quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

360º - Orçamento: avança e recua, avança e recua

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaEra a notícia que se temia: os Estados Unidos anunciaram a descoberta do primeiro caso de transmissão do vírus zika por via sexual. Tudo se complica - já não basta matar todos os mosquitos do mundo, como defenderam alguns cientistas. Do Brasil, veio a confirmação de 404 casos de microcefalia, estando 3670 doentes ainda em análise. É um assunto a que vamos estar muito atentos.

Mudanças em "House of Cards". Os seguidores da série (e são muitos em Portugal) ficam a saber que o homem que criou um dos mais elaborados enredos recentes da televisão vai-se embora.A quarta temporada estreia já em março e a quinta está assegurada, mas as coisas dificilmente voltarão a ser iguais.

Fala-se da vinda de jogadores chineses para Portugal, mas aqui o movimento foi ao contrário: Jackson Martínez, que jogou no FC Porto e agora estava no Atlético de Madrid, vai transferir-se para o Guangzhou Evergrande por uma somarecorde de 42 milhões de euros. O agente do jogador é o português Jorge Mendes.

Informação relevanteO avança e recua do Orçamento. Preparados para mais um dia de montanha-russa? O prazo de negociação está quase a chegar ao fim e ainda ninguém sabe como é que isto vai acabar. Ontem à noite, o Nuno André Martins explicou no Observador queo governo apresentou mais medidas, no valor de 500 milhões de euros, mas a Comissão nem mexeu um músculo: quer mais. Aliás, não quer apenas mais: quer o dobro.
Pouco antes, a Liliana Valente tinha escrito que as mexidas do governo eram na banca, nos automóveis e nos combustíveis. E o Diário de Notícias tinha avançado que entre as cedências estaria uma emblemática: manter as carreiras na Função Pública congeladas indefinidamente.
Já hoje, ficou a conhecer-se mais uma medida que poderá vir a integrar o Orçamento. O Nuno André Martins diz aqui que o governo pretende eliminar o quociente familiar no IRS e substituí-lo por uma dedução fiscal fixa de 550 euros por cada dependente.

Ontem, chegaram muitos recados públicos de Bruxelas - mas alguns contraditórios. A pressionar: o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, disse estar "muito preocupado" e pediu "bom senso" a Portugal e Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão, afirmou que o esforço do governo ainda não era "suficiente". A aliviar: o comissário para os assuntos económicos e monetários, Pierre Moscovici, assegurou que a Comissão não existe para "forçar" os países a fazer "políticas insuportáveis". A quem vai António Costa prestar mais atenção?

De qualquer forma, o primeiro-ministro deve estar com uma preocupação extra: ontem, o risco implícito da dívida portuguesa subiu para os níveis máximos desde o verão de 2014, após o programa de resgate. O Edgar Caetano explica que isto foi provocado pelas intermináveis negociações orçamentais e pelo medo de que a DBRS corte o rating português.

Hoje de manhã, o governo está a falar com todos os partidos (vamos estar atentos a tudo o que acontece), mas ontem já tinha deixado um aviso: não vai ceder mais. Veremos se hoje a mensagem se mantém, mas uma coisa é certa: a pressão continua. Em entrevista à agência Lusa, Francisco Louçã (um dos novos conselheiros de Estado) avisou: se António Costa recuar, "haverá uma crise política".

Mais novidades no Parlamento: hoje toma posse a comissão de inquérito ao Banif, que vai seguramente estar no centro de muitas notícias nos próximos tempos.

Em Espanha, também temos um ambiente de confusão e expectativa. O Rei chamou o líder do PSOE a formar Governo ePedro Sánchez respondeu: "Vamos tentar". O socialista tem agora que trabalhar em vários cenários, mas o Podemos já está ansioso - ontem até começaram a aparecer nomes de eventuais ministros. Esta manhã, o El Mundo enumera os "pontos de encontro e desencontro" entre os dois partidos.

A candidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU começa a ganhar combustível (pelo menos em Portugal). Ontem, as declarações de incentivo multiplicaram-se.O Presidente Cavaco Silva, que condecorou o antigo primeiro-ministro, disse que o socialista tem "indiscutivelmente o perfil para o cargo". O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, desvalorizou o facto de se pretender escolher alguém que seja do leste e mulher. E o PSD declarou um "inequívoco apoio" a Guterres.
Aqui no Observador, a Catarina Falcão falou com muita gente e explicou como se faz uma campanha para chegar à liderança da ONU.

Quanto receberam os altos quadros da Apple em 2015?Muito dinheiro, como pode confirmar no artigo do Tiago Palma, mas há um pormenor curioso: cinco executivos têm um salário mais alto do que o presidente, Tim Cook (não é preciso ter pena dele: as acções que recebeu ajudam a resolver o problema).

Uma boa notícia para os pais. O Parlamento vai "clarificar a lei" e permitir, sem margem para dúvidas, que o pai possa assistir a cesarianas programadas que não apresentem risco.

E uma má notícia para os pais. Num dos artigos mais partilhados ontem no Observador, o psicólogo Javier Urra, autor do livro O Pequeno Ditador Cresceu, disse que "há uma pandemia de violência filial" em Portugal e Espanha.

Os nossos EspeciaisAinda há fadas do lar? Sim. Mas por vontade delas. O Tiago Palma foi descobrir que ainda existe quem queira ser a"dona de casa perfeita" (sendo que a palavra "querer", aqui, é importante).

A ONU lançou um vídeo a explicar que hoje vivem no planeta 43 vezes mais pessoas do que há dois mil anos. Até quando vamos caber todos na Terra? Descubra.

Notícias surpreendentes
Gostava de dormir no meio do gelo? Ou numa tenda de índios? Ou debaixo de água? Veja nesta fotogaleria os hotéis exóticos que pode escolher da próxima vez que viajar.

Para André Carrillo, a viagem será curta: vai atravessar a Segunda Circular e passar do Sporting para o Benfica. O extremo peruano não jogava há seis meses.

Quem são as 10 mulheres mais ricas de todos os tempos?A número 1 é uma imperatriz chinesa e a sua riqueza representava 22.7% do PIB mundial.

O Spotify, a Apple Music e a Google Play vão ter concorrência: a Amazon está a preparar-se para entrar no mercado do streaming de música. Nos Estados Unidos, o serviço pode vir a custar 10 dólares por mês.

Ontem, a nossa secção de Lifestyle comemorou o primeiro aniversário. Além de ter soprado as velas (aliás, avela), a Ana Dias Ferreira juntou 10 dos melhores artigos publicados nestes meses. Espreite aqui.

E, quando acabar, venha também aqui. Estamos à sua espera no Observador para mais um dia agitado de notícias sobre o Orçamento (e não só).
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário