quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

SAÚDE Manuel Antunes lidera Círculo de Amigos do Centro de Cirurgia Cardiotorácica de Coimbra

O cirurgião Manuel Antunes assumiu a presidência do Círculo de Amigos do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra e mostrou intenção de a associação entrar no campo da assistência à educação médica e treino continuado.

“Estava a pensar na hipótese de se criar umas bolsas anuais para um, dois ou três médicos mais novos [do serviço], dos internos, para aparecerem nos congressos internacionais de grande nomeada, onde habitualmente só vão especialistas”, disse hoje o médico à agência Lusa.
O ex-diretor do serviço de cirurgia cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (saiu em julho por ter atingido o limite de idade) pretende também captar mais sócios para renovar e revitalizar o Círculo de Amigos, criado há quase 20 anos.
Manuel Antunes, que tomou posse como presidente da direção do Círculo de Amigos na quarta-feira, no seguimento do ato eleitoral realizado a 29 de janeiro, pretende ainda efetuar obras de manutenção na sede.
“Vamos também manter uma dedicação muito grande aos doentes e os convívios anuais”, disse o cirurgião, que liderou o serviço de cirurgia cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra durante três décadas.
Naqueles 30 anos, Manuel Antunes liderou uma equipa responsável por 45.000 cirurgias cardíacas e pulmonares, 358 transplantes cardíacos, num serviço classificado pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência, reconhecido nacional e internacionalmente.
Criado em novembro de 1999, o Círculo de Amigos assume hoje um papel importante no apoio social aos doentes, dispondo de três residências em Coimbra para convalescença das pessoas de mais longe, para uns de forma gratuita e para outros através de um pagamento simbólico.
Além disso, tem apoiado o serviço de cirurgia cardiotorácica na aquisição de equipamentos. O último foi um ecocardiógrafo, no valor de 125 mil euros, oferecido em 2018, antes da saída de Manuel Antunes da direção do serviço.
“Os donativos já ultrapassaram as várias centenas de milhares euros”, sublinhou o presidente do Círculo de Amigos, que congrega três mil sócios.
Com um vasto currículo profissional e uma ação social relevante, o cirurgião Manuel Antunes preside ainda à Associação de Cardiologia Médico-Cirúrgica do Centro, que agrega os 10 serviços de cardiologia e cirurgia dos hospitais da zona Centro, tendo ainda liderado a Academia Nacional de Medicina de Portugal durante sete anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário