sexta-feira, 20 de julho de 2018

Eu, Psicóloga | 10 Lições de Madiba – Nelson Mandela




Nelson Mandela, carinhosamente conhecido como Madiba pelo seu povo foi provavelmente o mais importante ator político contra a discriminação instaurada pelo Apartheid, na África do Sul, se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias.

Nascido em 18 de julho de 1918, na cidade de Transkei, Nelson Rolihlahla Mandela era filho único do casal Henry Mgadla Mandela e Noseki Fanny, que integrava uma antiga família de aristocratas da casa real de Thembu.

Mandela teve uma ampla formação educacional influenciada pelos valores de sua própria cultura e da cultura européia passando pelas melhores instituições de ensino da época, bem educado Mandela chegou à Universidade de Fort Hare aonde tomou conhecimento da luta contra o apartheid promovida pelo Congresso Nacional Africano (CNA).

10 lições de um dos maiores líderes da humanidade:

1.  Fazer exercícios físicos diariamente  não são importantes apenas para a saúde do corpo, mas especialmente para trazer paz para a mente.

2. Autocontrole, jamais reaja com raiva de vaias ou xingamentos ao encarar multidões ou torcidas contra, utilize o exemplo ilustrado no filme “Invictus” : ouça somente os aplausos.

3. Sobre o medo Mandela diz: “Aprendi que coragem não é ausência de medo, e sim o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que jamais sente temor, e sim o que vence seu medo”.

4. Aproveite os momentos de reclusão forçada para estudar. Olhe para dentro de você e escreva os objetivos principais que você deseja para si, para seu futuro.

5. Creia na força das palavras. Elas podem ser um instrumento vital de motivação – antes e durante a luta.

6. Sonhe com a vitória e trabalhe muito por ela.

7. Trabalhar em conjunto com o inimigo é mais produtivo que simplesmente odiá-lo. Foi o que Mandela ensinou na luta à segregação racial em seu país. Treine o perdão no dia a dia, e com isso perca um rival e ganhe um parceiro de batalha.

8. “A glória maior de se viver não consiste em jamais cair, e sim em levantar a cada queda”, disse Mandela.

9. Sentimentos bons são importantes: “Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma combinação formidável”, ensinou o líder.

10. Tenha confiança na vitória final. Como o prisioneiro político Mandela repetia: “Todo e qualquer homem que tentar roubar minha dignidade vai sair derrotado.”

Nelson Mandela faleceu em 05 de dezembro de 2013, em sua casa, na cidade de Johannesburgo, em decorrência de uma infecção pulmonar, mas, está imortalizado nos corações e mentes de milhares de pessoas em todo mundo, suas citações e frases são o reflexo de seu exemplo, a maior virtude que qualquer líder pode ter a seu favor.

________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário