quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

QUEM É QUEM: ARQº LUÍS ANJOS. CONHEÇA O ATELIER AQUI!

NOTA INTRODUTÓRIA
No Quem é Quem de hoje, revelamos o percurso de uma personalidade ligada à Arquitectura ou Engenharia. Nesta edição vamos ficar a conhecer Quem é Luís Anjos, arquitecto.

LUÍS ANJOS ARQUITECTO

Arquitecto inscrito na Ordem dos Arquitectos e licenciado pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa colaborou, desde os seus anos de formação, em diversos gabinetes de arquitectura e design participando em vários projectos, destacando-se múltiplos estudos na área dos serviços e equipamentos para Angola.
Fundou a LA-Archstudio, em 2017, após adquirir o know-how das diferentes fases de projecto e obra, escalas de projecto e usos, que lhe permitissem dar resposta eficaz e segura às solicitações.
Sempre com o objectivo da transparente comunicação do projecto ao Dono de Obra, Especialidades e Obra, tem investigado as novas tecnologias, nomeadamente BIM-Building Information Modeling, na sua aplicação de forma interactiva no processo criativo e de design, numa cooperação contínua entre os diferentes actores do processo criativo, arquitectónico e de engenharia. Mais que uma ferramenta de controlo de custos e optimização da produção de um atelier, o BIM torna-se um interessante instrumento para, de forma clara e objectiva, o Dono de Obra, que não terá a facilidade de leitura de desenhos bidimensionais que um técnico possuirá, percepcionar na fase de projecto o oneroso investimento que materializa uma construção e assim decidir de forma consciente. Também na compatibilização de especialidades e comunicação à Obra se torna mais eficiente a identificação de futuros problemas ou incompatibilidades.
A par da investigação tecnológica, também o processo criativo é alvo de pesquisa. Na LA-ArchStudio interessa “calçar os sapatos do utilizador” e desenhar do ponto de vista do mesmo, com o conhecimento adquirido na disciplina da arquitectura. A título de exemplo, ao desenhar um colégio ou uma escola, é imprescindível ser-se novamente criança e/ou adolescente e criar do ponto de vista do mesmo; segundo exemplo, ao desenhar um apartamento ou uma moradia para um casal estrangeiro alguma pesquisa antropológica será necessária para concluir como será utilizado o espaço, como são utilizados os lavabos, onde em muitos casos o vaso sanitário se encontra em compartimento distinto do restante equipamento sanitário por questão cultural.
Na LA-ArchStudio, a busca do belo, a originalidade, a comum contemporaneidade arquitetónica (actualmente reduzida às “linhas direitas”, cobertura plana, jogos gratuitos de cor e volume de fachada sem funcionalidade, sem charme e sem história) será o produto da investigação realizada com e para o utilizador final, quer seja uma escola (um equipamento para o futuro e impessoal); quer seja uma moradia (uma extensão da personalidade de um indivíduo ou família). O processo criativo torna-se iterativo com a introdução de novas premissas de projecto, ou correcção das premissas anteriores a cada nova iteração, realizando a aproximação desejada às necessidades reais e contextuais do objecto arquitectónico.

Fonte:anteprojectos
Revista Anteprojectos - Dezembro de 2018 - 18

Rua Santa Teresinha, 17C – 2840-399 Seixal
Tel.: +351 968 112 842 | E-mail luis.anjos@la-archstudio.com
www.la-archstudio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário