domingo, 23 de setembro de 2018

Passeio lembrou a memória



Cerca de meia centena de pessoas marcaram presença na caminhada solidária “Passeio da Memória”, realizado na manhã deste domingo, 23 de setembro, na Marinha Grande.

Tratou-se de uma iniciativa promovida pela Alzheimer Portugal, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, que teve como objetivo angariar fundos para aquela associação e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

A ação inscreveu-se nas comemorações do 30º Aniversário da Alzheimer Portugal, que tem agendadas caminhadas solidárias em 67 locais de Norte a Sul de Portugal, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Os participantes começaram com exercícios de aquecimento e alongamentos, no Parque da Cerca, de onde saíram para o percurso urbano de cerca de 5 quilómetros, com grau de dificuldade reduzido.

Percorreram o Parque da Cerca, o Parque Mártires do Colonialismo, o Parque das Bernardas e algumas ruas do centro da cidade, para lembrar que uma das formas de preservar a memória é a prática de exercício físico.

Lembre-se da sua memória

De acordo com informações da Alzheimer Portugal, esta doença “é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras)”. É a forma mais comum de demência, constituindo cerca de 50% a 70% de todos os casos.

Tem como consequências “alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades de vida diária”.

A doença de Alzheimer “caracteriza-se pela morte neuronal em determinadas partes do cérebro, com algumas causas ainda por determinar”. A progressão da doença varia de pessoa para pessoa. “A doença acaba por levar a uma situação de dependência completa e, finalmente, à morte. Uma pessoa com doença de Alzheimer pode viver entre três a vinte anos, sendo que a média estabelecida é de sete a dez anos.”

Manter o cérebro ativo permite fortalecer as ligações entre as células cerebrais, contribuindo para uma mente saudável. Por isso, a Alzheimer Portugal aconselha:

- Faça atividades que envolvam novas aprendizagens;
- Faça jogos de raciocínio, como palavras cruzadas, puzzles de letras e números, jogue xadrez, damas ou cartas;
- Leia, escreva, converse, use o computador, aprenda uma nova língua, tire um curso;
- Participe em atividades culturais, como assistir a jogos, concertos, ir a museus ou galerias de arte;
- Procure descobrir quais os seus passatempos preferidos e pratique-os, por exemplo, pintura, costura, carpintaria;
- Mesmo em casa, mantenha-se ativo: cozinhe novos pratos ou dedique-se ao seu jardim.

Uma alimentação equilibrada e saudável promove um cérebro saudável e o exercício físico estimula o fluxo sanguíneo para o cérebro, pelo que é aconselhada a prática de atividade física regular.

E lembre-se: “é importante lembrar-se da sua memória em todas as idades. Nunca é cedo demais para que se Lembre da sua Memória”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário