quinta-feira, 15 de setembro de 2016

ESA DIVULGA MAPA MAIS DETALHADO DE SEMPRE DA VIA LÁCTEA


 
-
A Agência Espacial Europeia divulgou um mapa astronómico detalhado da Via Láctea, com mais de mil milhões de estrelas localizadas através da missão espacial Gaia.
O mapa foi divulgado na passada quarta-feira, numa conferência de imprensa realizada em Madrid.
Segundo o astrónomo francês François Mignard, membro do consórcio Gaia, o mapa apresenta mais de 1,15 mil milhões de estrelas é, “ao mesmo tempo, o maior e o mais preciso mapa do céu alguma vez produzido”.
A missão espacial Gaia foi lançada em dezembro de 2013, mas apenas começou a recolher dados em 2014, que foram registados diariamente e divulgados agora.
As imagens foram registadas numa câmara com resolução de mil milhões de pixeis – a mais potente até agora colocada ao dispor do estudo do espaço.
De acordo com Anthony Brown, líder da equipa do Gaia de recolha e análise de dados, a resolução da câmara é nítida o suficiente para distinguir o diâmetro de um cabelo humano à distância de 1.000 quilómetros.
As primeiras versões do mapa foram criadas em Lisboa, pelo grupo CENTRA, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – e foi ainda elaborado um mapa interativo.
“Ao medir as velocidades e outras características físicas das estrelas tais como temperaturas, luminosidades e idades, poderemos reconstruir parte da sua história e estudar a sua composição, formação e evolução”, explicou ao DN o coordenador do grupo, André Moitinho de Almeida.
Com a missão Gaia, os cientistas conseguem mapear a posição das inúmeras estrelas na Via Láctea de maneiras diferentes, identificando as respetivas localizações e os seus movimentos.
Com a informação recolhida pelo satélite Gaia, a Agência Espacial Europeia pretende agora criar um mapa 3D pormenorizado da Via Láctea.
Os cientistas reconhecem o grande feito, mas afirmam que este mapa, na realidade, representa menos de 1% das estrelas da nossa galáxia – onde devem existir entre 100 e 200 mil milhões de estrelas.
BZR, ZAP / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário