segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Incentivo à Natalidade do Município de Cantanhede assinalado em encontro das famílias beneficiárias


A partir de 1 de janeiro de 2015, o Município de Cantanhede atribuiu o subsídio de Incentivo à Natalidade a 653 crianças nascidas desde a primeira edição deste programa, cujo 5.º aniversário foi assinalado em 15 de dezembro com 3 momentos musicais dedicados às famílias com bebés e crianças que usufruíram desta política municipal. 

Promovido pela autarquia, o encontro decorreu no salão do Rancho Regional “Os Esticadinhos de Cantanhede” com ações especialmente concebidas para o efeito, incluindo duas sessões de concerto para bebés e um espetáculo infantil que fizeram as delícias da pequenada. Presentes no local estiveram a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, e a vereadora com o pelouro da Solidariedade, Ação Social e Saúde, Célia Simões, tendo na ocasião sido assinalado o comprometimento do executivo camarário em dar continuidade à medida de política social de Incentivo à Natalidade, traduzido na atribuição de um subsídio até 500 euros às famílias com bebés nascidos no concelho. Trata-se de um apoio que se concretiza segundo um modelo de reembolso de despesas efetuadas na área do concelho de Cantanhede através da aquisição de bens e/ou serviços que contribuam para o bem-estar das crianças. 
O Incentivo à Natalidade pode ser requerido através de impresso próprio, o qual deve dar cumprimento aos requisitos constantes no Regulamento que se encontra disponível no site da Câmara Municipal de Cantanhede. 

A condição de beneficiário deste apoio da autarquia é reconhecida aos agregados familiares residentes no concelho e que cumpram determinados requisitos, designadamente que o requerente esteja recenseado no concelho e que o bebé resida efetivamente com o requisitante, entre outros. 

Além do Incentivo à Natalidade, o Município de Cantanhede tem em vigor outras políticas favoráveis às famílias, designadamente o IMI Familiar, medida que corresponde a um decréscimo de 20 euros para os agregados familiares com um dependente, 40 euros para os que têm dois dependentes e 70 euros para os que têm três ou mais dependentes a seu cargo. 

Recorde-se também que Cantanhede é o único Município do distrito de Coimbra que desde há 11 anos consecutivos é distinguido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis com o prémio “Autarquia + Familiarmente Responsável”, galardão que reconhece a adoção de boas práticas municipais no âmbito da política da família e a implementação de medidas facilitadoras da conciliação da vida familiar, pessoal e profissional dos residentes no concelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário