segunda-feira, 8 de outubro de 2018

ARRANCOU REQUALIFICAÇÃO BIOFÍSICA E PAISAGÍSTICA DOS RIOS ALCABRICHEL E SIZANDRO


Sete troços dos rios Alcabrichel e Sizandro estão a ser alvo de trabalhos de requalificação biofísica e paisagística. Os trabalhos tiveram início junto ao Ecoparque da Macieira, no Maxial, e decorrem no âmbito da operação “Ruivaco-do-Oeste | Gestão Ativa da Espécie e do Ecossistema” aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos - POSEUR.

O objetivo passa por preservar a espécie de peixe Ruivaco-do-Oeste, aumentando a sua resiliência aos efeitos das alterações climáticas. A diminuição de obstáculos na rede hídrica irá facilitar a movimentação da espécie, enquanto a plantação de espécies vegetais autóctones e consequente criação de sombra no canal irá aumentar a disponibilidade hídrica durante a época estival, promovendo a capacidade de sobrevivência da espécie durante aquela época.

A desobstrução do canal levará, ainda, ao decréscimo dos riscos de cheia e de erosão dos terrenos adjacentes. Paralelamente, será desenvolvida uma ação de controlo da proliferação de gambúsia e lagostim-vermelho-da-Louisiana, espécies aquáticas exóticas que põem em causa a estabilidade das populações de Ruivaco-do-Oeste.

A operação “Ruivaco-do-Oeste | Gestão Ativa da Espécie e do Ecossistema” apresenta um custo total de investimento elegível de 179.573,93 €. Destes, 85% são financiados pelo Fundo de Coesão, sendo os restantes garantidos pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário