quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A SOLIDARIEDADE EM ACÇÃO

A solidariedade não deve ser palavra vã, devemos ser solidários uns para com os outros em qualquer circunstância de nossa vida. Da solidariedade nascerá a justiça e a verdade, e nos tornaremos mais fortes enquanto seres que fazem parte de uma sociedade. A verdade enriquece-nos e o altruísmo faz-nos maiores, de carácter assumido e de boa índole. Solidariedade não tem raça, crença ou cor, ela nasce do nosso bem-querer, e no bem viver, uns com os outros.  Ser solidário é defender as nossas ideias, em prol do injustiçado, que vê seus direitos serem usurpados e manipulados a bel-prazer, pelo carrasco.
A solidariedade é um conceito a levar em conta, para com os nossos amigos e vizinhos, é a reciprocidade de obrigações e de interesses. É a dependência mútua entre as pessoas da mesma comunidade, que prezam valores iguais e preponderantes.  Ser-se solidário e ter solidariedade para com as outras pessoas é sermos solidários, connosco próprios, com as coisas da nossa vida, no dia-a-dia de nosso dia.  Mostrarmo-nos solidários para com quem nos rodeia é vivermos em paz uns com os demais.  Solidariedade não se compra, habita em cada um de nós, seres humanos capazes de viver em comunidade.
Quem é solidário mostra a força do cunho de cada um, e firmeza na dignidade. Solidariedade para com os outros povos faz de nós seres superiores no génio e na atitude. Lutar pela liberdade dos demais isso é solidariedade levada aos extremos, dos ideais. É não estar só e a sós com as suas ideias, pois sabe que por trás e de lado, tem a solidariedade das outras pessoas, que com ela comungam dos mesmos preceitos. Se uma pessoa é maltratada devemos mostrar toda a nossa solidariedade para com essa pessoa, fazendo-a acreditar nas suas crenças, com toda a força de sua integridade.
Ser-se solidário é a palavra-chave para uma sociedade que preza os bons valores e costumes, como um bem comum.  Enormes são aquelas pessoas, que saem de seu país, para ir para um outro, que não o seu, lutar pelos direitos dos habitantes desse país, lá no estrangeiro, muitas vezes pagando com a sua própria vida, a solidariedade, que prezam e apregoam, para toda a gente ver e ouvir.  Ser-se solidário é ser-se filantropo e firme nas suas convicções, que passam de boca em boca. Não é só crer no que os seus olhos testemunham, mas nos sentimentos, que transportam consigo, como um tesouro relevante.
É termos inclinação para procurarmos obter o bem para o próximo e sentirmo-nos felizes com o feito realizado ou em vias de se realizar.  Ser-se solidário é vir para a rua gritar pelos direitos e liberdades de todo um povo ou povos.  É estar sempre presente quando mais precisamos dessa solidariedade, que por vezes é tão fugaz.  Ser-se solidário é ser-se reivindicativo e pelejar por aquilo que se acredita, com fidelidade e fogosidade. Quem usa da solidariedade usa do orgulho que é o de poder ajudar o próximo, sem contra partidas para si, que não o sentir-se comprometido com uma causa, acima de tudo importante, nas relações humanas.

Jorge Humberto

NB: Quem desejar apoiar as actividades da ADASCA mediante donativos pode fazê-lo por transferência bancária - NIB indicado acima -, solicitando posteriormente o respectivo recibo mediante o comprovativo bancário.
Dos cerca de 3665 dadores associados que a ADASCA reúne nenhum paga qualquer valor de cotas ou jóias, pelo que estamos perante uma associação sem fins lucrativos, que tem de gerir todos os dias as dificuldades financeiras com muita imaginação e criatividade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário