quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Plano de contingência com a abertura de 24 camas suplementares de internamento nas Unidades Hospitalares de Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros.

ULS do Nordeste com 24 camas suplementares e reforço de equipas.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste anunciou que ativou o Plano de Contingência Específico de Saúde Sazonal – Módulo Inverno com a abertura de 24 camas suplementares de internamento nas Unidades Hospitalares de Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros.
De acordo com a ULS, o reforço da capacidade de internamento surge na sequência do aumento da afluência aos serviços de urgência do distrito de Bragança, na primeira semana de janeiro, acompanhada de uma subida do número de doentes com necessidade de acompanhamento e tratamento hospitalar.
Nesta época do ano, o aumento do número de episódios de urgência, que ronda os 19 % na ULS do Nordeste, deve-se à evolução dos casos de gripe e infeções respiratórias.
Apesar da progressão do número de utentes que recorrem aos serviços de urgência do distrito de Bragança, os tempos médios de espera na ULS do Nordeste enquadram-se dentro dos recomendados no âmbito do sistema da Triagem de Manchester.
Desde o dia 1 de janeiro, os tempos médios de espera nos serviços de urgência da ULS do Nordeste situaram-se nos 8,5 minutos para doentes com prioridade «laranja», 27 minutos para doentes com prioridade «amarela» e 41 minutos para doentes com prioridade «verde».
De realçar ainda que a ULS do Nordeste tem mantido a atividade assistencial habitual, sendo que, até ao momento, não houve cancelamento nem de cirurgias programadas nem de consultas nas unidades hospitalares do distrito de Bragança.
Neste sentido, a ULS do Nordeste está preparada para responder ao aumento da afluência aos serviços de urgência que é esperado na sequência da previsão de um maior número de casos de gripe nos próximos dias. É ainda feita a articulação entre os cuidados de saúde primários, através da Consulta Aberta, e os serviços de urgência hospitalares, no sentido de adequar a resposta às necessidades dos utentes, que, em caso de gripe, deverão recorrer primeiro ao centro de saúde.

Para saber mais, consulte:

ULS do Nordeste – http://www.ulsnordeste.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário