Enquanto dormia...
... soube-se quanto recebeu mesmo Miguel Frasquilho e a sua família do saco azul do GES. A resposta é: quase o dobro do que já se sabia. Foram 97.950 euros, entre 2006 e 2011, divididos por 11 cheques e 6 transferências bancárias entregues ao atual charmain da TAP (um dos muitos altos funcionários do BES que tiveram depois cargos relevantes no governo, AR e empresas públicas), mas também aos seus pais e irmão. O Ministério Público acha que o objetivo era a “dissimulação de fluxos”. Frasquilho diz que se trata apenas do pagamento dos prémios anuais. A investigação é do Luís Rosa.
A PGR está a seguir com atenção as queixas sobre o polémico programa SuperNanny da SIC e confirma que já existe um processo sobre a criança filmada. Mas a controvérsia ganhou uma dimensão tal que a Ana Cristina Marques foi perceber o que pode acontecer aos pais, à psicóloga e ao próprio programa. Lá fora, também não têm faltado polémicas.
A segunda metade do Estoril-FC Porto joga-se a 21 de fevereiro às 18 horas. Só não se sabe ainda onde. A segurança das estruturas do estádio Coimbra da Mota levantou ontem várias dúvidas depois de se verem as fotos de como o chão abateu e se abriram fissuras enormes nas paredes. Segundo um antigo vereador do Desporto, a Câmara de Cascais e o clube sabiam desde sempre dos riscos, já que aquela é uma zona instável num leito de cheias, mas a autarquia nega. Especialistas falam em problemas estruturais e dizem que o sismo de segunda-feira não podia causar tais danos. Mas a verdade é que, da lã de vidro na Luz à pala de Alvalade, não faltam casos semelhantes no desporto português.
Por falar do sismo, ficaram várias questões por responder depois do abalo de 4.9 sentido de Espanha a Leiria na segunda-feira. Afinal, a falha que passa por Arraiolos era desconhecida. E o facto de estarmos a ser comprimidos pela placa africana pode estar a rachar o país. Mas o maior risco ainda vem mesmo do Banco de Gorringe. Está tudo explicadinho numa dúzia de respostas dos especialistas ouvidos pela Vera Novais e pela Marta Leite Ferreira.
Nos jornais da manhã, destaque para o Montepio. Porque o Público diz que o banco recusou dar dados para a avaliação pedida pela Santa Casa, e o Eco acrescenta que o caso pode acabar em Bruxelas, tantas as dúvidas que levanta. A partir das 9h30, o ministro Vieira da Silva estará no Parlamento dar explicações sobre o tema.
Nota ainda para o cada vez maior número de pedidos de anulação de casamentos católicos (JN) e para um estudo que mostra que metade da população portuguesa vive a mais de 5km de um posto da PSP ou da GNR (DN).
Depois da polémica sobre a não renovação do mandato à Procuradora-Geral da República, Marcelo (que não perde o timing) recebe hoje Joana Marques Vidal.
Outra informação importante
É a história que está a chocar os EUA e o mundo. Como foi possível ninguém perceber que uma família aparentemente perfeita mantinha os 13 filhos acorrentados às camas e esfomeados? A Carolina Branco andou pelas redes sociais do casal e leu tudo sobre o tema para contar como entre viagens à Disney e casamentos em Vegas, o nº160 de uma rua pacata algures na Califórnia escondia uma casa de horrores. Os Turpin estão acusados de 9 crimes de tortura e 10 de abusos de menores.
Por cá, é ainda o 'novo' PSD que domina a atualidade política. Rui Rio deu a primeira entrevista como líder à RTP, dizendo que o país “ganhava muito” se fossem aproveitados “traços comuns” entre PSD, PS e CDS. Quanto à questão que mais se fala, a mudança de líder parlamentar, Hugo Soares atirou a questão para mais tarde, tal como o próprio Rio, que sublinhou que até ao congresso ainda é Passos quem manda. Para Marcelo, o que interessa mesmo é uma "oposição forte".
No CDS, uma surpresa: o partido está a ser acusado de práticas estalinistas e revisionismo. Tudo porque apagou a foto de Ribeiro e Castro da fotogaleria dos congressos.
No que diz respeito a finanças (as pessoais), o David Almas recorda quais os fundos de investimento que mais dinheiro deram aos investidores portugueses em 2017. Só um valeu mais de 50%.
Os médicos continuam sem acordo com o Governo e ameaçam com uma nova greve de três dias em março.
Na Catalunha, os independentistas desafiam a lei e tentam formar governo. O Juntos Pela Catalunha e a Esquerda Republicana chegaram a um consenso para propor em conjunto o nome de Carles Puigdemont para o (re)ocupar o cargo de presidente da Generalitat (não se sabe se a partir de Bruxelas). Ele recusou delegar o seu voto na sessão de constituição do parlamento catalão, que vai ser presidido por Roger Torrent, após a ameaça de Rajoy.
Já o Brexit parece continuar a dar passos atrás. As novas dores de cabeça de Theresa May vêm agora da Noruega, mas também da Holanda, onde um grupo de britânicos interpôs um processo para manter os direitos europeus.
Nos EUA, Trump continua também a ser notícia. Depois do seu check up médico ter revelado uma saúde de ferro e nenhum problema nas "faculdades cognitivas", o presidente americano voltou a considerar o défice comercial entre Estados Unidos e China "insustentável" e cortou para metade a ajuda humanitária aos palestinianos. Problema: Steve Bannon, o seu ex-conselheiro, foi intimado a testemunhar contra ele na investigação às ligações russas.
E há um novo capítulo da novela Ronaldo-Real Madrid, que quase repete o do verão. Os jornais falam novamente na saída do jogador português de Espanha, a não ser (lá está) que Florentino Perez lhe pague (pelo menos) o mesmo que a Messi.
Ainda no futebol, duas notas do Sporting. Uma para o regresso do trintão Freddy Montero, para reforçar o ataque e outra para o presidente, que disparou para todos os lados, sem papas na língua.
Os nossos especiais
Há mitos sobre a educação que estão a viciar as crianças em tecnologia. O alerta global foi dado por dois investidores da Apple que pediram à empresa para combater a dependência dos mais novos dos iPhone's. E a Ana Cristina Marques, que como já devem ter percebido se preocupa com estes temas de miúdos, leu e falou com os maiores especialistas que lhe garantiram que as crianças não precisam de smartphones para estimular a inteligência.
A nossa opinião
- Maria João Marques escreve em defesa dos "políticos indolentes" e contra mais um limite, agora o de 30km/h nas cidades: "António Costa aparentemente congeminou uma forma de resolver os problemas de Mário Centeno nas finanças públicas através da cobrança de multas infindáveis por excesso de velocidade nas cidades".
- Luís Aguiar-Conraria escreve sobre a legalização da canábis para fins terapêuticos: "Os efeitos positivos são visíveis: aumenta-se a liberdade das pessoas, reconhecendo que são adultos capazes de tomar decisões, e aumentam-se as receitas fiscais em centenas de milhões de dólares".
Notícias surpreendentes
Duas notícias importantes sobre dois grandes impérios. Sabe-se finalmente, 500 anos depois, porque morreram os Aztecas; e foi encontrado o maior local arqueológico submerso no mundo, que guarda segredos dos Maias.
Faltam uns meses, mas sabe bem só de pensar no sol e nos cocktails. O Lisbon Bar Show regressa em maio, e vai trazer bartenders de renome internacional, masterclasses, food court e estrelas Michelin.
Mas há coisas pelas quais não podemos esperar. E depois dos 30, é melhor levar mesmo a sério os hábitos de belezarecomendados pela Helena Magalhães.
Outro conselho: cuidado com as micro-traições. Este é um novo conceito psicológico usado para caracterizar aquelas atitudes nas redes sociais que podem arruinar uma relação. Ficam 17 sinais da infidelidade online.
Espero que não nos traia, e continue a ler o Observador. Vai encontrar toda a informação que precisa e muitos destes conselhos úteis.
Uma boa quarta-feira e despeço-me com uma homenagem a Madalena Iglesias, a menina bonita da rádio e da canção que morreu ontem aos 78 anos
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário