sábado, 5 de maio de 2018

Manhã de sábado: A história completa de como Sócrates dominou o PS /premium

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Primeiro, a JS da Covilhã. Depois, o poder em Castelo Branco, o lugar de deputado, o cargo no governo e a liderança. Ano a ano, pouco a pouco, conquistou o PS. Eis a história de um plano que deu certo
Do "limpinho, limpinho" que deixou Bruno de Carvalho irado ao "cérebro" que iniciou guerra com Rui Vitória, Jorge Jesus soma episódios no dérbi. Agora está no Sporting, mas fez as pazes com o Benfica.
A vaga contestatária socialista quem tem tido como alvo José Sócrates ganhou força com as declarações aguerridas de César. O primeiro-ministro afirma agora que elas o deixaram "surpreendido".
O Presidente aproveitou as recentes polémicas que envolvem Manuel Pinho e José Sócrates para realçar que os tribunais precisam de ser mais rápidos e que é necessária mais e melhor legislação
Ministério Público descobriu novas transferências do 'saco azul' do GES de quase 1 milhão de euros que se somam aos montantes que já eram conhecidos de 2,1 milhões de euros.
Os que se calaram e exigiram silêncio a jornalistas e magistrados também são responsáveis por termos chegado aqui. Além de vergonha, não sentem peso na consciência? A opinião de José Manuel Fernandes.
Alberto Pimenta, provavelmente o nosso maior poeta vivo, fez 80 anos e Edgar Pêra ofereceu-lhe um filme que é um encontro entre o cinema e a poesia que vivem fora dos trilhos da obediência.
Fã de Salvador Sobral, Serhii ouviu fado em Lisboa e já não consegue gostar de mais do que "duas ou três" canções da Eurovisão. Eis um retrato do primeiro dia de ensaios para Isaura e Cláudia Pascoal.
São 43 concorrentes distribuídos por três grandes espetáculos. Ao todo, espera-se que a Eurovisão portuguesa receba 100 mil espectadores. O número de telespectadores deverá ser ainda maior.
Uma campanha publicitária protagonizada pela primeira-ministra da Nova Zelândia reflete com humor sobre uma problemática real: porque é que este país é continuamente esquecido dos mapas?
O Youtube é a nova janela de liberdade em Cuba. Num país onde o acesso à internet é escasso, jovens youtubers somam cada vez mais seguidores nos seus canais. 

Comer/Ver/Fazer

A feira de vinhos Adegga regressa à Invicta para mais uma edição cheia de experiências: dos vinhos raros às sessões de degustação, sem esquecer a after party. No sábado há centenas de vinhos à prova. 

Há compras, rituais de beleza e, claro, muito que comer e beber. Está na altura de planear o fim de semana e para isso juntámos dez novos sítios em Lisboa. 

Novos livros de Agualusa e Herberto Helder, uma investigação sobre racismo em Portugal e outra sobre os filhos que os militares deixaram na guerra colonial: estes são algumas dos lançamentos de maio. 

Palco do Eurovision Village é inaugurado hoje às 21h00 pelos Beatbombers. Funciona diariamente das 10h00 à meia-noite, é de acesso gratuito, até atingir a lotação máxima. 

Uma actriz que desaprende o talento maior: chorar. Beatriz Batarda é Sara, a personagem que Bruno Nogueira criou e que ofereceu a Marco Martins. Estreia-se esta quinta no IndieLisboa e repete dia 6. 

Uma churrasqueira não tem de ser um monólito de bancas de inox e outras superfícies pegajosas. Esta nova, que abriu no LX Factory, em Lisboa, tem pinta, mas o frango não é carne nem peixe. 

O actor John Krasinski realiza e interpreta um filme vigorosamente assustador, em que o silêncio é essencial para sobreviver a uma mortífera ameaça alienígena. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas. 

O tema dos testes em animais ainda tem muito que se lhe diga. Perceba a polémica em torno da China e porque as marcas a vender lá não têm de ser "odiadas". E 15 novidades de marcas 100% sem crueldade. 

Publicado pela Devolver Digital, "The Swords of Ditto" é um jogo de aventura sobre a fragilidade dos heróis tradicionais, que, neste jogo, estão condenados a morrer e a reencarnar. 


Opinião
Alberto Gonçalves
Sabe-se só que, com extraordinária rapidez e intuição, várias meninas desataram a confessar em uníssono a vergonha, a imensa vergonha, a vergonha do caraças da má fama que a casa injustamente adquiriu

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Uma sociedade é forte na medida em que protege os mais débeis: a prepotência totalitária é fraqueza e não força, cobardia e não valor, egoísmo e não razão.

Diana Soller
Três lições, de Pyongiang a Teerão: a geopolítica está viva e recomenda-se, a geometria das alianças de cada estado é um dado fundamental e nem sempre é prudente acordar os cães que dormem.

Rui Ramos
Não há casos semelhantes ao de Sócrates. Os dirigentes socialistas precisam de provar que é possível confiar no PS outra vez. Era isso que deviam estar a discutir. Ter vergonha não chega.

Luís Reis
Obrigado por demonstrar que não há mal nenhum em viver com dinheiro emprestado e por nos recordar o valor da amizade, tão antiquado e caído em desuso. Amigos como os seus não há por aí aos pontapés.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário