Pampilhosa da Serra recebeu, hoje, a designada ‘Ação Município’, dinamizada pelo projeto ClimAgir da CIM-RC, cujo objetivo passa por sensibilizar o público em geral para as consequências das alterações climáticas na Região de Coimbra e, em simultâneo, promover a floresta autóctone.
Para o efeito foi instalada uma tenda temática junto à Câmara Municipal, onde aos visitantes foram convidados a participar em atividades didáticas e interativas relacionadas com a adequação de comportamentos e combate às alterações climáticas. Ao longo da manhã foram ainda oferecidos sobreiros, na tentativa de alertar para a preservação da floresta autóctone, uma ação que contou com a presença do “Bolotas”, mascote que representa o projeto.
Para além desta iniciativa, nos dias 8, 9 e 10 de maio, o ‘Projeto ClimAgir’, dinamizou ações de comunicação e sensibilização junto dos alunos do ensino básico e secundário/profissional do concelho, que visaram o despertar para a adoção de boas práticas que permitam minimizar o impacto deste problema emergente.
Recorde-se que este projeto é uma das medidas específicas previstas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC), documento estruturante que contempla o conhecimento das especificidades setoriais e a avaliação da vulnerabilidade atual e futura às alterações climáticas, assim como a identificação, definição e priorização de medidas de adaptação específicas para o território da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
Flávio Neves Salgado
Nenhum comentário:
Postar um comentário