sábado, 5 de maio de 2018

Carregal do Sal | DIA INTERNACIONAL DO BOMBEIRO


Recordar e assinalar dias comemorativos, ainda que simbolicamente, faz com que a comunidade se mantenha interessada, ativa e pujante em prol de objetivos e causas nobres comunitárias.
Recordar o Dia Internacional do Bombeiro tem assim um significado especial, perante mulheres e homens abnegados que dão o seu melhor em prol do todo coletivo, dia após dia e durante todos os dias do ano.
São os Soldados da Paz, em todas as suas patentes, os principais atores da Proteção Civil, ainda que possam receber o apoio de outras instituições, constituindo-se, efetivamente, no baluarte primeiro da defesa de pessoas e bens, mormente em situação de catástrofe severa. Sob o lema “Vida Por Vida”, honram os seus pergaminhos de bem servir o próximo, nas operações de socorro e de emergência e vivem, em cada episódio desse socorro e dessa emergência, experiências e partilhas emotivas que, por certo, perduram nas suas mentes e batem bem fundo nos seus corações.
Recordar e assinalar o Dia Internacional do Bombeiro é trazer para o presente momentos de alegria e outros de profunda tristeza e pesar, como foi o que a que aconteceu no fatídico ano de 2013, com perda de vidas, de forma tão inglória e tão prematura, nos dantescos incêndios florestais do Caramulo. E os incêndios de outubro de 2017, são também de triste memória e vão permanecer, tal como os anteriores, nas mentes de cada um de nós, durante muitos anos.
Neste dia e em jeito de dedicação e apreço, com a devida vénia, transcreve-se o soneto da autoria de Hermínio Cunha Marques, inserto a páginas 633 do livro “Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal – 75 Anos de Vida (Os últimos 15)”.

Os Heróicos Combatentes

O Ser Bombeiro é pôr em risco a vida
Ao trilhar os acessos perigosos,
Travando as labaredas onde há fogos
Que deixam a floresta destruída!...

É acorrer bem rápido à partida
E nos sinistros pronto, corajoso,
Sacrificar-se em tudo, generoso, 
Numa acção cada vez mais assumida!...

E se algum dia alguém lhe perguntar
Porquê ver o Bombeiro assim lutar,
Valente, corajoso, tão audaz,

Ele responde, e não fugindo ao tema
“VIDA POR VIDA” é o velho lema
De quem foi sempre um “Soldado da Paz”

À boa maneira beirã: O Nosso BEM-HAJA!

Carregal do Sal, 04 de maio de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário