quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Portugal entre as melhores Marcas País do Mundo

Resultado de imagem para Portugal entre as melhores Marcas País do Mundo
Portugal está entre as melhores Marcas País da Europa e do Mundo, segundo o Bloom Consulting Country Brand Ranking © 2019/2020. No Turismo, subiu três posições até ao 7º lugar da tabela da Europa, a par de uma incrível ascensão de seis lugares até à 14ª posição mundial. Já em Negócios, Portugal ascendeu uma posição até ao 12º lugar na classificação europeia e cinco posições até ao 25º lugar da tabela mundial.
 O Bloom Consulting Country Brand Ranking © avalia o desempenho e a atratividade da marca de quase 200 países e territórios nas vertentes de Turismo e Investimento, no biénio 2019/2020. Estas novas edições foram apresentadas no dia 3 de setembro, no evento City Nation Place – América Latina e Caraíbas, em San José, na Costa Rica.
Consulte o ranking completo aqui.
O ciclo extremamente favorável que Portugal atravessa no que toca à atração de turistas é visível na estabilidade das receitas turísticas, no notável desempenho nas procuras online e na estratégia de marca nas redes sociais. Já em termos de investimento, teve uma notável prestação em todas as variáveis analisadas, com destaque para o aumento da procura online e dos valores médios de Investimento Direto Estrangeiro, bem como o elevado Rating CBS.
Mas o Bloom Consulting Country Brand Ranking © 2019/2020 não deixa margem para dúvidas: os Estados Unidos da América têm a Marca País mais forte do mundo em Turismo e em Investimento. Com receitas turísticas ímpares, valores históricos no World Bank Database e robustas pesquisas no Digital Demand – D2 ©, a hegemonia estadunidense ainda não encontrou um adversário à altura. No restante Top 10, foram cinco as Marcas País que conseguiram marcar presença em ambas as dimensões: Hong Kong, Reino Unido, Itália, França e Alemanha.
Depois de uma excecional prestação no anterior ranking de Turismo, a Ásia mostra-se agora em declínio, contando apenas com a ascensão surpresa de Hong Kong para o 2º lugar na tabela mundial e a brilhante subida do Japão para o 8º lugar. A Tailândia caiu inesperadamente para a 6ª posição, a China desceu seis posições para o 13º, Singapura quase abandonou o Top 15 e a Índia deslizou para o 18º lugar. Macau e Taiwan, respetivamente em 29º e 34º, foram as principais saídas do Top 25 global, contribuindo assim para a tendência negativa da Ásia.
Já a Europa viu destinos tradicionais como França e Alemanha perderem terreno, embora ainda dentro do Top 10 mundial, sendo ultrapassados pela Itália, que se instalou na 7ª posição. Apesar do Brexit, o Reino Unido prepara-se para reclamar um lugar no pódio, agora que alcançou um brilhante 4º lugar. Espanha, por sua vez, segurou a 3ª posição. Portugal e Croácia que ganham relevo internacional no Top 25, com muito mérito da sua estratégia de marca.
No que diz respeito à América, o México quase figurou no Top 10, subindo cinco posições até ao 11º lugar, embora apenas os Estados Unidos façam parte da lista vencedora. O Canadá perdeu terreno e abandonou o Top 15 para o 16º lugar. Apesar de não constar do Top 25 global, a Costa Rica ascendeu quatro patamares no ranking americano e passou a ser a 5ª marca mais influente no Turismo, ultrapassando o Peru. Contudo, a América Latina teve desempenhos mistos devido às quedas da Argentina, do Chile, do Uruguai e da Venezuela.
Por outro lado, a Oceania viu a Austrália segurar a 5ª posição mundial e a Nova Zelândia subiu seis posições até ao 25º lugar, pela primeira vez na história do Bloom Consulting Country Brand Ranking ©.
O Egito representa o grande regresso em África, seguido da África do Sul, que perdeu a liderança no continente.
Na edição de Negócios, o destaque vai para a Índia, que passou a ser vice-campeã da Ásia, e subiu cinco posições até ao 4º lugar mundial, estando agora à frente do Brasil, Hong Kong, França e Austrália.
Na Ásia, a China, que desceu bastante no Turismo, ascendeu ao 3º lugar em investimento e, em sentido contrário, Hong Kong, o vice-campeão do Turismo, decresceu cinco posições até ao 10º lugar. Singapura deixou o Top 10 e a Tailândia deu uma forte queda até ao 21º lugar, embora a Indonésia e a Malásia estejam a recuperar na classificação global, posicionando-se atualmente em 18º e 22º.
França e Alemanha tiveram uma boa prestação: o primeiro país ascendeu ao 6º lugar e o segundo conseguiu entrar no Top 10 mundial. O Reino Unido manteve o seu sólido 2º lugar. A Europa também viu a Holanda e a Irlanda seguirem em frente para o 12º e 13º lugares. Todavia, foi a Suíça que registou a melhor subida, de 13 posições até ao 20º. Portugal merece uma menção especial por ter conseguido figurar no Top 25 global, pela primeira vez no Bloom Consulting Country Brand Ranking.
A par dos Estados Unidos, o Brasil e o Canadá representam a América no Top 10 mundial, em 5º e 8º lugares, embora ambos não estejam a passar por uma boa fase em termos de captação de investimento estrangeiro. O México e a Colômbia marcam igualmente presença no Top 25, em 16º e 23º. O Panamá conseguiu entrar no Top 10 americano e o Equador alcançou o 15º lugar no mesmo ranking. Quase todas as nações das Caraíbas conseguiram melhorar o seu desempenho, com as Ilhas Caimão a serem as mais bem posicionadas regionalmente em 12º.
A Austrália manteve o seu 7º lugar global, mas ao contrário do ranking de Turismo, a Nova Zelândia não consta das 25 melhores marcas do mundo, estando agora em 42º. Não obstante, estes dois países lideram a Oceânia, em 1º e 2º lugar, respetivamente.
África manteve a África do Sul e a Nigéria na liderança do continente, mas não foi capaz de os guiar para além das 36º e 38º posições globais. Apesar do Egito ser uma Marca País forte em Turismo, apenas alcançou o 3º lugar no ranking de Negócios regional, ultrapassando Marrocos. No entanto, a Etiópia é o nome a decorar nesta edição de investimento devido à sua ascensão até ao 7º lugar, podendo ser a próxima Marca País emergente no continente e no mundo.

Metodologia

Bloom Consulting Country Brand Ranking © é um estudo bianual desenvolvido pela Bloom Consulting, baseado num algoritmo proprietário, que combina quatro variáveis chave para analisar o sucesso de Marcas de Países e Territórios, bem como a sua prestação nos últimos cinco anos. As variáveis do ranking têm em consideração o desempenho económico, as pesquisas proativas nos motores de busca (medidas pela ferramenta Digital Demand – D2 ©), a sua prestação online (redes sociais e websites) e, ainda, o seu desempenho digital, de modo a apresentar uma avaliação de marca precisa e objetiva.
Os resultados do Bloom Consulting Country Brand Ranking© não só medem as perceções e o apelo de uma Marca País nas dimensões de Turismo e de Negócios, como também classifica o desempenho da Marca País de uma forma tangível e realista. A edição 2019/2020 inclui 198 Marcas País únicas no ranking do Turismo e 194 no Investimento.

Sobre a Bloom Consulting

Fundada em 2003, a Bloom Consulting é uma consultora especializada no desenvolvimento e avaliação de estratégias para governos locais, regionais e nacionais em todo o mundo e colabora com Presidências, Governos e Municípios, bem como Agências de Turismo e de Investimento. A Bloom Consulting trabalha na área de Place Branding, Country Branding e City Branding e conta com mais de 70 clientes nos cinco continentes, incluindo Suécia, Costa Rica, Seicheles, Israel e Austrália. Para além disso, a Bloom Consulting é um parceiro oficial do World Economic Forum, fornecendo dados para o seu Travel and Tourism and Competitiveness Report.

Nenhum comentário:

Postar um comentário