domingo, 13 de janeiro de 2019

A Câmara Municipal da Marinha Grande vem por este meio desmentir as notícias veiculadas ontem pelo Jornal de Leiria relativamente à ligação entre este município e os seus empresários.

Resultado de imagem para marinha grande

Contrariamente à informação veiculada, não há uma maioria de empresários que acusem os técnicos da Câmara Municipal da Marinha Grande de falta de vontade de ajudar e de serem um entrave à evolução industrial do concelho. Nem sempre é possível conformar 100% das necessidades dos empresários com as exigências legais que temos que cumprir e os técnicos da Câmara Municipal da Marinha Grande são exemplares no cumprimento das suas funções.

Consideramos as notícias veiculadas no JL um ataque aos funcionários, diferentes executivos políticos e, especialmente, ao bom nome desta instituição. A peça jornalística em causa mostra uma visão enviesada e contrária à deontologia que os jornalistas e jornais devem seguir. A peça jornalística assentou em 5 casos que remontam aos últimos 15 anos, alguns deles completamente resolvidos e outros, mais recentes, a caminho da resolução. O Jornal de Leiria parece ter querido criar a sensação de que a Câmara é um obstáculo à larga maioria dos empresários, no entanto, a jornalista escusou-se a ouvir os empresários que realmente podem falar por outros empresários no nosso concelho como é o caso dos presidentes da Cefamol, Centimfe e OPEN, o que nos parece, no mínimo, incongruente.

Recordamos que a Câmara Municipal da Marinha Grande tem sido, ao longo das últimas dezenas de anos, e ao longo de vários executivos do PS e do PCP, uma das instituições que mais tem feito pela indústria neste País. Neste último mandato, temos investido na área industrial de forma a resolver problemas antigos e alterámos a estrutura orgânica da Câmara Municipal para criar um gabinete de apoio aos empresários, dedicado a articular com os serviços os pedidos concretos da nossa indústria. 

Desde 2013, ao abrigo do Programa Municipal de Apoio ao Investimento Industrial e ao Empreendedorismo, a Câmara já beneficiou cerca de duas dezenas de empresas com isenção de taxas num montante total de cerca de 250 mil euros. Ainda ao abrigo do decreto-lei 165/2014 a Câmara Municipal resolveu perto de meia centena de processos que permitiram a regularização de edificações industriais e pedidos de novas ampliações que violavam o PDM. Tudo isto tem sido feito sempre em diálogo e parceria com as associações empresariais e empresários individuais da Marinha Grande

Já no presente mandato, a Presidente da Câmara Municipal acolheu e tem colocado todo o seu empenho no Plano de Ação para o Empreendedorismo da Marinha Grande que foi proposto pelo consórcio constituído pela Cefamol, Centimfe, OPEN, Associação Pool-Net e Instituto Politécnico de Leiria e que consubstancia uma parceria estabelecida entre a Autarquia e os Agentes Económicos e Sociais do Concelho (Associações Empresariais, Centro Tecnológico, Incubadora de Empresas, Escolas, Centro de Formação, Instituto do Emprego e Formação Profissional e Instituições do Ensino Superior), no âmbito do PTE-D 2030: PACTO TERRITORIAL PARA O EMPREGO E DESENVOLVIMENTO DA MARINHA GRANDE.

Ainda nesta última semana se assinou o protocolo com IEFP para a criação de um gabinete para o emprego.

A Câmara Municipal da Marinha Grande é dos cidadãos e criada para proteger o interesse da globalidade dos mesmos, por isso sabemos e reconhecemos que, por vezes, a vontade de alguns empresários é impossível de conciliar com aquilo que são as normas legais. No entanto, mesmo nesses casos, a Presidente da Câmara Municipal tem estado com os nossos empresários, junto das entidades públicas da Administração Central, pugnando pela resolução dos seus problemas. Ao mesmo tempo, os técnicos da Câmara Municipal têm criado soluções alternativas que tornem viáveis os projetos dos empresários de acordo com a legalidade.

O nosso compromisso é o desenvolvimento do nosso concelho e tendo ele as características industriais que todos conhecemos, estaremos sempre ao lado dos nossos empresários e com a nossa população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário