quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Desmantelado gangue internacional que aliciava portuguesas para casamentos falsos

As mulheres eram recrutadas para casarem com homens paquistaneses, que nunca tinham visto, a troco de “vários milhares de euros”.
Uma ação internacional coordenada desmantelou uma rede de casamentos falsos para obter vistos. Segundo a Europol, foram detidas 17 pessoas na Bélgica e três em Portugal.
O grupo de crime organizado recrutava mulheres portuguesas para casarem com homens paquistaneses que nunca tinham visto antes a troco de “vários milhares de euros”, descreve uma nota deste organismo europeu de polícia.
Após os matrimónios, os recém-casados viajavam para a Bélgica, onde as mulheres se empregavam em empresas alegadamente de fachada, cujas ações compravam para permitir aos maridos a permanência na União Europeia, a obtenção de vistos de residência e de prestações sociais.
Regra geral as mulheres regressavam a Portugal e só voltavam à Bélgica ocasionalmente, para controlos policiais e das autoridades de imigração.
A operação, que decorreu na terça-feira, envolveu uma equipa conjunta entre a Polícia Federal Belga e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras português, que atuaram em Lisboa e no Algarve e nas cidades belgas de Ieper e Bruxelas.
Em Portugal, as autoridades detiveram três pessoas, fizeram nove buscas domiciliárias e apreenderam telemóveis e computadores.
Na Bélgica, foram detidas 17 pessoas em 18 buscas domiciliárias, em que foram descobertos 43 paquistaneses em situação irregular.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário