segunda-feira, 8 de abril de 2019

Praia da Tocha | O I TOCHA PLOGGING FOI UM SUCESSO!



O I TOCHA PLOGGING, realizado na Praia da Tocha no último sábado, dia 6 de Abril, saldou-se por um enorme sucesso, por todos reconhecido e muito apreciado.

Evento simples e inovador na nossa região e mesmo no país, com origens na Suécia há pouco mais de dois anos e com notável propagação em todo o mundo, combina a palavra “Plog” que na língua nórdica significa “apanhar do chão” com a conhecida palavra inglesa “jogging”, e que se traduz, na prática, em apanhar o lixo que se vai encontrando nos percursos feitos pelos praticantes de desporto, sobretudo as caminhadas e as corridas leves de manutenção.

A IPSS Progresso e Vida da Tocha tinha uma caminhada solidária pensada pelas respostas sociais da área infantil da Instituição e, ao tomar conhecimento deste inovador conceito, por sinal no seio de um convívio familiar de uma sua utente, D. Domi Costa Pereira, que aceitou simpaticamente ser Madrinha do mesmo, decidiu transformar essa caminhada no I TOCHA PLOGGING.

A ideia foi imediatamente acolhida pelas autarquias locais, Junta de Freguesia da Tocha e Câmara Municipal de Cantanhede que, juntamente com a Empresa Municipal INOVA, foram os parceiros Institucionais na realização do mesmo.

Também o tecido empresarial local, sensibilizado para a problemática ambiental dos lixos, reconheceu a importância desta ação e apoiou com entusiasmo o evento. Pudemos ver com muito agrado, as empresas Júlio Simões, Pelichos, Irmãos Helenos, Placocentro e as farmácias Elísio de Andrade, Oliveira Ribeiro e Salutis, não só patrocinar o Plogging, demonstrando uma elevada responsabilidade social, como também participarem pessoalmente nas caminhadas definidas pelos diferentes percursos e ajudando a recolher o lixo, sobretudo o plástico, que se ia encontrando pelo caminho.

No planeamento e organização da iniciativa, foi fulcral o apoio técnico, logístico e de mobilização, do Agrupamento de Escuteiros da Tocha, do Clube de Atletismo da Tocha, do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, dos Bombeiros Voluntários, dos Compartes, da Associação de Moradores da Praia da Tocha, entre outros.

O grande sucesso da iniciativa deve-se, sem dúvida, aos apoios atrás referidos, mas sobretudo a todos os participantes que, apesar da previsão de condições atmosféricas adversas, que felizmente aliviaram a meio da manhã, não se atemorizaram, e responderam corajosa e entusiasticamente à chamada, demonstrando uma generosidade notável, contribuindo solidariamente com os cinco euros de Inscrição para a Instituição e simultaneamente demonstrando uma preocupação ambiental e uma consciência cívica assinalável.

Foi gratificante verificar a participação ativa na recolha do lixo de diversas e representativas personalidades locais, nomeadamente a Presidente da Câmara Municipal Helena Teodósio, o Presidente da Junta de Freguesia Fernando Pais Alves, o Presidente da Empresa Municipal INOVA, Idalécio Oliveira, a Vereadora Célia Simões, o Diretor do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar Manuel Marques, entre outros, que, acompanhados pelo Presidente da Direção da Progresso e Vida, José Maia Gomes, tiveram ainda oportunidade de ser entrevistados sobre este acontecimento pelo Canal de Televisão que atualmente lidera as audiências a nível nacional e que dedicou largos espaços dos seus noticiários a dar a conhecer esta iniciativa, e fazendo-o em termos bastante elogiosos.

Para o grande sucesso deste I TOCHA PLOGGING, contribuiu também, em grande medida, o empenhamento, o envolvimento e o profissionalismo das funcionárias da Instituição, nomeadamente das suas chefias intermédias, onde é justo destacar o importante papel desempenhado pela Ana Maria e pela Ana Verdade, que foram designadas pela Direção, responsáveis pela liderança do processo.

Os cerca de 200 participantes recolheram mais de uma tonelada de lixo (1100kg), na sua maioria plástico indiferenciado, mas onde não faltou também os cotonetes, as palhinhas, as beatas dos cigarros, as tampinhas, os isqueiros, etc.….

A Empresa Municipal INOVA, responsável concelhia pela gestão dos resíduos sólidos e urbanos e limpezas das praias, aproveitou a ocasião para, através do Eng.º Francisco Henriques, sensibilizar todos os presentes para a recolha dos “suspeitos do costume”, referindo-se a estes pequenos lixos de plástico que povoam as areias da nossa praia, e lembrando que a mesma tem sido contemplada com a Bandeia Azul ao longo dos últimos 29 anos, sendo reconhecida como uma das melhores praias da região e do país, em termos de limpeza urbano e do seu areal.

Depois do enorme êxito desta primeira edição e aproveitando os ensinamentos recolhidos, é desejo da Progresso e Vida realizar no próximo ano de 2020 o II TOCHA PLOGGING, deixando ainda o desafio de que este conceito e este exemplo coletivo de cidadania possa ser replicado por todo o Concelho e por todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário