quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Hora de Fecho: ADSE: uma alternativa ou um complemento ao SNS? /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A ADSE é paga por todos os contribuintes? Dá prejuízo ou lucro? Põe em risco o Serviço Nacional de Saúde? E é sustentável no futuro? Mitos e verdades num ensaio de Mário Amorim Lopes.
Ministério da Saúde esclarece que a Maternidade Alfredo da Costa encerrou urgências no Natal porque havia apenas um anestesista disponível a 500 euros por hora. A Ordem contesta e exige provas.
Os sindicatos dos enfermeiros anunciaram nova greve dos blocos operatórios para o próximo ano. A paralisação vai envolver 7 centros hospitalares e vai durar mais de um mês. Há 3 pré-avisos de greve.
Inter de Milão foi punido com dois jogos em casa à porta fechada devido aos insultos racistas dos adeptos a Koulibaly, jogador do Nápoles. Morte de um adepto pode levar à suspensão da Serie A.
O rei da Arábia Saudita mudou o governo. Deu ao antigo ministro dos Negócios Estrangeiros um cargo novo e elegeu novos líderes da Guarda Nacional, Informação e Educação. Embaixador em Londres sai.
Este Natal morreram 15 pessoas nas estradas portuguesas. O balanço da Operação "Natal Tranquilo" aponta para a duplicação no número de mortos relativamente ao ano passado com mais 313 acidentes.
A Google obteve a sua primeira licença bancária, na Lituânia, o que lhe permitirá fornecer serviços financeiros em todo o espaço económico europeu. Google fica assim mais perto de se tornar um banco.
O Instagram começou a testar uma nova forma de navegar na rede social com todos os utilizadores. Houve queixas e, rapidamente, o Instagram assumiu que foi um erro.
Miley Cyrus e Liam Hemsworth casaram este domingo, dia 23, "dez anos depois" de se terem conhecido. O casamento foi discreto e sigiloso: fotos foram divulgadas agora nas redes sociais.
A ordem implicaria decretar "emergência nacional" para impedir a compra de equipamentos das empresas chinesas. A administração Trump receia que as empresas usem os produtos para espiar os EUA.
A série de Charlie Brooker regressa esta sexta-feira à Netflix com um filme de 1h30. "Bandersnatch" decorre em 1984 e segue a vida (e a mente) de um jovem programador que quer criar um videojogo. 
Opinião

José Manuel Fernandes
De repente Costa omitiu a palavra-fetiche: austeridade. E até descobriu que passámos "anos difíceis". É um sinal de que o blá-blá da "reposição de rendimentos" se tornou a bomba-relógio da geringonça.
Helena Garrido
Aquilo que já nos mostra a saída de 2018 dificulta bastante um exercício de previsões optimistas para 2019. Mas aqui está ele. Com o optimismo possível.
Miguel Pinheiro
Ao colar-se aos coletes amarelos, Cristas quis mostrar que tem a capacidade de sair da bolha e ouvir o povo. Terá tudo isso. Só não tem o bem mais precioso de um político: um filtro para o disparate
Paulo Tunhas
Vamos, pois, continuar a imaginar as mesmas coisas, mesmo que em perfeito divórcio da realidade. Não dá trabalho e não traz chatices. O resto é pouco importante. 2019 vai ser a cara chapada de 2018.
Luis Teixeira
O livre arbítrio é central na mensagem cristã e significa uma ruptura clara na História. Com o cristianismo torna-se um princípio basilar que cada pessoa é inteiramente responsável pelas suas escolhas
MAGG

Marta Cerqueira
Judy Perkins tinha cancro de mama com metástases e os médicos davam-lhe três meses de vida. Tentou um tratamento pioneiro e sobreviveu.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário