Na terça-feira, 20 de janeiro, às 18h00, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o Grupo de Gravitação da Universidade de Aveiro inauguram a exposição de imagens científicas “Traços de Curvatura: Gravidade na Universidade de Aveiro”, que convida a descobrir a beleza da gravidade combinando arte e ciência. A entrada é livre.
Traços de Curvatura celebra os 15 anos do Grupo de Gravitação da UA (Gr@v), que se dedica ao estudo de múltiplos aspetos da gravitação e da sua dinâmica, incluindo buracos negros e ondas gravitacionais.
Desde 2015, este grupo integra a Unidade de Investigação CIDMA, com membros nos Departamentos de Matemática e Física da UA. As 9 telas da exposição são traços da história e percurso científico do grupo, incluindo uma obra criada em 2015 – no centenário da Relatividade Geral e 5.º aniversário do grupo – e outras desenvolvidas no âmbito do Prémio Investigador UA, atribuído a Carlos Herdeiro em 2023.
Esta exposição convida a descobrir a beleza da gravidade combinando arte e ciência, no 15.º aniversário do grupo, 10.º aniversário da deteção das ondas gravitacionais e 110.º aniversário da Relatividade Geral de Einstein.
Carlos Herdeiro assume a curadoria da exposição e integra também o painel de autores, que inclui ainda Eugen Radu, Miguel Zilhão, Nicolas Sanchis-Gual e Pedro Cunha.
Após a inauguração, a exposição ficará patente ao público até ao dia 30 de abril de 2026, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e tem entrada livre.
A exposição Traços de Curvatura é apoiada pelo programa PESSOAS 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia.
Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro
Tel. +351 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)
...


Nenhum comentário:
Postar um comentário