sábado, 1 de setembro de 2018

É na Terra, não é em Marte

Fugas
P
 
 
  Sandra Silva Costa  


Agora que o tempo de férias terminou para a grande maioria, deixamos as praias para trás e propomos roteiros alternativos. E começo por um destino invulgar: o Sudão. E não, não confunda com o Sudão do Sul, um país que infelizmente é pouco recomendável. Mas voltemos ao que interessa: o Rui Barbosa Batista aventurou-se pelo Sudão e voltou com várias certezas. Uma: é lá que está um dos povos mais afáveis do planeta. Outra: o país é seguríssimo e, apesar das muitas ideias (mal) feitas, tem muitos argumentos a justificar uma visita – além do Nilo, tem desertos, montanhas, pântanos, vida selvagem e florestas tropicais. E mais – e mais antigas – pirâmides que o vizinho Egipto. É verdade, não é uma viagem para todos, mas quem arrisca não vê goradas as expectativas. Vale a pena ler sem pressas.

Se o Sudão for demasiado ousado para si, aceite então a sugestão do Sousa Ribeiro, que foi até à vizinha Espanha conhecer o complexo mineiro de Ríotinto. Se nunca ouviu falar, fique só com este aperitivo: “Um rio único, uma paisagem singular, um cenário que nos remete para outro planeta, com menos vida, onde os peixes não encontram espaço e a vegetação é escassa.” É na Terra, não é em Marte. E pelo caminho faça o desvio até Huelva, cidade de Colombo e de frades.

Cá dentro, pode apontar a bússola para Arouca. A Alexandra Couto sugere que pernoite nas Quintãs Farm Houses, casas-espigueiro que se abriram a todas as famílias, e a partir delas descubra o Geoparque, a Casa das Pedras Parideiras, o Mosteiro de Arouca e os passadiços do Paiva.

Nos assuntos da mesa, o José Augusto Moreira propõe uma visita ao Varandas do Cávado. Fica no Hotel Suave Mar, em Esposende, e promete grandes momentos de prazer gastronómico. Ao domingo, por exemplo, há cabrito à padeiro. Confira aqui o resto da carta.

A protagonista da semana, que esteve à conversa com a Joana Amaral Cardoso, chama-se Miriam Augusto. Em 2014, depois de uma carreira na área da toxicologia, criou a The Wanderlust, agência de viagens que “planeia aventuras”, misturando a organização em grupo e a descontracção de um backpackerA história completa lê-se aqui.

Despeço-me com uma experiência que não é para todos. A Bárbara Wong estreou-se ao volante de um Tesla e concluiu que este é, de facto, um carro de outro mundo. Prego a fundo e até para a semana!




Nenhum comentário:

Postar um comentário