segunda-feira, 1 de julho de 2019

Aveiro | Comboio Histórico regressou à Linha do Vouga


A primeira viagem deste ano, que contou com a presença do Dr. Carlos Nogueira, Presidente da CP e da Fundação do Museu Nacional Ferroviário, teve lotação esgotada e decorreu num ambiente festivo, que se alastrou às muitas pessoas que junto à linha viram passar o comboio. 

O Vouguinha, como é conhecido este comboio, tem uma antiga locomotiva diesel de 1964, que puxa três carruagens de madeira dos primeiros anos do século XX. 

A recuperação das três carruagens, que estavam desativadas há décadas, e são datadas das primeiras décadas do século XX, foi feita pela EMEF – Empresa de Manutenção e Equipamento Ferroviário do Grupo CP. Uma das carruagens, de 1908, foi fabricada na Bélgica, outra na Alemanha, em 1925, e a terceira foi construída em Portugal, no ano de 1923, pelos então Caminhos de Ferro do Estado, nas oficinas do Porto.

No final da viagem, o Presidente da Câmara, Jorge Almeida, referiu: “A viagem correu muito bem, a festa entre as pessoas a bordo e todo o entusiasmo ao longo da linha, com pessoas a sair de casa para ver a passagem do comboio, demonstra que as pessoas têm um carinho muito especial pelo Comboio Histórico. Este ano vamos também ter o comboio a vapor, que já se encontra em Sernada do Vouga, e estamos a trabalhar com a CP para que possam ser encontradas as condições de segurança ideais que permitam a sua circulação”. 

Após a recriação histórica efetuada no Núcleo Museológico, foi apresentado ao público um projeto arquitetónico de reabilitação e ampliação deste mesmo espaço. Sobre este projeto, o edil aguedense disse: “Este espaço tem um espólio fabuloso, a possibilidade de o dotar com uma nova infraestrutura, em parceria com a CP e a Junta de Freguesia e a Autarquia, visa proporcionar melhores condições para o material aqui existente e também para os inúmeros visitantes que todos os anos aqui se deslocam. Este projeto, que estava idealizado já há alguns anos, pretende também envolver as instalações existentes em Sernada do Vouga. Penso que esta região tem aqui qualquer coisa de único que nos diferencia e temos de desenvolver e potenciar estas infraestruturas.” 

A viagem vai repetir-se todos os sábados, até 12 de Outubro. O passeio inclui um programa de animação a bordo, com um grupo de cantares tradicionais, e degustação de produtos regionais, como miniaturas de pastéis de Águeda e o espumante da Bairrada. Será também possível admirar magníficas paisagens numa inesquecível viagem ao passado, com visita ao Museu Ferroviário e às ruas coloridas de Águeda. 

Os bilhetes de ingresso são vendidos no sistema de bilhética da CP, em todo o País e pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário