quarta-feira, 11 de abril de 2018

360º Os milhões, as polémicas e as desculpas de Zuckerberg; os 7 pontos que marcaram a audição no Congresso; e Ricciardi rompe com Bruno de Carvalho

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... um avião militar caiu na Argélia com mais de 100 pessoas a bordoAinda não se sabe mais pormenores deste desastre que vamos acompanhar ao longo do dia.

Mark Zuckerberg esteve quase cinco horas a ser ouvido no Senado dos EUA sobre o escândalo do uso de dados do Facebook. Entre regulação, Cambridge Analytica, inteligência artificial, dados e publicidade, foram estes os sete pontos essenciais que marcaram a sua primeira audição (hoje estará na Câmara dos Representantes). Dos 100 senadores, 45 quiseram questionar o fundador da maior rede social do mundo. Zuckerberg pediu desculpas, assumiu erros e anunciou medidas de controlo. Mas até lhe perguntaram se estava preocupado sobre se os seus filhos podiam ficar viciados em redes sociais. Está tudo registado no nosso liveblog. 

 
O Facebook disponibilizou entretanto uma hiperligação que permite saber se os nossos dados foram ou não usados pela Cambridge Analytica. Na ferramenta, disponível apenas em inglês (para já), a plataforma informa o utilizador se as informações do seu feed foram ou não recolhidas pela aplicação This Is Your Digital Life e usadas para criar publicidade política. Se quer (mesmo) saber, é só carregar neste link.

A agência que controla o tráfego aéreo na Europa já alertou as várias companhias para possíveis bombardeamentos na SíriaOs ataques, que podem estar assim iminentes, podem interferir com o equipamento de navegação dos aviões. As operações da TAP não devem ser afectadas.

A ordem de Donald Trump pode ser dada nas próximas horas. Ontem o presidente norte-americano cancelou a participação na Cimeira das Américas no Peru "para supervisionar pessoalmente a resposta" à situação na Síria e recebeu um telefonema de Theresa May a dar-lhe apoio (diz o Telegraph). Mas Macron diz que a haver ataque será apenas contra as "capacidades químicas" de Al Asad

A fúria de Trump cresceu ainda mais depois de a Rússia ter votado contra o projeto de resolução dos EUA no Conselho de Segurança da ONU para uma investigação independente.

Na Liga dos Campeões, a reviravolta que se esperava aconteceu onde não se esperava. Depois de ter perdido por 4-1 em Barcelona, a Roma fez o que parecia impossível e conseguiu bater a equipa de Messi por 3-0 em casa, eliminar os catalães, e chegar pela segunda vez na história às meias-finais da Champions

Já o Manchester City, que muitos pensavam poder dar a volta à derrota por 3-0 em Liverpool, bem o tentou, mas depois do 1-0 aos dois minutos, uma bola no poste e um golo mal invalidado, acabou por ver Pep Guardiola expulso e perder por 2-1. E quem segue para as meias-finais são mesmo os reds. Hoje há um Bayern-Sevilha (os alemães têm vantagem de 2-1) e um Real-Juventus (Ronaldo ganha de bicicleta por 3-0).




Outra informação relevante

José Maria Ricciardi demitiu-se do Conselho Leonino e retirou o apoio a Bruno de CarvalhoÉ a baixa de 'maior peso' entre os apoiantes do presidente do Sporting, que já vira a principal accionista do clube, a Holdimo de Álvaro Sobrinho, virar-lhe as costas. A notícia é do Record (só para assinantes).

Por causa da tomada de posição de Sobrinho e de outros críticos, o Sporting contra-atacou e disse que o maior problema do clube passou agora a ser o empréstimo obrigacionista. Num comunicado enviado à CMVM, a SAD admitiu que as recentes polémicas prejudicaram a emissão obrigacionista de 30 milhões de euros e solicitou uma Assembleia Geral de acionistas. A operação, prevista para maio, é fundamental para o cumprimento dos compromissos financeiros. E tornou-se uma arma de arremesso de Bruno de Carvalho. Entretanto, Figo negou qualquer interesse em candidatar-se.

A PGR criou entretanto uma equipa para investigar crimes no futebol. Sabe-se que inclui a Procuradoria-Geral da República, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa e o Departamento Central de Investigação e Acção Penal e que será composta por três magistrados mas, de resto, “nada está decidido”, segundo a Sábado.

Mário Centeno vai hoje de manhã ao Parlamento falar das dívidas na Saúde. E será confrontado com aquelas imagens que o JN mostrou de crianças a fazer quimioterapia nos corredores do hospital S. João no Porto. PSD, Bloco e PCP já anunciaram que querem explicações, depois de o presidente do hospital ter vindo lamentar que a verba para a construção da nova unidade pediátrica ainda não tenha sido desbloqueada: segundo o JN, são 22 milhões de euros que existem mas não podem ser usados.

Centeno que está sobre pressão do Bloco por causa de querer ir além das metas do défice acordadas com a troika, perdão, com Bruxelas. Segundo o Público há mesmo um ultimato bloquista para que o ministro recue até sexta-feira. O i fala em choque e de um Governo com “tiques de maioria absoluta que não tem”.

À tarde será a vez de ser ouvido o ministro da Educação. Além de ter falar das exigências dos professores, apesar da simpática greve (a um sábado, para não causar grande estorvo), Brandão Rodrigues será seguramente confrontado com o pedido de mudança de revisão urgente dos programas de matemática do ensino básico e do secundário.

Sobre os fogos, há uma nova proposta do PSD. A criação de um observatório técnico independente, com os especialistas dos últimos relatórios, para responder e acompanhar “o que se passa no terreno” na prevenção e no combate.

Os militares vão ser envolvidos no combate ao terrorismo. A Secretária-geral do Sistema de Segurança Interna quer as Forças Armadas no terreno, ao lado e sob comando das polícias. Vão dar apoio logístico e de patrulhamento, mas sem autorização para disparar, escreve o DN.

A guerra da Nos contra a compra da Media Capital pela Altice continua. O alerta agora é de que o negócio pode gerar um duopólio, que coloca em risco a concorrência e que pode levar ao aumento de preços para os clientes. Diz a Nos, claro.

Depois de 3.800 passageiros da TAP terem sido afetados por cancelamentos de voos em Lisboa entre 26 e 28 de março, e das críticas não pararem de crescer, a companhia aérea anunciou a contratação de mais 170 pilotos de 300 tripulantes.

Costa esteve em Downing Street e prometeu a Theresa May relações luso-britânicas “o mais próximas possível” após o Brexit. Sobre o caso do envenenamento do ex-espião russo, limitou-se a expressar uma diplomática "solidariedade". Entretanto, o embaixador português em Moscovo chamado a Lisboa continuará por cá... “pelo menos” até segunda-feira.

Na Casa Branca, houve mais uma demissãoTrump perdeu agora o conselheiro de segurança interna Tom Bossert. E estará a pensar demitir o vice-procurador-geral Rod Rosenstein, depois das buscas ao escritório do seu advogado, diz a CNN.

Os nossos Especiais

A violação do segredo de justiça tornou-se uma rotina. Mas que condições a podem legitimar? E quais são os seus limites? Mais um ensaio do Observador, assinado por Nuno Gonçalo Poças, revê o que está em causa - e ajuda a colocar os pratos na balança. Afinal, até onde pode ir o sigilo e o que (realmente) está a proteger?

O sexto episódio d’”O Meu Fracasso Antes do Meu Sucesso” conta a história de André JordãoO falhanço que viveu com a Foodzai não o impediu de fundar uma empresa na Alemanha, a Wunder (que está em três países da Europa de Leste) e a portuguesa Barkyn, que hoje vende 12 toneladas de ração para cães por mês. Mais uma história com final feliz, como gosta a Ana Pimentel. 


A nossa opinião

  • Miguel Pinheiro escreve sobre o Brasil: "Se a Lava Jato é uma invenção da "direita" para prender Lula, então porque é que encheu presídios com políticos, imagine-se, da "direita" e com os responsáveis das maiores construtoras?".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre racismo, sexismo e jogos de mercado: "A desigualdade resulta do próprio mercado e não apesar do mercado. E, sendo assim, e se quisermos viver num mundo com menos discriminações arbitrárias, algumas medidas correctivas são necessárias". 
  • Maria João Marques escreve sobre as prioridades penais em Portugal: "Demos graças por termos tribunais superiores em Portugal que percebem que se uma mulher não morre nem fica paraplégica é porque uma violação não lhe causa grande dano. Pior seria alguém fugir ao IRS".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve sobre Lula: "É muito difícil acreditar que Lula ignorasse a corrupção promovida pelo PT logo em 2005, pelo que, do ponto de vista da reconstrução de uma democracia viável no Brasil, o seu tempo e do PT já passou".
Notícias surpreendentes
O casamento do príncipe Harry de Inglaterra com Meghan Markle não vai ter políticos convidados. Nem Theresa May, nem os Obama ou os Trump assistirão à boda real.

O que separa as crianças ricas das pobres? 35 milhões de palavras. Isso mesmo é o que diz um estudo recente: as crianças com maior nível socioeconómico ouvem 48 milhões de palavras em média, enquanto as que vivem em famílias mais humildes apenas 13 milhões.

O achado de uma pequena falange de um dedo lançou uma imensa dúvida históricaAfinal o Homo Sapiens terá migrado de África 25 mil anos antes do que se supunha.

"Lisboa, cidade triste e alegre”, o livro mítico, vai dar lugar a uma exposição imperdível no Museu de Lisboa. O Vasco Rosa escreve sobre as imagens, os autores e a mostra da vida intemporal de um dos mais importantes fotolivros de sempre, sessenta anos após a sua publicação. Quer espreitar?

Entre Centeno e Brandão Rodrigues no Parlamento a falar de (dívidas na) Saúde e Educação, Zuckerberg (de novo) a ser ouvido sobre o roubo de dados do Facebook (agora na Câmara dos Representantes), a crise no Sporting e mais Liga dos Campeões, não faltará atualidade para seguir ao longo do dia no Observador. E claro, boas histórias e muitas outras notícias

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário