quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Prémio internacional reconhece trabalho de portuguesa

Resultado de imagem para Prémio internacional reconhece trabalho de portuguesa
A antiga relatora especial das Nações Unidas para a Água Catarina de Albuquerque foi distinguida com o Prémio IWA Água Global de 2016.
O prémio IWA Água Global de 2016, atribuído pela Associação Internacional de Água [IWA na sigla inglesa], reconhece o "papel excecional" de Catarina de Albuquerque "como a força motriz por detrás do reconhecimento dos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento", lê-se num comunicado da maior organização internacional de profissionais do setor da água, incluindo empresas e reguladores de mais de 130 países.
A jurista portuguesa referiu que este é o resultado de um trabalho que vem a fazer desde 2008, quando assumiu as funções de especialista independente com mandato estabelecido pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre a Água.
"Iniciei um diálogo institucional com a IWA onde tentei explicar que o trabalho deles é mais do que engenharia, de torneiras e canos, mas de direitos de humanos e de garantir o acesso à água pelos mais pobres e marginalizados", afirmou à agência Lusa.
O diretor executivo da IWA, Ger Bergkamp, elogiou Catarina Albuquerque pelo papel fundamental no reconhecimento, em 2010, da inclusão dos direitos à água e saneamento no documento formal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2015-2030 aprovado pela Assembleia Geral da ONU em 2010.
"Catarina de Albuquerque tem sido crucial no apoio ao setor da água para o acesso universal. O seu trabalho tem inspirado a IWA a desenvolver orientações práticas sobre a aplicação do Direito Humano à Água e Saneamento", afirmou, citado no comunicado.
O Prémio Global Water IWA será entregue a Catarina de Albuquerque a 9 de outubro, durante a cerimónia de abertura do Congresso Mundial da Água da IWA em Brisbane, na Austrália.
No evento, onde se esperam mais de 5500 participantes ligados ao setor da água e ambiente, será lançado um Manual dos Direitos Humanos à Água Potável e Saneamento para Profissionais.
O documento procura sensibilizar os operadores de serviços de utilidade pública, administradores de empresas privadas, coordenadores de parcerias público-privadas e líderes de organizações não governamentais, bem como reguladores independentes para a necessidade de tomar decisões que tenham em conta o acesso a este direito e promovam a sua aplicação.
Após o fim do segundo e último mandato de Relatora Especial das Nações Unidas, em 2014, Catarina de Albuquerque foi nomeada presidente Executiva do Saneamento e Água para Todos (SWA na sigla inglesa), uma parceria global que tem como objetivo promover o acesso universal à água potável e saneamento adequado, onde Catarina de Albuquerque continua seu trabalho para implementar os direitos humanos à água e saneamento.
Antes das funções de relatora especial para a Água, Catarina de Albuquerque presidiu ao grupo de trabalho da ONU que redigiu o projeto de Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional de Direitos Económicos, Sociais e Culturais, e foi professora convidada nas Faculdades de Direito das Universidades de Braga e Coimbra.
Em 2009, o seu trabalho em defesa dos Direitos Humanos foi distinguido com a Medalha de Ouro de Direitos Humanos pelo Parlamento Português e pelo Presidente da República com a Ordem do Mérito.
JN
Foto: Global Imagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário