Níveis muito elevados de pólen no continente. Proteja-se! |
As concentrações de pólenes estarão com níveis muito elevados em Portugal continental e baixos na Madeira e nos Açores, segundo o boletim polínico para a semana de 3 a 9 de maio.
De acordo com as previsões da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) hoje divulgadas, os pólenes estarão em níveis muito elevados nas regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro, Entre Douro e Minho, Beira Litoral, Beira Interior, Lisboa e Setúbal, Alentejo e Algarve.
Nestas zonas predominam os pólenes de árvores como carvalho, pinheiro, bétula, oliveira, sobreiro e de ervas como urtiga, parietária, azeda, tanchagem, quenopódio e gramíneas.
Na Madeira, apesar dos níveis baixos, os pólenes em destaque são os das árvores pinheiro, plátano, cipreste e eucalipto e das ervas parietária, gramíneas e tanchagem.
Nos Açores, também com níveis baixos, predominarão os pólenes das ervas urtiga e parietária e das árvores pinheiro, carvalho e bétula.
A alergia ao pólen causa reações do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).
Recomendações gerais da SPAIC
O Boletim Polínico informa semanalmente sobre os níveis de pólenes existentes no ar, através da leitura de vários postos que fazem uma recolha contínua destas substâncias, em várias regiões do país.
Para saber mais, consulte:
Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica – http://www.spaic.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário