segunda-feira, 8 de outubro de 2018

360º - Bolsonaro virou o Brasil à sua medida mas não evitou segunda volta com Haddad; Ronaldo viu acordo secreto sobre caso de violação ser divulgado

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... vai haver segunda volta nas presidenciais brasileiras apesar da guinada à direita. Jair Bolsonaro foi o grande vencedor, com 46% dos votos, mas não evitou o segundo confronto com Fernando Haddad, que chegou aos 29%. O candidato de extrema-direita e o substituto de Lula defrontam-se dia 28.

Para além das eleições no Brasil, a noite de ontem ficou marcada pelo futebolPrimeiro com a vitória do Benficano clássico com o FC Porto, onde valeu o golo de Seferovic, o relógio suíço que despertou o jogo do marasmo, como escreve a Mariana Béu na crónica. Os vídeos e as fotos desse golo que colocaram os benfiquistas na liderança (ao lado do Sp. Braga) e tornaram Seferovic o protagonista do clássico, foram dos poucos lances de um jogo quase sem casos e que praticamente adormeceu o habitual humor das redes sociais.

Depois veio a surpresa da noite, a derrota do Sporting em Portimão, que impediu os leões de ultrapassar o FC Porto na classificaçãoE aí o herói foi Nakajima, um japonês de 1,64m e pouco mais de 50 kg, que queria jogar no FC Porto, com dois golos e duas assistências, como diz o Gonçalo Correia na crónica. E que já é um caso sério no futebol. Os leões tiveram mais um problema: Salin acabou no hospital, depois de ter batido com a cabeça no poste da baliza.

Outra informação relevante 
Na última semana antes da apresentação do Orçamento de Estado há travões do governo e pedidos dos parceiros da geringonça. António Costa defendeu aumentos diferenciados na Função Pública, mas Centeno avisou que não gastará mais que 50 milhões. Valor que Jerónimo de Sousa acha manifestamente pouco. Catarina Martins já se virou para outra frente: quer alargar o abono de família.

Marques Mendes considera que este Orçamento vai ser "o mais eleitoralista possível”. E avisa quanto às medidas: "Hoje dá-se, amanhã tira-se".

Durante as negociações do OE, o PS perdeu nas intenções de voto e o Bloco de Esquerda recuperouEstamos a falar de uma descida de um ponto e de uma subida de 1,3, segundo a sondagem da Aximage para o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios.

O caso da acusação de violação contra Ronaldo continua na actualidade. A revista Der Spiegel decidiu divulgar na íntegra o acordo secreto assinado entre Ronaldo e a mulher que o acusa para que mantivesse o caso em silêncio. Um dos maiores problemas é como explicar às crianças os problemas que vive o seu ídolo. A Cátia Bruno falou com especialistas que dão conselhos.

A Polícia Judiciária está a investigar hipótese de fogo posto na serra de Sintra-Cascais. Houve três focos de incêndio em nove minutos no fogo que deflagrou sábado à noite, obrigou a retirar mais de 300 pessoas de casa e acabou com 21 feridos ligeiros, dez deles bombeiros e com imagens impressionantes. Um relatório europeu já alertava o governo para o rico de fogo no parque Sintra-Cascais, recorda hoje o Público.

Os doentes com enfartes tratados no sul têm mais 30% probabilidade de morrer. Além do risco de morte superior, nos centros hospitalares do sul, há mais 20% de probabilidade dos doentes com que já tiveram alta voltarem a ser readmitidos nas urgências até um mês depois, escreve o Público.

A China confirmou a detenção do presidente da Interpol e a organização anunciou a sua demissão. Meng Hongwei, que estava desaparecido há vários dias, foi detido por alegada e "grave violação da legislação estatal" chinesa, e apresentou a sua demissão com "efeito imediato" da organização policial internacional.

Está garantida uma segunda cimeira entre os EUA e a Coreia do NorteSerá "o mais breve possível", segundo acordou o chefe da diplomacia norte-americana Mike Pompeo após um encontro com os norte-coreanos.


Os desastres climáticos podem ser evitados se aquecimento global não ultrapassar 1,5ºCUm novo estudo mostra algum optimismo. Mas já só no resta 0,5C de margem.

Os nossos Especiais
Hitler tinha um dom que deixou a humanidade à beira do abismo. Em "O carisma de Hitler", Laurence Rees analisa como o Führer se tornou num líder capaz de galvanizar as massas e de inspirar fidelidade e confiança. Por isso o José Carlos Fernandes pergunta "seguiria este homem até ao Inferno?". 

A nossa opinião
  • Alexandre Homem Cristo escreve Ronaldo acima do bem e do mal: "O que é detestável no #MeToo é exactamente o mesmo vício que é detestável na rejeição liminar das acusações de abusos sexuais que ídolos nacionais são alvo: a indiferença pelos factos e pela verdade". 
  • Luís Rosa escreve "A insustentável leveza de Azeredo": "O caso de Tancos volta a demonstrar a tese geral de António Costa: um ministro nunca é responsável por nada. No máximo, nem sequer existe. Como se viu com Azeredo Lopes nas cerimónias do 5 Outubro".
  • João Carlos Espada escreve "O regresso do ‘centro vital’": "Dois encontros euro-americanos recentes sublinham a importância de restabelecer a civilidade do debate, e da necessária concorrência, entre centro-direita e centro-esquerda nas democracias liberais". 
  • Helena Matos escreve "O fascistómetro da Fascislândia": "Nas redacções e na cabeça de cada um estão instalados os fascistómetros, uns preciosos aparelhos que permitem a cada um saber o que tem de dizer para não ser acusado de fazer parte da Fascislândia".
  • João Marques de Almeida escreve "Por que os brasileiros votam em Bolsonaro": "Os brasileiros que votam em Bolsonaro são pessoas desiludidas e zangadas. Os partidos que governaram o Brasil nas últimas décadas serão os grandes responsáveis se Bolsonaro for eleito presidente".
  • Ruth Manus escreve "Por que dizemos #elenão a Bolsonaro": "O Brasil atravessa um momento dificílimo, em todos os aspectos. Todos estão traumatizados com a vulnerabilidade da nossa democracia, bem como com a inconsistência do nosso sistema". 
  • Alberto Gonçalves escreve "A união faz a força bruta": "Por um instante, acreditei que haveria vida inteligente algures entre o “feminismo” e o “machismo”. Já não acredito. Aliás, começo a não acreditar em coisa nenhuma e a apreciar poucas". 
Notícias surpreendentes 
Maria Rueff e um dos seus 'bonecos' mais conhecidos está de volta com o musical “Zé Manel Taxista, Uma Comédia com Brilhantina”. O Bruno Horta entrevistou a actriz que lhe fala das suas inspirações na Graça e na Lisboa típica e as transporta para o mundo actual: “As feministas não têm de deixar de ser mulheres femininas”

O que trazem os Tribalistas a Portugal? A banda de Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown tem novo álbum e uma digressão que passa pelo nosso país. O André Almeida Santos entrevistou os músicos e soube o seu segredo: “Somos livres para falar sobre qualquer tema”.

O Outono já chegou e as temperaturas até vão descer esta semanaPor isso é melhor ir preparando o guarda-roupa para as tendências desta época. O Mauro Gonçalves reuniu o que dita a moda para o tempo mais frio que está a chegar em 75 fotos.

Circos sem animais, sim ou não? O Parlamento criou um grupo de trabalho para discutir o tema, mas as opiniões dividem-se e muito. A Mariana Béu falou com partidos e donos de circos e o João Porfírio fez as fotos.

Já sabe que o Observadoreleito o jornal generalista do ano, tem toda a restante informação de que precisa. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa segunda-feira e boa semana
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário