quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

360º- Depois da derrota estrondosa do Brexit, os 5 cenários (ainda) em cima da mesa e o futuro de May; e a crise do PSD onde os barões vão apoiar Rio

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... depois da derrota estrondosa ao seu plano para o Brexit (432-202), hoje ainda vai ser um dia mais complicado para Theresa May. Depois de começar a responder às habituais perguntas semanais a partir das 11h30, a primeira-ministra britânica terá de assistir ao debate da moção de censura apresentada por Jeremy Corbyn que poderá fazer cair o seu Governo. A votação decisiva é às 19h30.
Outra informação relevante 
Por cá, só se fala da tentativa de golpe palaciano no PSD e na clarificação marcada para amanhã às cinco da tarde no Porto. Da parte dos barões, como Balsemão, Ferreira Leite, Mota Amaral ou Alberto João Jardim, há uma mobilização geral para apoiar Rio.

O primeiro arguido a ser preso no processo Face Oculta entregou-se ontem em Évora mas foi rejeitadoManuel Guiomar, ex-funcionário da Refer, não cumpria os critérios de prisão para reclusos especiais e vai ter de cumprir pena em Castelo Branco. 

Quanto a Armando Vara, tem até amanhã de manhã para se entregar. A TVI avançou que o fará no final do prazo, mas tudo pode servir para desviar a atenção dos media. A pena de prisão de 5 anos leva Vara a perder a Ordem do Infante atribuída por Sampaio, escreve o Público.

No arranque do ano judicial, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça disse que quer os juízes a gerirem o sistema informático da justiça e criticou a insanidade dos mega-processos.

A onda de greves continua e dia 15 de Fevereiro (uma sexta-feira, pois claro) grande parte dos serviços públicos devem estar fechados. A Frente Comum e a Fesap anunciam uma paralisação nacional da função pública.

Os contratos de concessão da rede elétrica à EDP vão acabar. Mas dividir a exploração da rede elétrica em três regiões pode elevar os custos para os consumidores.

Em Espanha, foram encontrados cabelos no poço cujo ADN confirmam que o bebé de dois anos caiu mesmo naquele buraco em Málaga. Existiam já teorias que duvidavam de tal possibilidade. As tentativas de encontrar Julen continuam, tendo agora o reforço das equipas que resgataram os mineiros chilenos.

Nos EUA, o futuro procurador-geral já contraria Donald Trump. Diz diz que a investigação às ligações do presidente à Rússia é legítima. Já o antigo governador de New Jersey vai lançar um livro onde acusa Jared Kushner, genro e um dos principais conselheiros de Trump, de o ter afastado da Casa Branca por vingança.

Ainda nos Estados Unidos, há um crime a marcar as notícias. Jake Patterson, de 21 anos, viu Jayme Closs, de 13, apenas uma vez num autocarro e decidiu raptá-la. Assassinou-lhes os pais e manteve-a cativa 88 dias, muitas vezes debaixo de uma cama, até que ela conseguiu escapar.

Uma testemunha voltou a afirmar que o narcotraficante mexicano “El Chapo” pagou subornos ao ex-presidente mexicano Enrique Peña Nieto. Durante o julgamento, apontou para somas de 100 milhões de dólares (87,6 milhões de euros).


Na Taça de Portugal, o FC Porto conseguiu apurar-se para as meias-finais mesmo nos últimos minutos do prolongamento com um golo de Hernâni. Na crónica, o Bruno Roseiro diz que o jogo foi a prova de como há experiências que só resultam com o ADN original. E neste caso, há mais um dado a registar: o regresso de Pepe. Os dragões defrontarão o Sp. Braga, que venceu o Aves.

Já o Benfica venceu o V. Guimarães também pela margem mínima, mas dentro dos 90 minutos graças a um golão de João Félix. Um triunfo que tornou Bruno Lage de interino a Grande Líder em pouco mais de 24 horas, como escreve a Mariana Fernandes na crónica. Mas, claro, houve outro protagonista, o tal miúdo que voltou a marcar

O adversário sairá do jogo de hoje em que o Sporting visita o Feirense. Ontem os leões garantiram Idrissa Doumbia como reforço de Inverno.


Os nossos Especiais

Catarina Martins rejeita que o Bloco seja um partido de extrema-esquerda. Em entrevista ao Miguel Pinheiro, ao Pedro Benevides e à Rita Tavares, diz que tal rótulo é um insulto: “A extrema-esquerda está associada a totalitarismos, perseguição, ódio. Não encontra disso no BE”. Pode ver o Best Of da conversa neste vídeo, onde também se fala da falta de "olhar" de Costa, das divergências com Centeno, da relação com o PCP e do uso dos professores para "travar o resto da função pública.

Jeetendr Sehdev, autor do best-seller "The Kim Kardashian Principle", fala do fenómeno Kardashian, mas também de novas celebridades, da fama moderna e do influenciador digital "brilhante" que Portugal é. E ele explica em entrevista à Ana Pimentel porquê: “A falta de vergonha vende porque significa que não tens medo”.

A nossa opinião
  • Maria João Avillez escreve "A importância da regra do jogo": "Eis Montenegro, com uma velocidade igual à infelicidade: que o faz correr agora? Mas o que ele disse foi inversamente proporcional ao estrépito com que galopou para a sela do PSD (que não a do país)". 
  • Tiago Dores escreve "O Rato rebolou a rir do repto a Rui Rio": "Eu acho estupendo. Propinas gratuitas, livros gratuitos, transportes gratuitos, tudo gratuito para toda a gente. Por este caminho o mais provável é acabarmos a trabalhar gratuitamente para o Estado".
  • Miguel Pinheiro escreve "Em Portugal a direita vale menos do que na Venezuela?": "Se o PSD é um partido de esquerda, então a direita em Portugal está reduzida ao CDS. Ou seja, vale 7%. Ou menos. Como nem na Venezuela a direita é tão tristemente exígua, alguém anda enganado".
  • Maria João Marques escreve "A educação e a bondade são politicamente corretas": "Os rapazes têm vindo a ficar para trás nas notas no ensino, mas esta sub performance tem mais a ver com normas da sociedade sobre masculinidade que com autonomia, hormonas ou estrutura cerebral".
  • André Abrantes Amaral escreve "A direita deve unir-se num só partido": "Perante a bipolarização escamoteada da política portuguesa uma coligação pré-eleitoral, de preferência uma fusão do PSD, CDS e Aliança num só partido de direita não só se torna necessária como natural".
  • Henrique Burnay escreve "Europa: o pior está para vir?": "O problema é que a Europa está sempre em crise à espera “da solução”. Entretanto, ao contrário dos países, não corre o risco de falir, mas sim de se desintegrar, de chegar ao fim".

Notícias surpreendentes 
O novo anúncio da Gillette está a ser arrasado nas redes sociais. O vídeo, que aborda temas relacionados com o machismo e o assédio sexual, pergunta: “Este é o melhor homem que consegue ser?”.


O novo programa de Ricardo Araújo Pereira estreia já domingo na TVIEis tudo o que precisa saber sobre “Gente Que Não Sabe Estar”.

Já na RTP, a banca, o poder e a corrupção em Portugal vão dar uma nova sériechama-se “Teorias da Conspiração” e estreia dia 25 com Carla Maciel, Pedro Laginha e Gonçalo Waddington, entre outros.

Como toda a gente se andava a queixar de não receber uma chamada de Marcelo, como Cristina Ferreira, houve quem tivesse uma ideiacriou a "TeleMarcelo", um site onde pode pôr o seu número para receber um telefonema do Presidente (nunca se sabe).


Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa quarta-feira
(e olhe que dormir mal ou menos de seis horas é tão mau como fumar: aumenta até 34% os riscos cardiovasculares, segundo um novo estudo)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário