sábado, 10 de março de 2018

Acionado Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo

O Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo foi hoje acionado em nível de alerta amarelo
Resultado de imagem para Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo
A decisão foi tomada pela Comissão Distrital de Proteção Civil devido à previsão de alagamentos e inundações decorrente da subida dos caudais do rio Tejo.
Em comunicado, o CDOS de Santarém adianta que a chuva que se tem sentido em Portugal e em Espanha "gerou um aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo especialmente nos provenientes de Espanha".
Mantendo-se a situação atual, prevê-se que que os caudais lançados no Rio Tejo possam atingir os 2000m3/s em Almourol, ao longo do dia de hoje
Desde as 23:00 de sexta-feira que os caudais estão acima dos 1500m3 constituindo-se como "fator de risco muito significativo no galgamento das margens do Rio Tejo, tendo-se verificado hoje pelas 07:00 o maior caudal lançado pelo conjunto das barragens com influência no Rio Tejo com 2297m3/s", salienta a Proteção Civil.
"Perante os dados verificados e as consequências previsíveis", a Comissão Distrital de Proteção Civil decidiu ativar o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no seu nível amarelo.
Segundo o CDOS de Santarém, as consequências do mau tempo já se fizerem sentir em alguns locais, nomeadamente em Constância, onde o parque de estacionamento junto ao Rio Zêzere ficou submerso, na Estrada Municipal 1348, entre Vale de Figueira e Ribeira de Santarém, onde o trânsito está condicionado.
Para as próximas horas, as previsões apontam que devem ficar submersas a Estrada Nacional 365 em Ponte do Alviela, a Estrada Municipal que liga Ribeira de Santarém a Vale de Figueira, a EN 365 em Palhais/Ribeira de Santarém e o parque de estacionamento da Ribeira de Santarém.
Perante esta situação, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém aconselha a população das zonas ribeirinhas do distrito a tomar medidas de precaução
DN / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário