segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Hora de Fecho: Mao: de líder revolucionário a ícone fluorescente /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Nasceu há 125 anos e ainda hoje Xi Jinping e a liderança chinesa usam a sua figura tutelar para manter o poder. Mao passou de líder revolucionário a ícone fluorescente. Ensaio de Maria João Marques
O Estado voltou a falhar na hora de avisar os cidadãos de que havia um tsunami a caminho. O facto de não haver um sismo e de a maré estar alta são fatores relevantes, mas não ilibam autoridades.
Vulcão Etna na ilha italiana da Sicília entrou em erupção. Foram registados mais de 100 sismos esta segunda-feira. Aeroporto de Catania esteve fechado e reabriu com limites. Não há registo de feridos.
Supremo anula decisão da Relação que não atribuiu responsabilidades ao cantor no acidente que o matou. Os pais, seus herdeiros, terão de pagar parte da indemnização de 552 mil euros.
Governo proíbe lojas de animais de venderem cães e gatos com menos de seis meses de idade. Medida de defesa do bem-estar animal tem como objetivo reduzir criação de animais com fins exploratórios.
Vieram dos EUA, de França, do Japão ou do México, e contam histórias muito diferentes, reais ou imaginadas, em vários géneros. Eurico de Barros escolheu os seus dez filmes favoritos de 2018.
Autoridades americanas lançaram um alerta para um possível ataque terrorista em Barcelona durante o Natal. Autoridades catalãs procuram motorista de autocarros com origem marroquina.
Em visita ao serviço de vigilância eletrónica, Francisca Van Dunem garantiu que prisões não estão demasiado cheias. O que poderá acontecer, diz, é uma "sobrelotação temporária" em algumas cadeias.
A McLaren, enquanto equipa de F1, contratou Ayrton Senna em 1988. 30 anos depois, a sua divisão de automóveis especiais criou um P1 GTR especial, decorado à imagem do MP4/4 com que se sagrou campeão.
A maior parte destes incidentes ocorreu na fronteira entre Croácia e Sérvia, mas na Sérvia também houve crianças que foram empurradas das fronteiras da Bulgária, Macedónia, Grécia, Hungria, Roménia. 
Opinião

Alexandre Homem Cristo
Há cada vez mais evidências dos erros do governo e deixou de ser plausível a responsabilização de terceiros. A culpa já não é do Passos. A partir de 2019, tudo muda: a culpa agora é do Costa.
Luís Rosa
Desejos e pequenas utopias natalícias para o Presidente, primeiro-ministro, líderes dos partidos da oposição, três ministros de António Costa e procuradora-geral da República. 
Rita Roque de Pinho
As consequências que poderá ter a imposição da exclusividade aos profissionais de saúde que trabalham no setor público são imprevisíveis, não sendo de excluir a desvinculação por parte de muitos.
Tiago Silvério Marques
Abandonei o Facebook depois de 9 anos. Para trás ficou a utilização pessoal e, sobretudo, a intensa aplicação profissional. Mas hoje não vejo qualquer sentido em manter uma presença nesta rede social.
Diana Soller
O Pentágono, o último bastião da oposição interna às políticas do presidente Trump, caiu. Mattis não estaria disposto a entregar o Médio Oriente à Rússia e os curdos à Turquia.
MAGG

Catarina da Eira Ballestero
Há quem cante no duche, mas também quem tenha pensamentos filosóficos, sobre saúde, cinema e até sobre o planeta Terra.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário