sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

O amor para Fernando Pessoa - verdade ou fingimento?


A sua pergunta é de uma assustadora simplicidade. Mas receio que todas as tentativas de descobrir uma resposta através apenas da análise dos poemas de Pessoa seja de uma simplicidade ainda mais horrorosa. Quem escreve, sabe que um poema reflecte um segundo de necessidade, pelo que respeita apenas a um segundo de certeza no que se sente.

Primeiro. Pessoa sentiu? Penso que sentiu demasiado. Aliás, são várias as referências a esse sentir excessivo das coisas, em prosa, poesia e mesmo em cartas. O sentir excessivo nasce da consciência apurada da sua própria condição e, por acréscimo, da consciência exacerbada do próprio mundo em que vive. Relembre-se o que ele diz no Livro do Desassossego: “Feliz , pois, o que não pensa, porque realiza por instinto e destino orgânico  o que todos nós temos de realizar  por desvio e destino inorgânico ou social”. Quem pensa, sente excessivamente, não as emoções – já irei a esse ponto – mas o peso de haver emoções, de haver outras vidas e outras almas, um destino e um fim.

Segundo. É verdade que a impressão marcante de todas as passagem que começam com: Estás… ou Tens… ou ainda Deves… soam a ensinamentos. Nada mais errado. Pessoa fala – e isso ó dolorosamente óbvio – para si próprio, quando encena educar alguém. A segunda pessoa urge-o à deslocação que ele tanto apreciava para um patamar, superior ou inferior é indiferente desde que não ele próprio, para que lhe fosse mais fácil achar o equilíbrio da reflexão. Surge isto da dificuldade que todo o pensador sente em ser o seu próprio objecto de pensamento. Ocorre-me um paralelismo com a física quântica, que desde os anos 20 do século XX enuncia o principio que é impossível observar uma partícula elementar sem a influenciar e por isso mesmo influenciar as suas propriedades. Então andava ele perdido? É talvez sensato perguntar quem não anda perdido… Talvez quem não ande perdido, apenas lhe falta a consciência de que nunca verdadeiramente se preocupou em procurar.

Poemas e passagens que reflectem estados de espírito sombrios, que falam em sonhos que eles mesmo falham, traduzem a realidade novamente dolorosamente óbvia de alguém que pensa demasiado e que demasiadamente deixa repousar na esperança vaga do futuro a resolução de todos os problemas presentes. Vem daqui uma crença cega no destino, que a meu ver governa tudo o que ele poderia esperar da sua vida exterior, visto que a sua vida interior estava já há muito com um destino traçado, mesmo que por mãos que não as suas. Além do mais, falhar na vida, não é falhar no espírito, falhar na missão.

Terceiro. Ophélia. Quem já gostou de alguém poderá dizer sem grandes hesitações que esse gostar é um antídoto preferencial para qualquer dor. A alegria de amar apaga o sofrimento de não ser amado. Pessoa é um ser iminentemente extirpado de sentimentos vitais quando encontra Ophelia. Não interessa analisar a vertente psicológica desse encontro. Certo é que ele convivia com a solidão mais ou menos pacificamente quando a encontra. Cabe aqui a ressalva de que esta convivência com a solidão nada mais é que uma paz podre, uma compreensão, como aquela que se tem do medo. Quem conhece a solidão durante um período da sua vida, tem a facilidade tenebrosa de a suportar, isto se resistir a ela durante esse período. O mesmo acontece com o medo, ou com o sofrimento físico.

As cartas de amor são lúcidas? Embora seja difícil de dizer com certeza, parece-me que são tudo menos lúcidas. Certo é que Pessoa abraçou Ophelia como parte da sua vida, acompanhava-a, escrevia-lhe, dedicava-lhe atenção e sobretudo tempo, tempo precioso que ele sempre achava pouco para a sua missão. Mas Ophelia, revitanlizando os seus sentimentos vitais, exteriores, vai literalmente puxá-lo do escuro em que vive, fá-lo dirigir o seu poder de sonhar para ela, para um futuro com ela. Claro que, dependendo das forças de ambos, o desfecho será previsível.
Será o amor que se sente por necessidade um amor fingido? Ou todo o amor não é uma necessidade, mesmo não fingida? Talvez seja mais claro o egoísmo, quando o amor é preciso porque nunca o tivemos antes. É mais complexa e ao mesmo tempos simples uma possível explicação para o amor de um homem que não podia amar alguém. É que depois da viagem interna, demorada e sem luz, permeada por uma solidão extrema, fria, desoladora, é impossível regressar novamente ao calor puro dos outros. A menos que… esse amor pelo outros seja o fim da mesma viagem ao interior de nós mesmos. Mandou-me uma imagem de pessoa polícromo, polifacetado. Talvez a mais fiel fosse a de um triptico, um quadro que se estende por placas, continuas, mas parte do mesma cena. É de facto apenas um homem e não uma multitude de homens, apenas multitude de sombras. Um homem fundo no escuro de si mesmo, perdido na medida em que nos perdemos quando nos tentamos encontrar na solidão, porque caímos no poço de pensar. Ophelia… uma mão quente e suave que baixa da luz lá de cima, agradável e prazenteira, mas que mesmo assim não faz esquecer o que é já impossível esquecer completamente. Amou? Sim, amou. Mas o amor não foi suficientemente forte para o salvar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário