sexta-feira, 20 de julho de 2018

360º - Entrevista com uma denunciante da Cambridge Analytica. A saga da taxa de aeroporto que nunca foi cobrada. Trump convida Putin ("Okaaay...")

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Mesmo no meio de toda a polémica por causa da sua subserviência a Putin em Helsínquia, Trump segue em frente. Ontem, a Casa Branca anunciou que existem contactos para convidar o presidente russo para uma nova cimeira. O encontro deverá ser em Washington no outono. A raposa vai, portanto, visitar o galinheiro.

O responsável por todas as agências de inteligência americanas, Dan Coates, soube da notícia quando estava num palco, a participar numa conferência.Quando a moderadora lhe deu a notícia, perguntou, perplexo: "Pode repetir? Ouvi bem?". E depois: "Okaaay... Isso vai ser especial".

"Trump está a ser manipulado por Putin. O que devemos fazer?" A pergunta é feita por um congressista republicano do Texas, num artigo publicado no The New York Times. Will Hurd, que em tempos foi agente da CIA, escreve que "a Rússia é um adversário, não um aliado".

Na Fox News, a maior defensora de Trump, a conferência de imprensa de Helsínquia é descrita como uma "aberração" pelo republicano Newt Gingrich, que em tempos liderou a Câmara dos Representantes.


Mais informação importante

É uma história que mostra o pior de Portugal e o pior de Bruxelas. Ontem, a Comissão Europeia deu dois meses para que, por razões de não discriminação, a taxa do aeroporto de Lisboa seja aplicável também a residentes em Portugal e não apenas a turistas. Pouco depois de se saber a notícia, o Observador escreveu que, na verdade, a taxa nunca foi cobrada a quem chegava ao aeroporto porque a ANA não se deu ao trabalho de cumprir o que fora decidido. E, ao fim do dia, a Câmara anunciou que vai acabar com a taxa-fantasma.

Ou seja, traduzindo: os políticos decidiram criar uma taxa; uma empresa tomou a liberdade de não a cobrar; a União Europeia gastou tempo e dinheiro com uma discriminação que não existe; e, no final, a fantasia jurídica adaptou-se à realidade.

Tudo isto é tão exemplar da forma como se faz política em Portugal que convém olhar um bocado para trás e perceber como surgiu esta "taxa e taxinha". O Nuno Vinha conta os detalhes de uma estranha história que surgiu no tempo em que António Costa era presidente da Câmara de Lisboa.

Há mais uma história tipicamente portuguesa. Em 2013, o atual presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo organizou um velório, com coroa de flores e tudo, por causa da subconcessão à West Sea e à Martifer das instalações dos estaleiros de Viana do Castelo. Hoje, acontece o seguinte:
  1. É baptizado o primeiro navio a sair dos estaleiros da West Sea;
  2. O presidente da Câmara está presente na cerimónia, mas o ministro que ele contestou e que encomendou o navio, José Pedro Aguiar Branco, não;
  3. A madrinha de baptismo do navio, que lançará uma garrafa contra o casco, é a mulher do primeiro-ministro António Costa.

Pelos vistos, o PCP não rejeita uma “geringonça II”. “A questão decisiva é saber com que força o PCP sairá das eleições”, diz João Oliveira numa entrevista ao Público.

O Ministério Público vai investigar suspeitas de fraude com donativos em Pedrógão Grande. Em causa estão casos, noticiados pela Visão, de aproveitamento fraudulento dos fundospara reconstrução depois dos fogos.

As famílias portuguesas estão a pagar 103 euros a maispor ano na fatura do gás natural. Isto porque a taxa de ocupação do subsolo deveria ter deixado de ser paga pelos consumidores há um ano e meio. A notícia é do JN.

Os beneficiários da ADSE vão passar a ter um limite de 24 consultas em médicos sem convenção. O objectivo é evitar abusos, escreve o Público.

Um relatório do FMI alerta para “forte valorização dos preços dos imóveis” em Portugal e para o facto de a nossa economia "continuar a ajustar-se apenas pouco ou nada este ano”. Houve vários outros avisos, como pode ver aqui e aqui.

Há pelo menos onze mortos num acidente que levou um barco turístico a afundar-se num lago dos Estados Unidos. Cinco pessoas estão desaparecidas.


Os nossos Especiais
 
“Há milhares de milhões de cópias dos nossos dados que não vamos reaver.” O alerta é dado por Brittany Kaiser, ex-diretora e denunciante do caso Cambridge Analytica, que passou agora por Portugal. Em entrevista à Ana Pimentel, explicou porque é que quem utiliza tecnologia não vai conseguir ter a sua privacidade de volta.

Afinal, é assim tão importante promover o aleitamento materno? Os Estados Unidos voltaram a votar contra uma resolução que promove a amamentação e restringe a publicidade às fórmulas infantis. A Vera Novais explica o que diz a ciência sobre a amamentação.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Não queriam que os EUA fossem como os outros?": "Por mais que custe a admitir, Trump é fundamentalmente o presidente de uma época em que os EUA voltaram a ser um país que faz o que os outros países fazem."

José Miguel Pinto dos Santos escreve "Gerir sem KPIs":"O que faz um grande gestor? Não é, certamente, o controlo dos KPIs. Então qual a essência da boa gestão? Em vez de uma definição, fica aqui um exemplo retirado de numa antiga crónica japonesa".


Notícias surpreendentes

Os The XX foram os cabeças de cartaz do primeiro dia do Super Bock Super Rock e voltaram a convencer. Já os Justice fizeram do SBSR uma discoteca retro. Houve ainda espaço para um clássico da soul e uma revelação, como explicam o Gonçalo Correia e o Diogo Lopes.

Um dos grandes momentos do SBSR foi a homenagem a Zé Pedro. Os convidados foram de Rui Reininho a Jorge Palma, a Tó Trips e a Tomás Wallenstein. E houve ainda, claro, os Xutos & Pontapés. Tem aqui 60 fotos para perceber como foi o espectáculo "Who the f*ck is Zé Pedro".

No festival, o estilo andou entre os elementos sporty, inspirações retro, vestidos e saias ao vento e referências da cultura hipster. Pode ver tudo na nossa fotogaleria.

As staycations são as férias em que não tem de sair de casa. Como escreve a Catarina Homem Marques, parece aborrecido mas é fácil de organizar, mais barato, pode ser divertido e relaxante.

O Mundial ainda não acabou. Pelo menos para os franceses. O comediante Trevor Noah, que substituiu Jon Stewart no The Daily Show, fez uma piada a dizer que tinha sido África a ganhar o Mundial. O embaixador francês nos EUA não gostou e mandou-lhe uma carta a defender que os jogadores eram 100% franceses. "Porque é que não podem ser ambos?", respondeu Trevor. Veja o vídeo.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário