A Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea lançou um aviso a todas as companhias que sobrevoem o Mediterrâneo Oriental.
Resultado de imagem para Companhias aéreas em alerta. Possível ataque à Síria nas próximas horas
O alerta surgiu de madrugada. A Eurocontrol, Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, pediu cuidados redobrados às companhias que sobrevoem o Mediterrâneo oriental. Em causa, um possível ataque com mísseis na Síria "nas próximas 72 horas".
A Eurocontrol avisa que neste ataque iminente poderão ser usados mísseis-cruzeiro e terra-ar e o sistema de radionavegação pode deixar de funcionar.
Contactada esta manhã pela TSF, a TAP explicou que não tem voos para nenhuma zona próxima da Síria nem sobrevoa qualquer parte do território sírio ou nas suas imediações. Assim sendo, este alerta não tem qualquer consequência na operação normal da companhia.
Este aviso da Eurocontrol surge numa altura em que Estados Unidos e aliados debatem uma resposta ao alegado ataque com armas químicas do regime de Bashar al-Assad à cidade de Douma.
Depois da promessa de Donald Trump de uma reação rápida ao ataque, o presidente francês anunciou que está a estudar com os Estados Unidos e com a Grã-Bretanha uma eventual ação militar e a decisão será tomada nos próximos dias.
Emmanuel Macron explicou que, caso se avance, a resposta será direcionada apenas contra as "capacidades químicas" de Assad.
Entretanto, o presidente norte-americano cancelou a primeira visita oficial à América Latina. Donald Trump deveria viajar até à Colômbia e ao Peru. Em comunicado, a porta-voz da Casa Branca anunciou que "o Presidente vai permanecer nos Estados Unidos para supervisionar a resposta norte-americana à Síria e vigiar os acontecimentos globais".


TSF
Imagem: White Helmets Handout via Reuters