A edição deste ano da FATACIL contou com um total de 195 mil visitas, o que significa um aumento de cerca de 10% no número de visitantes e também de receita de bilheteira em relação a 2018.
Entre outras razões, para este aumento, refere a Câmara de Lagoa, em comunicado, contribuíram “a melhoria no estacionamento, a maior fluidez na aquisição de bilhetes, com um tempo médio de espera nunca superior a 8 minutos e um aumento da venda de bilhetes online na ordem dos 15%.”
O recorde de entradas foi conseguido no sábado, dia 24, com a atuação da fadista Mariza com a Orquestra Clássica do Sul, que levaram ao recinto perto de 30.000 visitantes.
O certame, que foi este ano inaugurado pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e que contou também com a presença do primeiro ministro, António Costa, no dia 23 de agosto, encerrou no passado dia 25 de agosto e, durante 10 dias, encheu Lagoa de música, cultura, tradição, juventude e muita animação.
Uma vez mais, os vinhos do Algarve estiveram em grande destaque, bem como o Espaço Amar a Terra, onde as mesas se mantiveram sempre cheias, revelando a curiosidade dos visitantes pela gastronomia, pelas tradições e pela cultura algarvia. A animação, garantida pela atuação de ranchos folclóricos de várias zonas do País, e as tertúlias e sessões de show cooking constituíram, outro dos aliciantes para o sucesso daquele espaço.
A autarquia salienta que “o público registou ainda uma grande afluência, e de forma quase permanente, no Setor Equestre, particularmente nos dias de atuação do “cabeça de cartaz”, Paco Martos, uma «estreia absoluta em Portugal» na FATACIL Equestre.”
Destaque ainda para o espaço do Artesanato, onde os artesãos trabalharam ao vivo, em atividades tradicionais, durante os 10 dias da Feira.
Outro dos atrativos da 40ª edição foi um cartaz orientado para a juventude, com a criação de uma Fun Zone e uma tenda eletrónica onde os destaques foram os vídeojogos, os simuladores e até conhecidos youtubers, como Tiagovski, Jéssica Pinho, Nuno Moura, Pedro Tim, JaimeDrake ou Shutdown, que estiveram disponíveis para conviver com os mais jovens.
De referir também as preocupações ambientais com a redução do plástico na Feira, através da campanha “Mais vale um copo na mão, do que uma dúzia no chão”, onde foram utilizados cerca de 50.000 copos recicláveis. Esta novidade levou a que os visitantes ajudassem o ambiente, e levassem consigo cerca de 20.000 copos recicláveis e reutilizáveis.
Esta foi, por todos estes motivos, segundo o presidente da Câmara de Lagoa, Luis Encarnação, “a melhor FATACIL de sempre, uma verdadeira mostra do melhor que o Algarve e o País têm para oferecer”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário