sexta-feira, 29 de março de 2019

Coimbra | Oftalmologistas usam tecnologia inovadora no tratamento da córnea no Hospital da Luz Coimbra

No Hospital da Luz Coimbra, os oftalmologistas Joaquim Murta Andreia Rosa e Maria João Quadrado realizaram um crosslinking corneano com uma tecnologia inovadora que nunca foi usada em Portugal.

Este tratamento visa prevenir a evolução do queratocone, obter melhores resultados visuais, evitando assim a necessidade de transplante da córnea.
Uma equipa de oftalmologia constituída por Joaquim Murta, Andreia Rosa e Maria João Quadrado, realizou, na passada semana no Hospital da Luz Coimbra, diversos crosslinking corneanos personalizados em doentes com queratocone em fase evolutiva, através da utilização de uma tecnologia inovadora (Mosaic – Avedro) nunca usada antes em Portugal.
“O queratocone é a primeira causa de transplante de córnea em pacientes jovens e resulta de uma alteração ocular em que há um distorção e adelgaçamento progressivo da área central ou paracentral da córnea. É uma doença em que a prevalência tem vindo a aumentar consideravelmente, afetando fundamentalmente jovens”, afirma Joaquim Murta.
O crosslinking da córnea consiste em submeter a córnea a uma determinada radiação luz ultravioleta, a fim de fortalecê-la e interromper a deformação do queratocone, evitando a necessidade do transplante de córnea. Com os novos tratamentos personalizados de crosslinking, adaptados às características particulares de cada doente, é possível estabilizar a doença, obter melhor regularidade da córnea bem como resultados visuais mais favoráveis; é fundamental tratar a doença nas fases iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário