Évora aprovou o seu Plano de Desenvolvimento Social para 2019/2021 no passado mês de Março e está agora a elaborar o Plano de Ação para os próximos meses, bem como a dinamizar já as primeiras ações.
Deste modo, tem lugar hoje (8 de Abril) um debate com a população, em S. Miguel de Machede, sobre o futuro do estabelecimento de Pré-escolar itinerante e, no dia 11 de Abril, haverá uma ação de formação para cozinheiras, na Gaveta d´Ingredientes (Álamos), no âmbito da promoção local do consumo de base local nas cantinas escolares.
No dia 12 de Abril está agendado o primeiro Encontro de Rede deste ano, relacionado com a temática das crianças e jovens em risco, na sala dos Leões (Paços do Concelho).
Recentemente, foi aprovada por unanimidade a assinatura do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Évora e o Instituto Nacional de Reabilitação, com vista à implementação do Balcão Inclusivo, integrado no Balcão Único. Refira-se que este Balcão tem como objectivo prestar às pessoas com deficiência/incapacidade atendimento especializado nesta temática.
O Plano de Desenvolvimento Social é um instrumento orientador de toda a estratégia de intervenção social do Concelho. Visa, sobretudo, conhecer as necessidades sentidas e recursos e potencialidades existentes, gerando ações que permitam reduzir a pobreza, o desemprego e a exclusão social e apostar na sua prevenção.
Trata-se de um documento dinâmico, em contínua adaptação à realidade identificada, monitorizada através dos agentes que integram o CLASE. A monitorização do PDS permite uma reflexão sobre a sua execução, para avaliar a sua eficácia e eficiência. É definido, negociado e aprovado entre os diversos parceiros do Conselho Local de Ação de Évora (CLASE) e vigora por triénio.
Inclui 5 eixos estratégicos de atuação para a Rede Social de Évora: Eixo I| Cidadania; Eixo II | Trabalho em Rede; Eixo III | Envelhecimento Ativo: Eixo IV | Inclusão; e Eixo V| Formação e Emprego.
São objectivos gerais por eixo de intervenção: Eixo I| Cidadania - Fomentar a participação cidadã com uma perspetiva crítica e corresponsável, apostando na capacitação permanente e continua ao longo da vida e na prevenção como processo para a promoção dos direitos e deveres do cidadão.
Eixo II | Trabalho em Rede - Fomentar uma nova cultura de trabalho em rede, privilegiando a colaboração horizontal, multidisciplinar e multissectorial, entre organismos públicos e privados, a partilha de recursos e a parceria estratégica, assente num modelo de liderança colaborativa.
Eixo III | Envelhecimento Ativo - Promover a valorização do papel social do idoso, a sua qualidade de vida e o encontro intergeracional.
Eixo IV | Inclusão – Construir a igualdade de oportunidades, esbatendo assimetrias com especial enfoque nos grupos vulneráveis identificados.
Eixo V| Formação e Emprego - Apostar na capacitação e formação ao longo da vida para diferentes públicos, com vista à qualificação e ao contributo para o desenvolvimento de emprego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário