segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Sete distritos sob aviso laranja na terça devido à agitação marítima

Sete distritos de Portugal continental vão estar na terça-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Resultado de imagem para Sete distritos sob aviso laranja na terça devido à agitação marítima
De acordo com o Instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso laranja entre as 06:00 e as 21:00 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 05 a 06 metros, podendo atingir os 09 a 10 metros.
O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.
O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Beja, Setúbal e Faro e o arquipélago da Madeira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas com 04 a 05 metros.
O aviso amarelo, segundo menos grave de uma escala de quatro, refere-se a uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
No domingo, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram em comunicado para o agravamento do estado do mar a partir de hoje nos Açores e a partir de terça-feira na Madeira e no Continente.
De acordo com a Marinha, está previsto um aumento da agitação marítima a norte do arquipélago dos Açores ao longo da tarde de hoje, prevendo-se ondas que podem chegar aos 06 metros, passando para os 04 metros na terça-feira.
"Na área a norte do arquipélago da Madeira e na faixa litoral oeste do continente é esperado um aumento gradual da agitação marítima ao longo da manhã de terça-feira", informou a Marinha.
Para a Madeira estão previstas ondas que podem chegar aos 06 metros e no continente até aos 08 metros ao largo da costa, a norte do Cabo da Roca.
"É expectável que as condições do mar comecem a melhorar a partir da madrugada de quarta-feira, 01 de março, passando a valores na ordem dos 3 a 4 metros", adiantou a Marinha.
Por isso, a Marinha recomenda à comunidade marítima a adoção de medidas de precaução e aconselha vigilância.
 "À população em geral recomenda-se que, caso exista necessidade de se deslocar até à orla costeira, mantenha uma atitude vigilante e tenha sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", é ainda referido.

Fonte: Lusa
Foto: © Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário