de criação artística contemporânea compilados me Livro
O Município de Aveiro editou o livro 25 anos do Concurso Aveiro Jovem Criador, uma edição especial que celebra um quarto de um instrumento capacitador, ao serviço da Arte e da Criatividade, promovido por um Município que aposta na Cultura, nas suas gentes e no talento sem idade.
Desde que foi criado, este concurso tem sido uma oportunidade para dezenas de artistas que ousaram imaginar, experimentar e partilhar as suas visões e talentos artísticos com os outros. Aqui se deu o impulso que faltava, o reconhecimento que tardava, a afirmação de muitos caminhos. E aqui, também, Aveiro reafirmou o seu papel enquanto território fecundo na área cultural, onde a liberdade de criação encontra ambiente para florescer e condições para crescer.
A Câmara Municipal de Aveiro tem pautado a sua ação por uma aposta firme e consistente na Cultura como eixo central e estratégico do desenvolvimento territorial. O Aveiro Jovem Criador representa, assim, uma política de continuidade, que se estende ao amanhã — porque apoiar os artistas é investir no futuro, na pluralidade de olhares e de expressões.
O livro pretende, ainda, congregar toda a história deste Concurso que passou já por várias mudanças, entregando ao futuro e aos vindouros este testemunho que conta e sistematiza a história do Aveiro Jovem Criador.
O Livro será enviado, gratuitamente, a todos os artistas que se destacaram em cada edição (vencedores e menções honrosas), bem como aos elementos do júri que, ano após ano, nos foram ajudando a construir este sólido caminho.
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Imagem com DR
Nenhum comentário:
Postar um comentário