Dez hospitais vão beneficiar do investimentos nos próximos 3 anos. |
Dez hospitais vão beneficiar de investimentos de 91 milhões de euros (M€) nos próximos três anos, parte dos quais através de verbas provenientes de financiamento comunitário.
De acordo com o Programa de Investimentos na Área da Saúde (PIAS), aprovado em Conselho de Ministros e hoje publicado, pretende-se alavancar o investimento, a recuperação e a melhoria de infraestruturas e equipamentos do setor da saúde. Em simultâneo, é assegurada a melhoria da rede e a expansão da atual capacidade instalada do Serviço Nacional de Saúde (SNS), traduzindo um compromisso do Governo.
O PIAS é financiado por verbas do Orçamento de Estado (69,3 milhões de euros) e, sempre que aplicável, por fundos europeus (21,3 milhões de euros), repartidos por três anos (2019, 2020 e 2021).
Entre os investimentos previstos encontram-se a aquisição de aceleradores lineares para radioterapia, a requalificação de instalações e equipamentos e projetos com vista à eficiência energética. Caberá aos hospitais realizar as ações necessárias à concretização célere destes investimentos.
O PIAS é um programa que permitirá cumprir o objetivo de reforçar o investimento e a inovação tecnológica no SNS, prosseguindo a missão de prestação de cuidados de saúde de qualidade. Mantém-se em análise um conjunto de outros projetos de investimento.
Os hospitais que vão beneficiar do investimento, são:
Para saber mais, consulte:
- Plano de investimento nos hospitais – PDF- 615 Kb
-
Presidência do Conselho de MinistrosAprova o Programa de Investimentos na Área da Saúde e autoriza a respetiva despesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário