segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

360º - O erro épico, as polémicas, os vencedores e os vestidos: como foi a noite histórica dos Óscares; enquanto por cá ainda se fala de offshores

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... nunca se tinha visto nada assim em 89 anos de Óscares. La La Land foi anunciado como o vencedor e só depois dos aplausos e dos discursos feitos se descobriu o engano: o melhor filme foi mesmo... Moonlight. O musical que somava 14 nomeações saiu do Dolby Theatre só com seis estatuetas (incluindo melhor realizador e melhor atriz). No Observador acompanhámos a noite mágica de Hollywood em que o cinema foi rei e nada racista (três negros venceram os prémios mais desejados depois da polémica do “Oscars so White”) neste liveblog. Mas não nos ficámos por aqui. Eis a nossa cobertura completa:

Vamos então ao resto da atualidade:

Um deslizamento de terras no centro de Lisboa obrigou à evacuação de três edifícios. Há 27 moradores desalojados e um ferido ligeiro.

Há uma nova proposta para a compra do Novo BancoSegundo o Jornal de Negócios, a britânica Aethel Partners oferece quatro mil milhões de euros, mais que a Lone Star.


Outra informação relevante
O caso das offshores continua a marcar a atualidade. Ontem, na SIC, Marques Mendes pôs mais lenha na fogueira. Disse que acha determinante que Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque, os dois ministros das Finanças do período sem controlo de 10 mil milhões para paraísos fiscais, se expliquem no Parlamento
 
assumir de responsabilidades políticas por parte de Paulo Núncio e consequente demissão de funções nos órgãos do CDS (após notícias de que demorou ano e meio a despachar a autorização para o fisco actuar) só agravou o debate político. Assunção Cristas elogiou a "elevação de caráter" do ex-secretário de Estado, mas a esquerda continuou a exigiu um "esclarecimento cabal" de tudo o que se passou.

Pelo meio, o PSD decidiu avançar com uma proposta para alterar a lei de forma a que a publicação obrigatória das transferências para offshores deixe de depender da autorização do Governo, ao que o Bloco respondeu de imediato que se trata de um modelo para evitar responsabilidades políticas.

Como vê este é um tema que ainda estará aí para durar, por isso sigo em frente diretamente para o futebol. Por cá, o FC Porto venceu o vizinho Boavista com um golo do já habitual Soares no fecho da jornada, mantendo-se a um ponto do Benfica. Em Espanha, o Real Madrid chegou a estar a perder por 0-2, mas conseguiu a 'remontada' frente ao Villareal (acabou 3-2) e segurou a vantagem para o Barcelona, que é também só de um ponto. Já em Inglaterra, o Manchester de Mourinho conquistou a Taça da Liga inglesa e Sérgio Conceição pode substituir Ranieri (sim, sim!) no Leicester

Volto às polémicas, a começar pela relação Angola-Portugal que só piora, apesar do Governo português manter o low profile diplomático ao comentar o caso. O último ataque veio do (público) Jornal de Angola. "Custa ver tanta falta de vergonha" escreveu o diretor sobre o processo que envolve o vice-Presidente angolano, Manuel Vicente, na Justiça portuguesa. Hoje o Público avança que uma procuradora adjunta confirma o caso de corrupção.

Dos EUA vem mais um protesto contra Donal Trump, com a primeira manifestação em defesa dos media. A tensão entre Trump e a comunicação social subiu de tom quando vários jornais foram proibidos de assistir ao briefing diário na Casa Branca e o presidente anunciou que não vai ao habitual jantar de correspondentes. Mais: para prevenir fugas de informação, Trump mandou revistar os telemóveis da sua equipa.  

Em França, foi Marine Le Pen a alvo dos protestos, com os autocarros da sua comitiva eleitoral a serem atacados. Enquanto isso, Emmanuel Macron sobe nas sondagens.

Apesar de tanta contestação a Trump , o Toys'R'Us decidiu este Carnaval fazer um muro de brincar na sua loja de Vila Nova de GaiaA onda de indignação não se fez esperar e começou num jogador do FC Porto.


A nossa opinião



Os nossos Especiais
Há três entrevistas imperdíveis:
  1. A longa conversa de vida com Eládio Clímaco, o eterno apresentador do Festival da Canção e dos Jogos sem Fronteiras, que confessa o Tiago Palma a sua mágoa de ter saído da RTP: "Fiquei sem pai, fiquei sem mãe e, por fim, fiquei sem a televisão".                     
     
  2. A forma como o judoca Jorge Fonseca, campeão europeu sub-23, conta ao Bruno Roseiro como bateu um cancro, odiou ver a sua doença exposta e sonha com uma medalha olímpica no Japão.
     
  3. E ainda o importante alerta deixado por Iñaki Piñuel sobre psicopatas emocionais na entrevista à Ana Marques: estes psicopatas integrados parecem pessoas normais, mas são mentirosos e manipuladores, até nas relações amorosas.
E duas histórias com gente dentro:
  1.  A de Miguel Clarinha, contada pela Tânia Pereirinha, a quem foi confiada a famosa receita secreta dos pastéis de Belém quando tinha apenas 29 anos. E que agora, com 34, gere os destinos da empresa fundada há 180 anos.
     
  2. E a de Carlos Cordeiro, uma espécie de mordomo (huissier é a palavra) do Parlamento Europeu, que, como relata o Pedro Raínho, entre muitas tarefas tem de separar e acalmar eurodeputados exaltados.


Notícias surpreendentes
Começamos pelas novidades tecnológicas vindas do Mobile World Congress. Primeira confirmação em Barcelona: o regresso do velhinho Nokia 3310, com jogo da cobra (snake) incluído, mas algumas mudanças; e a maior novidade até ver: o novo topo de gama da Huawei, o P10, que deixa sérios avisos à concorrência. Mas, aviso, nem tudo o que sai de Barcelona corre bem.

Mais tecnologia. Para chamar a atenção para duas motas (vamos chamar-lhe assim) voadoras, decididamente as “coisas” mais loucas que pode imaginar. E que voam mesmo, ora veja o vídeo.

E ainda tecnologia. Com a entrevista ao especialista em Inteligência Artificial Chris Lamberton, que garante que os robôs não vão roubar empregos, antes pelo contrário.

Para não sair do tema, deixo-o com 15 ilustrações de Brecht Vandenbroucke sarcásticas sobre o nosso mundo atualOnde as redes sociais dominam até na hora da morte. E onde ninguém se ouve.

Depois deste resumo alargado para começar a manhã bem informado e de temas para ler se estiver de descanso por estes dias, já sabe: se sentir falta de alguma notícia ou novidade é só clicar no Observador. Estamos sempre a atualizar o nosso site.

Bom dia e bom Carnaval. Até quarta
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário